7 distribuições Linux minimalistas com Openbox

Openbox é um gerenciador de janelas configurável e disponível para Linux, tornando-o adequado para qualquer desktop. Os ambientes de desktop LXDE e LXQT são construídos em torno deste desktop.

Embora possa instalá-lo em quase qualquer distribuição Linux, configurá-lo leva tempo e esforço. Uma saída mais fácil é usar uma distro que o forneça pronto para uso.

1. Archcraft

Esta é uma das opções interessantes se você quiser colocar as mãos no gerenciador de janelas Openbox. O Openbox é o desktop padrão para a distribuição, então você pode esperar que seja ótimo, diferente de outras distribuições.

Ele fornece um ambiente mínimo e leve, pois pode ser executado em 500 MB sem comprometer a aparência. Os elementos da interface do usuário são coesos.

Você pode alternar temas com apenas um clique. Ele também fornece Windows como UI, se você gosta disso.

Para usuários avançados, ele possui suporte integrado para AUR e Chaotic-AUR. Ao contrário de qualquer outra distribuição, ela oferece a melhor experiência pronta para uso.

2. Arcolinux

Deve ser uma excelente distribuição para o seu desktop Linux se você quiser aprender Arch (o principal motivo do projeto Arcolinux).

É um dos muitos sabores do projeto ArcolinuxB. Pode-se esperar uma ligeira curva de aprendizado e arestas.

Você não verá elementos de interface do usuário coesos como Archcraft aqui e pode precisar de alguns ajustes para obter uma boa experiência.

3. AV Linux

O AV Linux MX Edition é baseado no MX Linux, mas com Openbox como gerenciador de janelas.

Ele usa o Kernel Liquorix de alto desempenho e fornece áudio de baixa latência, desejado pelos audiófilos. Ele também tem suporte para Windows Audio via Wine-staging.

Você pode tentar isso se for um profissional de áudio e um usuário do Linux. Pode parecer inchado para alguns usuários, pois vem com muitos aplicativos pré-instalados.

4. Bunsenlabs

O BunsenLabs Linux é uma distribuição baseada no Debian que oferece um desktop Openbox leve e facilmente personalizável. O projeto é um fork do CrunchBang Linux .

Ainda é baseado no Debian 10, então você obterá as versões mais antigas de aplicativos em repositórios. No entanto, ele tem uma boa experiência fora da caixa devido à inclusão de hardware e suporte multimídia, ao contrário do Debian.

Possui uma interface tão coesa quanto o Archcraft e também oferece uma grande variedade de configurações conky.

5. Crunchbang++

Como o nome sugere, é um fork que tenta ficar o mais próximo possível do original. Para quem não sabe, Crunchbang era uma distribuição Openbox popular descontinuada há quase uma década.

Crunchbang++ é mínimo e leve. Isso pode deixar alguns usuários nostálgicos. Ele é baseado no Debian 11, que pode fornecer pacotes mais novos em comparação com o Bunsenlabs.

6. Mabox

Mabox Linux é uma distribuição moderna baseada em Manjaro que se concentra em customização ou ricing.

É mínimo e rápido devido ao uso de componentes leves. Você também obtém software mais recente devido ao lançamento contínuo.

Alguns dos recursos exclusivos desta distro são Colorizer (altera as cores de destaque de acordo com o papel de parede), Quicktiling (para janelas lado a lado facilmente) e menus / painéis personalizáveis. Essa personalização pode intimidar alguns minimalistas.

7. Sparky

Sparky Linux é uma distribuição Linux baseada em Debian que também fornece Openbox como um desktop alternativo.

Possui uma edição com Debian Testing, que pode ser útil para usuários que precisam de aplicativos mais novos. Ele está focado em fornecer experiência pronta para o Debian e mantém a personalização para os usuários. Assim, você pode não ver tanto colírio para os olhos aqui.

FONTE: aqui

4 curtidas

Vale dizer que a nova edição do Bunsenlabs, com base no Debian 11, já está disponível para uso. Só não foi lançada oficialmente, mas os desenvolvedores já dizem que a atual ISO “beta” é, na prática, a versão para lançamento.

1 curtida

o raspberry pi os devia ter uma opção de usar openbox mas da para configurar no raspberry pi os lite