3 maneiras para formatar pendrive no Ubuntu Linux

Formatar pendrive é algo que fazemos recorrentemente e saber algumas formas extras de realizar esta operação no Ubuntu Linux é sempre útil, venha saber mais.

4 curtidas

Linux Mint, MX Linux e Linux Lite (este, na versão mais recente, a 5.8) oferecem um aplicativo exclusivo para formatação de pendrive. Seguro e rápido.

O Linux Lite passou a vir com o mesmo programa usado no Mint.

3 curtidas

Tutorial bem completo. Eu teria colocado como primeira opção o uso da ferramenta Discos (gnome-disks) por ser bastante simples. O Gparted seria mais pra resolver algo mais complexo com partições. E por ultimo em alguns sistemas basta clicar com o botão direito do mouse em cima do pendrive montado que vai aparecer a opção pra formatar.

1 curtida

Também acho esse método no Mint melhor e mais prático que conheço.

2 curtidas

KSKSK eu não uso gnome a um tempinho, mas olhando esse tutorial já senti a falta de um simples botão no gerenciador de arquivos para formata kkkk igual tem em outras distros e no Windows, são vários passos desnecessários na minha opinião.
Mas o post foi ótimo, ele fico bem completo.

2 curtidas

Mas acho q o gnome tem a função de formatar pelo gerenciador de arquivos.

1 curtida

Ah show, eu estranhei por não está no post, mas se tiver essa função no Nautilus já acho que ela deveria entra na primeira da lista, acho que seria mais interessante e logo abaixo o restante como extra.

Passo a passo para formatar um drive no Linux usando criptografia forte. – Elias Praciano

Na verdade, tem mesmo, acredito que seria melhor começa com essa maneira, imagino um usuário novo que abra esse post e passe despercebido por essa opção de formatação e fique pensando que não tem algo mais simples

1 curtida

É porq nem todas as distros usam o Nautilus.

1 curtida

De qualquer forma esta opção foi adicionada ao post, principalmente por se tratar de um post focado no Ubuntu. :slight_smile:

1 curtida

O MATE 1.26 ja ta vindo com a opção de formatar no caja mesmo, com certeza a proxima LTS do Ubuntu MATE ou Linux Mint Mate ja vão ter tbm

1 curtida

A opção de instalar o MATE 1.26 está implementada para o LTS 20.04. Via PPA.

1 curtida