3 em 1: Como alterar uso de swap? Como diminuir tamanho alocado da Zram? como reutilizar partição em desuso aloca para swap?
Primeiro venho desejar um feliz ano novo a todos.
Amigos, eu tenho esses 3 problemas a resolver e necessito da ajuda de vocês, o primeiro é o mais estranho e que entrarei em mais detalhes. Vamos lá:
OBS: O sistema operacional que estou usando é o Pop-OS 22.04
1: Como alterar prioridade/uso da memória de paginação/swap/zram?
Eu fiz a alteração para começar a usar swap quando a memória ram chegar em 90% de uso, entretanto, quando a memória ram chega em 60% já começa a usar swap. Eu realizei a alteração descrita abaixo em ambos os arquivos /etc/sysctl.d/99-sysctl.conf e em /etc/sysctl.conf e essa alterações não entram em vigor. Executando o comando cat /proc/sys/vm/swappiness, seu retorno é 180.

2: Como diminuir o tamanho alocado para zram?
O Pop-OS está alocando 12gb do meu ssd para zram, eu gostaria de mudar para talvez 4gb ou no máximo 8gb? eu gostária de saber o quanto vcs recomendam e como dominuir de 12gb para o melhor valor aceitável?
3: Como reutilizar partição em desuso aloca para swap?
Quando eu instalei o Pop-Os eu não sabia que ele reservava automaticamente uma parte do disco para zram e me baseando no Ubuntu que eu já usava anteriormente eu aloquei na fase de instalação 4gb para swap (esses 4gb estão em desuso). Eu gostaria de saber como faço para deletar essa partição de 4gbs e realocar a partição principal para usa-lá(sé é que é possível fazer isso)?
Espero não ter sido muito confuso, desde já sou grato pela ajuda.
Respondendo à questão #3:
Desmonta e deleta a partição de swap, no teu caso é a /dev/sda4. Inicia algum sistema que tenha modo live, tipo o próprio Pop ou o Ubuntu, Mint etc. e expande a partição 3 que é onde está o teu / .
Precisa ser outro sistema porque o Pop que está instalado está com a unidade montada e não dá para desmontar o / enquanto está sendo usado.
1 curtida
Quanto a questão da zram, eu só tinha experimentado essa feature no Fedora, mas sempre desativei porque meu processador é meio fraco e eu não venho sentindo necessidade de usar SWAP desde que aumentei minha RAM de 4 pra 12GB. Tipo, não consigo hibernar mais, mas nem vejo mais necessidade disso, tipo, com SSD o sistema inicia em segundos e deixar swap desativado é menos um vetor de ataque ou roubo de informações possível.
1 curtida
Massa, entendi o procedimento e não parece ser trabalho, mas… Existe algum risco? mexer no / é sempre algo a se pensar e eu sou um baita medroso.
Risco sempre existe, não vou mentir. Mas se fizer com atenção, a chance de dar erro é mínima.
1 curtida
Eu acredito que não vou ter problema com falta de memória pois gosto de controlar no “olhometro” o quanto de recursos o sistema está usando. Já quando usava windows e desativava a memória de paginação, direto vinha uns erros de estouro de memória ou memória faltando.
Minha experiência é que sistemas linux, no geral, lidam bem melhor com memória que o Windows.
Só tive problema com memória quando inventei de compilar uns programas gigantescos sem as flags adequadas para o meu hardware na época, mas logo resolvi. Tipo, swap até ajuda em alguns casos, mas no geral é só um paliativo.
1 curtida
Massa demais, vou pesquisar aqui no google como desativar a zram e testar aqui.
Ps: são bem raros mesmo os momentos que chega a 100% de uso da ram.
É só testando que a gente descobre se faz falta ou não. Entender como o nosso hardware se comporta com o nosso uso é importante para entendermos eventuais problemas. Alguns problemas surgem da otimização prematura.
1 curtida
1 - Vc está usando Zram no POPOS, então vc não precisa de partição swap, vc pode remover qualquer swap que tiver e aproveitar o espaço ganho.
2 - O ZRam por padrão cria um swap com no mínimo o valor igual a sua ram, não menos.
3- Não se assuste pelo valor, pois existe uma compactação nos dados usado na área reservada na memória para o zram.
4 - Para quem usa Zram o mais interessante é que o swap seja usado o mais rápido possivel.
5- Vc pode mudar as configurações do zram-generator, mas aconselho deixar como estar e segir as recomendações de configuração de swapness padrão do POP OS:
vm.swappiness = 180
vm.watermark_boost_factor = 0
vm.watermark_scale_factor = 125
vm.page-cluster = 0
Que inclusive são recomendadas por serem as melhores pelo Archwiki:
https://wiki.archlinux.org/title/Zram
1 curtida
Massa demais, eu desconhecia essa documentação, vou ler com calma e paciência. Muito obrigado.
1 - O PoP_OS foca no zram em vez do swap.
2 - Não necessariamente ele alocou todos os gigas pra zram, ele meio q espelha sua ram e só usa desse tanto se necessário.
3 - Ao instalar o Pop!_OS não é mais necessário criar partição Swap.
4 - Aqueles poucos KB q estão na swap não significa q o sistema está alocando, mas q algum app precisou colocar uma quantidade infima de dados temporariamente na zram.
Em resumo: Apenas instale o PoP!_OS sem criar Swap e nó se preocupe com nada.
2 curtidas
nao sei se no popos isso funciona, mas no arch e fedora e so colocar essas linhas
[zram0]
zram-size=valor que deseja
1 curtida
Basta ver a Man page do zram-generator:
Sets the size of the zram device as a function of MemTotal, available as the ram variable.
Arithmetic operators (^%/*-+), e, π, SI suffixes, log(), int(), ceil(), floor(), round(), abs(), min(), max(), and trigonometric functions are supported.
Defaults to min(ram / 2, 4096).
No fedora e no arch precisa usar sufixos em função da ram total na máquina, por exemplo, para setar o valor máximo de 4GB criada seria:
zram-size = max(ram, 4096)
No fedora o padrão me parece muito bom criando um zram igual a memória mas limitando ao máximo de 8GB.
zram-size = min(ram, 8192)
primeiramente, para que vc quer alterar o swap? se não tem problemas com ele, não mexa. melhor deixar do jeito que está.
1 curtida
O “problema” em questão são 2:
1 - Me pareceu um pouco ruim usar swap com 50% da ram livre.
2 - 12gb do disco estão alocados para zram sendo que quando usa swap não chega nem a usar 2 gb.
Por mais incrível que pareça, 8gbs me atendem muito bem para o tanto de aplicações que uso em paralelo.