Na hora de criar um site, não tem motivo para fazer tudo do zero. Por esses 8 motivos, você deveria considerar utilizar o WordPress!
Quando eu fui criar o meu blog, não consegui me adaptar com o WordPress. Hoje eu estou usando o Ghost CMS e tem sido bem legal a experiência.
A única coisa que me incomoda nele é o fato da interface estar em Inglês.
O WordPress é o CMS mais famoso que eu conheço, faço o seu uso já fazem uns 10 anos ou mais. Já utilizei as versões gratuitas (atualmente uso esta) e também já explorei o software localmente, rodando com Xampp na máquina. Eu sempre lia comentários e posts a respeito da supremacia do WP em relação ao Blogger, Drupal, Plone, etc., sendo que na maioria dos comparativos o WP sempre levava a melhor pelo fato de ser mais profissional, quem já usava WordPress nos idos de 2011/2012 tinha seu trabalho visto com mais credibilidade, verdade seja dita. Não vejo a hora de lançar meu site na web sob gerenciamento interno com WP; só não fiz isto ainda porque ainda fico muito cabreiro sobre qual plataforma de hospedagem de sites é a que mais se adequa ao meu projeto. O WordPress é um gerenciador de conteúdo que tenho profundo respeito e admiração, recomendo!
Há uns 15 anos, montei um servidor LAMP local, para “ver” como era, como funcionava etc. – e criei vários sites ou blogs usando CMS oferecidos pela “hospedagem paga” – Drupal, WordPress, Joomla, phpBB, MediaWiki etc., para explorar as possibilidades.
O Drupal já oferecia um mundo de recursos, e rapidamente transformei o site em “portal”, com blog, clipping, “bibliografia”, e várias outras seções. – Chegou a ter um bom movimento.
Com o WordPress, criei um blog bem mais simples – “responsivo”, novidade na época – e também chegou a ter um bom movimento.
Cometi alguns erros no Drupal – até que o tráfego dos robots assustou o serviço de hospedagem, que resolveu bloquear todos os meus sites (e não só o do Drupal, único a causar excesso de tráfego de robots), e se recusou a dar 1 única dica. – “Peça ajuda à sua equipe técnica”.
(Também não permitia abrir contas separadas. – Não permitia, sequer, mudar o email inicial!)
Minha receita não era tanta, que compensasse contratar uma “equipe técnica” (rs) – e meu tempo era pouco, para pesquisa, redação, produção de imagens, mapas, tabelas, SEO, divulgação etc. – Retirei de lá todos os sites, exceto 1, com redirecionamento para não perder ranking no Google.
Apagado o incêndio mais imediato, avaliei a situação, e concluí que não me interessava dispersar tempo e trabalho, para me tornar um “técnico” cada vez mais especializado em assuntos profundos. – Já bastavam o tempo e o trabalho que o Google me obriga a gastar com suas alterações frequentes, mês após mês, ano após ano. (No fundo, eu trabalhava para ele!) – Meu trabalho era outro, totalmente fora de TI.
Aí, entra um outro tipo de consideração: – Os CMS “prontos”, como o Blogger e o WordPress “gratuito” – onde você produz e publica, sem se preocupar com as complexidades tecnológicas.
São limitados, têm poucos recursos – mas lhe permitem “a tranquilidade dos leigos em TI”.