2 monitores + monitor notebook no Ubuntu

Comprei um monitor novo, já havia um. Não havia lido sobre como instalar e acabei comprando um splitter que no caso não solucionou o problema pois espelha os dois monitores e eu gostaria de estender. Li sobre adaptadores HDMI para USB 3.0 e gostaria de saber se alguém conhece algum que funcione no Ubuntu e venda no Brasil… Vi alguns modelos mas não encontrei nada disponível por aqui, se alguém usar esse setup por favor me diga qual adaptador usar. Trabalho com desenvolvimento e para mim Linux é essencial, caso não ache comprarei um qualquer e irei instalar o Windows com WSL2(não queria) :confused:

Olha, te desejo boa sorte, existe discussões similares já aqui:

Mas o pessoal não tem muita sorte não. Eu vejo pela internet o pessoal comentar que os DisplayLink funcionam:

http://unixetc.co.uk/2021/04/19/connect-a-second-monitor-to-linux-mint-with-a-usb-to-hdmi-adapter/

O triste é que estes adaptadores oficiais da displaylink são bem caros, e como nunca usei um, não tenho como te garantir algo.

Se ninguém conseguir te ajudar com isso… De desenvolvedor para desenvolvedor… tente ter um desktop em casa no futuro… Menos stress… No máximo isso vai significar uns git pull/push e um HDD/SSD externo para coisas cujo lugar não é o repositório nem o ambiente de desenvolvimento. De bônus você terá mais redundância.

2 curtidas

Sim. Tenho um adaptador que usa chipset da Display Link. Funciona. A questão é ficar atento à versão do kernel e o driver do fabricante. O driver normalmente prevê para uso no kernel LTS, caso contrário o módulo para o display virtual não sobe e assim não é viável utilizar o monitor pelo adaptador. Outra opção é você mesmo fazer o patch da versão dev para usar em algum kernel acima do LTS, mas pelo que reparei o ciclo de comit da galera oficial é bem próximo do passo oficial dos updates do kernel LTS e não acima…
No próprio site displaylink oficial tem os produtos que usam a tecnologia, ai escolher um modelo que vai te atender e procurar ele pra comprar. Lembrando que tem os OEM que usam o chipset e tem os totalmente oficial que são mais caros.

2 curtidas

Pessoal, alguma atualização com relação a esse tópico? Alguem tem indicação de algum outro acessório nesse sentido, conversor de USB para HDMI com suporte Linux (ubuntu)?

1 curtida

Olá!

então, acessório de conversão de USb para HDMI ai pode usar o que usa DisplayLink 3.0. Você pode comprar como diversas marcas OEM ou WavLink ou similares, importante é a certeza de que ele usa o “chipset” que é DisplayLink.
No site oficial displaylink você baixa o driver para Ubuntu LTS. Daí é instalar, plugar o acessório e transmitir para o HDMI.
Tem as instruções num TXT do próprio driver sobre a sequência de instalação.

1 curtida

aarProTech,

estava vendo no POP_OS, ele atualizou o seu Kernel para a versao 6.2.6-76060206-generic . Olhando a documentos no site da DisplayLink o último suporte acrescido ao drive foi o de 5.18. Veja: C.6 Changes in 5.6.1 release


  • Added support for new DisplayLink DL-6350 products
  • DL-6xxx series: fixed LAN sent package status for half-duplex 100M fixed switch config (VIFR-1040)
  • DL-6xxx series: fixed timing issue on some modes with Dell AW2721D monitor (VIFR-1045)

C.5 Changes in 5.6 release


  • Added preliminary support for kernel 5.18

acha que funcionaria ou teríamos que trocar a versão do kernel?

Olá.
Precisará trocar. O driver oficial é para acompanhar o LTS do Ubuntu.
Agora, você pode tentar compilar na mão no kernel mais recente, mas não é garantido.

1 curtida

Olá!

Eai? Fez downgrade o kernel? Deu certo?

Para usar DisplayLink sem ficar tendo “dor de cabeça” o ideal é Ubuntu LTS ou Debian ou Fedora WorkStation em que há um pessoal que compila o driver pro kernel bem mais recente para pacote rpm.

Falo isso, pois o Pop tem a política de kernel mais próximo da versão upstream e vai sempre ficar distante das releases oficiais do driver DisplayLink.

1 curtida

Olá @assProTech, ainda nao fiz pois não chegou o meu o DisplayLink que comprei. Segue o link do que comprei, seguindo tudo que conversamos:
https://pt.aliexpress.com/item/32813793567.html?spm=a2g0o.order_detail.order_detail_item.3.41144c7fndOLg4&gatewayAdapt=glo2bra

Formatei novamente meu sistema, tirei o Pop_OS e estou rodando ubuntu LTS, utima versao!

1 curtida

Oiiii, @aRM poderia me informar se deu certo pra você?

Oii poderia me informar se deu tudo certo ai? e qual dispositivo vc comprou? To passando pelo mesmo caso