2 monitores + monitor notebook no Ubuntu

Comprei um monitor novo, já havia um. Não havia lido sobre como instalar e acabei comprando um splitter que no caso não solucionou o problema pois espelha os dois monitores e eu gostaria de estender. Li sobre adaptadores HDMI para USB 3.0 e gostaria de saber se alguém conhece algum que funcione no Ubuntu e venda no Brasil… Vi alguns modelos mas não encontrei nada disponível por aqui, se alguém usar esse setup por favor me diga qual adaptador usar. Trabalho com desenvolvimento e para mim Linux é essencial, caso não ache comprarei um qualquer e irei instalar o Windows com WSL2(não queria) :confused:

Olha, te desejo boa sorte, existe discussões similares já aqui:

Mas o pessoal não tem muita sorte não. Eu vejo pela internet o pessoal comentar que os DisplayLink funcionam:

http://unixetc.co.uk/2021/04/19/connect-a-second-monitor-to-linux-mint-with-a-usb-to-hdmi-adapter/

O triste é que estes adaptadores oficiais da displaylink são bem caros, e como nunca usei um, não tenho como te garantir algo.

Se ninguém conseguir te ajudar com isso… De desenvolvedor para desenvolvedor… tente ter um desktop em casa no futuro… Menos stress… No máximo isso vai significar uns git pull/push e um HDD/SSD externo para coisas cujo lugar não é o repositório nem o ambiente de desenvolvimento. De bônus você terá mais redundância.

1 curtida

Sim. Tenho um adaptador que usa chipset da Display Link. Funciona. A questão é ficar atento à versão do kernel e o driver do fabricante. O driver normalmente prevê para uso no kernel LTS, caso contrário o módulo para o display virtual não sobe e assim não é viável utilizar o monitor pelo adaptador. Outra opção é você mesmo fazer o patch da versão dev para usar em algum kernel acima do LTS, mas pelo que reparei o ciclo de comit da galera oficial é bem próximo do passo oficial dos updates do kernel LTS e não acima…
No próprio site displaylink oficial tem os produtos que usam a tecnologia, ai escolher um modelo que vai te atender e procurar ele pra comprar. Lembrando que tem os OEM que usam o chipset e tem os totalmente oficial que são mais caros.