2025 é o ano do Windows 11 no desktop

Agora é a vez da Microsoft lançar a campanha “ano do…”, que nunca aconteceu no Linux, declarando 2025 como “ano da atualização”, ignorando as críticas à nova versão do windows e reforçando seu compromisso com o seu mais novo sistema operacional.

A empresa justifica a mudança com a promessa de novos recursos de IA e melhorias de segurança, mas ignora as críticas e a resistência do mercado. A data de fim do suporte ao Windows 10, em outubro de 2025, cria uma pressão para que os usuários migrem para a nova versão.

Também argumenta que ela é necessária para garantir a segurança dos dispositivos, mas analistas questionam essa afirmação, mas a adoção do Windows 11 tem sido mais lenta do que o esperado por ela.

A participação de mercado do Windows 11 tem diminuído, enquanto o Windows 10 continua sendo a escolha de muitos usuários. Empresas relatam problemas de compatibilidade e desempenho com o Windows 11, optando por manter seus dispositivos com o sistema operacional anterior.

Na contra-mão desta tendência, a Microsoft destaca os novos recursos de IA e a promessa de um desempenho superior, investindo em marketing para promover os PCs com a marca Copilot+, enquanto usuários e especialistas criticam o desempenho destes em tarefas como jogos.

Além disso, mantém seus requisitos de hardware elevados para o Windows 11, o que levará à obsolescência programafa de muitos dispositivos. O que demonstra pouca flexibilidade em relação às necessidades dos usuários, ao insistir em “sua visão” para um futuro do sistema operacional.

Conclusão

A decisão da Microsoft de forçar a migração para o Windows 11, apesar da resistência do mercado, levanta questionamentos sobre as prioridades da empresa, que parece mais interessada em promover sua visão de um sistema operacional centrado em IA, do que em atender às necessidades reais dos usuários.

Fonte: link no texto

7 curtidas

Parecem descolados da realidade.

Usei por 2 anos e meio o Windows 11, é um bom sistema, essa abordagem de entregar uma interface compatível com praticamente tudo é muito confortável e cômodo. Porém, mesmo trabalhando com uma máquina com especificações satisfatórias, sempre me irritava as costumeiras travadas (e nem vou comentar as quebras de drivers quando ia usar aplicativos Adobe).

Sempre achava que o sistema empacava em algo, o que me fazia pensar quando lia notícias sobre implementação de I.A. entre outras perfumarias.
"Será que não era melhor enxugar o sistema, repensar alguns elementos e aí sim introduzir outras ferramentas?

Parece que isso não é luxo apenas da realidade do mercado brasileiro, onde os equipamentos ficam cada vez mais caros, por diversos motivos, mas acredito não cabe aqui nessa postagem se aprofundar. Pode ser uma boa oportunidade para surgir concorrência de outras empresas.

Achei esse essa matéria quando escrevia esse comentário:

Abraço.

3 curtidas

Parando para pensar agora, toda vez que troca o Windows a resistência sempre é bem alta, se tivesse atualização no Windows XP, certeza que ainda teria gente usando em quantidades massivas.

5 curtidas

Até 2023, você via um monte de gente resistindo a atualizar do Windows 7 para o 10, nos grupos de informática pelo Facebook.

2 curtidas

Uma coisa que fica claro para mim é que não dá para suportar sistemas para sempre, infelizmente, há de ter evolução.

2 curtidas

Apesar de o Windows não ser meu sistema principal a muitos anos tenho que dar um pouco de razão a Microsoft. Windows 10 tem literalmente 10 anos. Não dá pra forçar e chamar isso de obsolescência ela querer que a galera use o 11. Talvez poderia “afrouxar” o requisito do TPM pra galera não se aborrecer tanto.

3 curtidas

Devemos considerar que a Microsoft está tentando impulsionar a troca de compultadores e de hardware, por isso não estão se importanto muito com as especificações. Ela não está 100% errada, já que é preciso evoluir, nem que seja forçado.

Elitista e não é pouco, tu não tá sabendo quanto tá o salário mínimo hoje em dia não né?

Ainda estou pegando apostas de que esse EOL vai ser estendido em no mínimo um ano.

Sim. Não podemos esquecer que é uma empresa privada, uma das maiores do mundo, claro que eles vão querer o lucro. Além de que a cada atualização na especificação técnica dos computadores, mais dinheiro ela ganha com a distribuição do windows. Vendo pelo usuário comum isso é péssimo mesmo, ainda mais com os preços dos hardwares lá em cima.

Assim, evoluir pra algo qualitativamente melhor ok, mas evoluir para algo sem motivo real? Só pra gerar descarte de lixo eletrônico? Até que ponto injetar quantidades massivas de chumbo, cádmio, mercúrio, antimônio e níquel no lençol freático e atmosfera por causa de um assistente de IA que não é um assistente, um acumulador de print screen é uma boa troca? A gente já não passou do ponto da pseudoevolução forçada quando isso aconteceu?

2 curtidas

Isso é questionável. Minha máquina tá indo pro 8º ano de vida (só fui obrigado a trocar a placa de vídeo e fonte) e funcionando perfeitamente pra todas atividades que eu preciso, por qual motivo eu faria algum update? Só se fosse por consumismo mesmo, porque necessidade não tenho nenhuma. Além do que, as melhorias que ocorreram nos últimos 10 anos são incrementos e não houve nenhum salto brusco como ocorria décadas atrás. O Windows 10 ao meu ver é um sistema bem moderno ainda, não fica devendo nada pros sistemas mais atualizadosna maioria dos quesitos, mais ainda se estivermos falando do usuário médio de desktop/notebook.

2 curtidas

Realmente, não existe um grande salto, não é atoa que que os lançamentos de novos sistemas oepracionais não são “hypados” como antigamente. Mas vejo a Microsoft seguindo nesse caminho, um caminho péssimo por sinal. A Microsoft encontra desculpas para vender hardware. Não é atoa que algumas pessoas tem encontrado brechas para ignorar as recomendações mínimas do windows 11 e instalar em computadores rejeitados pelo instalador.

Agora tu falou certo, visando do ponto de vista de capitalismo e lucro eu acredito. Do ponto de evolução, me diz o que evoluiu de significante do Windows 10 para o 11? A não ser consumir camadas massivas de memória e coleta de dados…

Apesar do tanto de ONGs especializadas em reciclagem essa img é tristemente real.