Eu comprei um controle da 8BitDo, o Pro 2, e fiquei surpreso como ele funciona 100%. Esse controle tem quatro modos: S (Switch), A (Apple), D (Direct Input) e X (Xinput). Todos esses modos funcionam 100% sem software adicional e eu já sabia que não precisaria do Ultimate Software, que é o programa usado para configurar o controle, já que tem uma versão dele para Android que nem precisa estar pareado com o celular para usar (MAGIA NEGRA!! ).
A princípio, o modo A seria para funcionar nos dispositivos da Apple, já que o iPhone e iMac não tinham suporte muito bom a Direct Input na época e muito menos a Xinput. Mas hoje em dia não é o caso, então esse modo foi descontinuado pela 8BitDo. Nem aparece no guia oficial. Mas como esse modo praticamente faz o controle se comportar como um DualShock 4, eu sabia que poderia fazer uso dele de alguma forma, afinal ele continua funcionando.
Então eu também comprei o 8BitDo USB Adapter 2, que é o Receiver que a 8bitdo lançou para ter input delay mínimo com qualquer controle que usa Bluetooth, incluindo esse aqui. O dispositivo funciona bem mas esse também precisa ser configurado com o Ultimate Software, que não funciona no Wine! Anteriormente eu tinha um dualboot com o Windows 11 para casos como esse mas recentemente eu tive que trocar o HD porque estava falhando. A única partição que não clonei para o HD novo foi a do Windows, já que quase não usava. Mas agora não consigo mais configurar o adaptador! Ele continua funcionando mas a configuração está presa ao que estava.
Quando eu abro o Ultimate Software, ele parece que vai funcionar. Mas depois que eu conecto o adaptador, ele dá um crash. Será que existe algum driver específico do Windows que ele precisa e dá crash no Wine por não existir?
O estado de qualquer coisa envolvendo USB no Wine é lamentável, é algo que anda a passos de tartaruga desde que o projeto foi criado.
Antes de criar um dual boot, se esse for o único motivo de ter Windows, recomendo dar uma olhada em VMs com pass-through de USB, ou ver se o Ultimate Software de Android consegue quebrar o galho se você comprar um adaptador tipo C → tipo A.
Se não tem o número 2 no adaptador não é.
Sobre a configuração que eu queria fazer, eu percebi que o modo A ainda funciona muito bem, mesmo que reconhecendo como DualShock 4, ele é convertido de volta para Xbox ou Switch. Eu queria alterar a ordem dos botões, já que esse modo não é mais suportado, mas o USB Adapter 2 consegue ainda fazer essas mudanças por achar que é um DS4 mesmo.
Eu vi bugs muito bizarros quando rodando essas versões modificadas do Windows em Pendrive. Hoje em dia o Windows mesmo tem requisitos de armazenamento minimos para instalar em um simples pendrive e não quero chegar a esse ponto, até porque não tenho nenhum pendrive que posso dispor para isso.
Vale a pena conversar com um amigo ou parente que tenha windows pra fazer o procedimento. Aproveita e aumente seus laços afetivos, resolvendo problemas juntamente com os entes queridos.
Já tentou da forma mais simples que é fazer um VM com o VirtualBox para realizar a configuração? Quando tinha um Turtle eu atualizava o firmware dele dessa forma para não depender do Wine. Se não me falha a memória, é só você instalar o VirtualBox, adicionar o seu usuário ao grupo “vboxusers”, reiniciar o seu computador e depois, com o controle plugado, adicionar ele no USB do VirtualBox. Aí só fazer a instalação do Windows e pronto, ele reconhece.
Eu não costumo recomendar atualização de firmware por VM, pois pode ser que durante o processo haja desconexão do dispositivo do hospedeiro, volte pro host, e perca o processo. Então é meio loteria. Mas se for só para mudar alguma configuração pode funcionar muito bem por VM.
O 8BitDo Pro 2 tem quatro modos de funcionamento. O Switch dele na traseira tem quatro posições: S, A, D e X nessa ordem. S é para o Nintendo Switch. A é para Apple, que foi como a 8BitDo conseguiu fazer com o que o controle funcionasse nos dispositivos da Apple na época até ter suporte oficial. D é Direct Input e X é XInput. O modo “A” simplesmente faz com que o controle seja reconhecido como um DualShock 4.