4 dos melhores emuladores Android para Linux

4 dos melhores emuladores Android para Linux - Diolinux

Boas opções de emuladores Android sempre são bem-vindas e no artigo de hoje, vamos falar sobre 4 soluções para você utilizar aplicativos Android no Linux.

5 curtidas

Tá aí um ponto fraco da plataforma, quem dera tivéssemos algo parecido como o Bluestacks.

1 curtida

Waydroid também é uma opção, semelhante ao Anbox.

Link para mais informações.

5 curtidas

Nao entendo como distribuições Linux não rodam nativamente o Android (que é uma distribuição Linux também).

1 curtida

Porquê Linux não é um sistema operacional, apenas um Kernel. Cada distribuição escolhe o que coloca como dependência para seu sistema, qual o gerenciador de pacotes e por ai vai. É a mesma coisa que falar “Eu não entendo como minha bicicleta não é uma moto. Elas tem duas rodas e um guidão”.

5 curtidas

Esse projeto é bem bacana.
Está amadurecendo rapidamente.
Tempos atrás fiz uma live na twitch usando ele e jogando para ver a responsividade e tal, ficou bem de boas e eu estava rodando ele dentro de uma vm Ubuntu.

1 curtida

O Android tem uma stack de software, utilitários, bibliotecas e dependências que apesar de serem open source são bem diferentes das usadas por distros desktop/server, um exemplo é que ao invés de usar o core unix-like do GNU, no Android é usado o Toybox, que é uma reimplementação em BSD do BusyBox.

Mesmo assim, apesar de difícil, é tecnicamente possível rodar Android no Linux Desktop sem emulação, o maior problema mesmo que impede tudo isso é que o Android e tudo nele foram desenvolvidos para rodar em arquitetura ARM, e não i386/amd64. O Anbox faz justamente isso, traz essa camada de compatibilidade x64/ARM juntos com esses utilitários para sua distribuição Linux desktop, sendo quase um “Wine para Android”.

É por isso que o Chrome OS, sendo uma distribuição Linux desktop “quase” padrão (Gentoo), adaptada para ARM, consegue rodar Apps Android sem muitos problemas ou gambiarras.

Show!
Muito boa explicação.
Fiz um vídeo dentre uma série que apresenta essas vertentes.
Inclusive prevê cenários de negócios que hoje estão tornando realidade pelos upstreams.
Creio que pode ajudar a ilustrar o que foi dito em sua explicação também.

Para uma imersão no assunto recomendo a playlist que trata sobre o por que estamos vivendo um compatiblização e interoperabilidade de plataformas:

** a imagem de capa é a mesma porque corresponde ao 5º vídeo da série.

2 curtidas

queria pode usar o bluestacks pra joga lol de celular, pq ate agora não achei nem um emulador no linux pra pode fazer isso.

ate agora so consegui usar o Genymotion no linux, nem um outro deu certo.

Tentei o Anbox uma vez mas sem sucesso. Uma implementação dele junto ao kernel falhou e não foi possível rodar. Por falta de tempo não consegui achar solução. O Genymotion não é pago? Na opção Pricing tem o preço da versão desktop. Lembro que existia uma versão gratuita mas nunca mais encontrei, voltaram a colocar? O android_x86 não é uma solução integrada, precisa bootar com ele (em uma vm de repente), mas não animei. Por aqui uso scrcpy, tem me atendido bem, especialmente pela integração de algumas coisas com o SO

Ele tem uma versão para uso pessoal que fica com marca da agua

Interessante!! você tem o link dessa versão. Eu entrei lá e parece que a que fica divulgada é a desktop certo? Você faz parte da equipe do canal? Ofereci pra ajudar uma vez mas nem respondido fui, curto demais o Linux, fui ativo da VivaoLinux muito tempo… Agora as coisas apertaram um pouco aqui mas pretendo voltar. Pena que a comunidade Dio é muito fechada, mas o que vocês fazem é muito importante, sempre vejo os vídeos

Opa, esse é o link do genymotion que está no vídeo do Dio, basta fazer login e baixar a versão para uso pessoal!

O Anbox “abertão” infelizmente possui uma série de desvantagens frente a você rodar por exemplo uma Vm completa de android x86 based. A questão que o Anbox bem servido possui a melhor versão em um serviço que a Canonical oferece. Ela tem uma infra de cloud Anbox. Ai sim os recursos mais recentes e bem gerenciáveis são otimizados e possuem melhores funcionalidades.

2 curtidas

Como falado acima, você tem android em versões de compatibilidade usando kernel x86 para rodar em computador dessa arquitetura. Ao inves de buscar um emulador o que vai te atender bem é rodar numa VM um sistema completo android de base x86 e se conseguir fazer um passthrought de gpu. Agora, importante saber se há versões do jogo em x86 também para performar ainda melhor caso contrário ai terá que usar mais uma camada de interpretação de arm pra rodar o jogo via x86 numa VM que vai degradando performance. Se tiver um computador encostado que tenha uns 4Gb de RAM e um processador i3, por exemplo, instala o sistema nativamente no computador e manda bala que a performance vai ser bem top.

1 curtida

tem como fazer no virtualbox passthrought da gpu?, pq deve ser massa usar a gpu la, ia da e pra instalar o windows e eu pode joga lol sem o trava trava que fica no linux.

Acredito que só em kvm qemu e configurações avançadas.