2G e 3G poderão encerrar até 2028, no Brasil

Em entrevista ao portal Convergência Digital, Vinícius Caram, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel declarou que a Agência discute o encerramento das redes 2G e 3G no Brasil até 2028, para liberar as faixas entre 800 MHz e 1,8 GHz para tecnologias mais modernas, como o 4G e 5G.

Segundo Caram, a rede legada 2G seria utilizada principalmente por IoT e M2M, como maquininhas de cartão, impactando pouco o usuário final. Além disso, lembremos que os protocolos obsoletos da rede podem ser uma porta de entrada para cibercriminosos.

O ano de 2028 foi escolhido por marcar o fim da outorga das bandas em discussão, facilitando os trâmites da negociação. Ainda não foi decidido o que será realmente feito, Caram espera um movimento coordenado às prestadoras de serviço e usuários para conter prejuízos.

Entretanto, conforme o site Meio Bit, em 2021, especialistas afirmaram que provavelmente, no Brasil, assim como ocorre em outros países, a rede 2G poderá durar mais do que a 3G, por estar presente em mais áreas do país, além disso, a maioria dos dispositivos 3G também são compatíveis com a geração anterior ou com a seguinte.

3 curtidas