O GNOME 43 deve ser lançado em setembro de 2022, com a versão beta disponível para teste. No geral, é focado na melhora da usabilidade e experiência do usuário, concentrando-se nas alterações visuais/interativas.
1. Reforma de configurações rápidas
O menu da área de trabalho, onde se ajusta o volume, acessa conexões de rede e liga/desliga o computador, finalmente recebe uma atualização visual, com mais uma barra de alternância que deve melhorar a experiência do usuário enquanto reduz alguns cliques extras.
Também não é preciso acessar as configurações para ativar o modo escuro e a luz noturna. Selecionar uma rede Wi-Fi e alterar o dispositivo de áudio estão mais fáceis do que nunca.
2. Alterações no Nautilus
Há algumas coisas que vale a pena repetir. Alguns deles incluem:
- Visual renovado com GTK 4.
- Capacidade de arrastar e selecionar arquivos (seleção de elástico).
- Vista adaptável com uma janela compacta.
- Novo menu de contexto do documento.
No geral, com o GNOME 43, você enviará vários ajustes visuais para o Nautilus File Manager com melhorias sutis de animação.
Você pode clicar em todas as opções, acessar as propriedades de um diretório e fazer mais ações desse tipo para explorar as diferenças. Deve ser mais intuitivo.
3. Informações de segurança do dispositivo
O Gnome exibirá um aviso de inicialização segura se você desativar o EFI. O menu de configuração tem uma nova opção " Device Security ", onde se obtém o status Secure Boot junto com outras informações essenciais como:
- TPM
- Intel BootGuard
- Proteção IOMMU
4. GNOME Web com suporte a extensões
O suporte a WebExtensions no Gnome web ainda é experimental e serão instaladas manualmente baixando arquivos .xpi disponíveis no portal do Mozilla Firefox.
5. Melhorias no software Gnome
O Gnome software não é a melhor experiência que existe. Embora tenha melhorado ainda há espaço para melhorias. Na versão 43, você fica sabendo mais sobre as permissões exigidas pelos aplicativos Flatpak e obtém uma seção para encontrar outros aplicativos do mesmo desenvolvedor.
Além disso, há ajustes visuais sutis na forma como as fontes de pacotes são exibidas.
Bônus: Novos papéis de parede
Você obtém novos papéis de parede padrão, com suas variantes escuras e claras. Além dos principais destaques, algumas outras mudanças incluem:
- Atualizações do tema do ícone Adwaita.
- Melhorias de desempenho para aplicativos GNOME.
- Várias limpezas de código.
- Refinamentos no calendário.
- Janela “Sobre” renovada.
Para obter detalhes técnicos completos, você pode consultar o changelog do GNOME 43 beta .
FONTE: aqui