O Linux é geralmente considerado um sistema operacional amigável à privacidade, sem a espionagem que associamos à Microsoft e até mesmo à Apple. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu anonimato; aqui estão quatro dicas que eu uso para aumentar a privacidade no meu laptop Linux.
Bloqueio de tela de configuração
Primeiro de tudo, você precisa configurar o bloqueio de tela. Esta é uma maneira eficaz de impedir que as pessoas acessem seu computador enquanto você se afasta e precisa absolutamente se você usar seu laptop em um espaço público. Deixar-se despreou ser um convite para qualquer pessoa próxima para acessá-lo e vislumbrar sua vida privada.
Instalar uma VPN
Outro passo importante para tornar seu laptop Linux mais privado é instalar uma rede privada virtual, mais conhecida como VPN. Esses programas úteis redirecionam sua conexão ao mesmo tempo em que os criptografam em um túnel chamado VPN. O resultado é que você pode fazer parecer que você está navegando de qualquer lugar, além de tornar muito mais difícil para rastreá-lo.
Mudar para um servidor DNS privado
Se você está preocupado principalmente com a espionagem por seu provedor de serviços de internet (ISP) e você só quer ter certeza de que eles não vêem o que você está fazendo, você também pode mudar para DNS privado.
Usar um navegador de privacidade
A maioria das distribuições Linux vem com o Firefox instalado, o que significa que você tem um dos melhores navegadores prontos para uso. As alternativas incluem o Brave e o navegador Mullvad, que oferecem uma privacidade muito melhor.
Usar um laptop Linux é muito mais privado do que qualquer um de seus concorrentes; usar essas quatro dicas deve ajudá-lo a ficar ainda mais fora do radar da Big Tech e de seus corretores de dados.
Fonte: howtogeek