2 memórias RAM e 4 Slots

Arrumei um PC usado (Não dava conta de comprar novo nem montar) onde ele tem um FX8300 de 4.0gz, SSD 120gb, HD de 500GB, GTX 1650 de 4gb, e 8GB de RAM DDR3 (2x4) fazendo dual channel.
No caso da memória RAM, ela são de marcas diferentes, uma da Kingston HyperX de 1600mhz e uma que não consegui identificar a marca, que aparenta ser de menor frequência…
Pelo CPUZ, ele diz que está fazendo Dual Channel sim…
A dúvida é, Se eu compro duas memórias RAM de 4gb de modelos iguais e coloco no lugar dessas outras duas, e jogo para os outros dois slots (Minha placa mãe tem 4 slots) ou compro uma de 8gb e futuramente colocar mais 8.

Ah, pra quem quer saber:
Mainboard Model M5A78L-M PLUS/USB3

Minha outra dúvida, é se essa que eu não sei que frequência trabalha, se ela for abaixo da outra, ela está fazendo a de 1600 trabalhar abaixo, né? Se jogar ela para o 3º slot e fazer dual de 1600, ela continuará atrapalhando?

“Minha outra dúvida, é se essa que eu não sei que frequência trabalha, se ela for abaixo da outra, ela está fazendo a de 1600 trabalhar abaixo, né? Se jogar ela para o 3º slot e fazer dual de 1600, ela continuará atrapalhando?”

1. Se colocar uma pente de 1333 junto aos demais 1600 sua placa mãe vai colocar as demais memorias a 1333.
  2. Vc não pode colocar um pente de memoria no 3º slot, provavelmente não dará boot, ou coloca as memorias em dois slots ou nos quatro slots nunca em três.

Sério que tem essa tbm? de não poder colocar 3 memórias ‘-’
eu iria ficar com 16gb ,-,

EDIT.
Memory Type DDR3
Memory Size 8 GBytes
Channels Dual
Memory Frequency 669.6 MHz (3:10)

No CPUZ está assim, será que essa é a frequência da memória ou é a que ela está trabalhando agora?

Sim o correto seria 4+4, 4+4 no seu caso ficando 16GB, salvo engano um kit de 2x4GB sai mais em conta do que um pente de 8GB.

669.6x2 1333MHZ, essa é a frequência do seu pente de 8gb

no mercado livre, nova está 174 cada pente de 4gb e 289 cada de 8gb
de 1600mhz Kingston HyperX

Bem isso !
mesmo assim o CPUZ tambem mostra a frequência maxima. se for 1333mhz ou 1066 , 1600 e etc.

Pode e funciona normalmente. Por sinal, usei meu computador com três pentes durante anos.

Essa informação estará disponível no manual da sua placa. Até mesmo o jeito de fazer importa se tiver 4 pentes. Aqui eu fiz: ABAB e as vezes não dava boot. Daí fiquei aqui reclamando e no outro dia fui ler o manual, onde explicava pra quando usar memórias diferentes, colocar as iguais no mesmo Channel. Quando coloquei AABB funcionou legal.

Se vc comprar duas de 4G, vai totalizar 16 G e vc não terá mais espaço para futuras expansões.
Se vc comprar uma de 8G, ficará com 16G mas terá espaço para futura expansão. Só que o dual channel só funciona com quantidades iguais de RAM em cada bank. A princípio dá na mesma. O problema será se vc quiser comprar outro pente de 8G…

Ocorre que geralmente a BIOS detecta os parâmetros de funcionamento da RAM pelo primeiro pente do canal. Então quando vc usa duas memórias iguais no mesmo canal fica tudo certo. Mas se vc usar memórias diferentes no mesmo bank, pode ser que não funcione. As vezes vc trocando a ordem das memórias no mesmo canal faça funcionar (trocar a memória do A1 com A2)

No manual da sua placa fala que:

• vc pode usar qualquer quantidade de ram em cada Channel. O menor valor de um Channel será mapeado em dual channel e o excedente ficará single channel
  • Sempre instale memórias com o mesmo CAS Latency. Para uma compatibilidade ideal use memórias do mesma versão ou data de fabricação do mesmo fabricante
  • Não há suporte pra pente de mémória menor do que 512 Mb

Ou seja, a ASUS tira o corpo fora sobre funcionar memórias diferentes, embora a princípio deva funcionar. Ela só te garante que NÃO vai funcionar se vc comprar memórias com “CAS Latency” diferentes.

Um teste que você pode fazer antes de comprar a memória pra ver se vai dar certo é instalar os seus dois pentes no mesmo canal, channel, ou bank. Se funcionar pode ir tranquilo e comprar mais 2 pentes de 4G ou um de 8G, desde que eles tenham o mesmo “CAS Latency” dessas suas memórias. É só teste, obviamente não vai funcionar com dual channel e vc não precisa deixar assim.

Mas se vc optar por comprar um pente de 8G, depois outro de 8G, vai dificultar a compatibilidade, pois se vc colocar as de 4G em um canal, e as de 8G em outro canal, pode dar incompatiblidade no canal com as de 8G (que vc comprou em épocas diferntes), vc vai ter 16G funcionando em dual channel e 8G em single channel. Se vc colocar um pente de 4 e um de 8 em cada canal, caso funcione, vai ficar 24G em dual channel. Mas a chance de dar incompatiblidade é maior ainda.

Bem… To lendo um punhado de vezes pra ver se consigo entender :rofl:

Então se entendi certo, o melhor mesmo é eu comprar 2x4 para garantir que venha com as mesmas specs?
Mas com isso irá impossibilitar de dar mais up (embora 16gb acho que já é de bom tamanho, não?)
E sobre essas memórias atuais, olha como ela está colocada:

Obrigado a todos que estão ajudando :smiley:

O ideal é usar pentes iguais. Isso evita problemas de incompatibilidade, embora seja raro ocorrer em placas-mãe modernas. Contudo, não é necessário que sejam iguais. Os parâmetros podem ser diferentes e aí a placa-mãe ajusta conforme o pente mais lento. E as memórias não precisam ter sequer o mesmo tamanho para habilitar um dual channel (o valor que sobrar fica em single channel).

Se a máquina for para jogos, não faz sentido usar mais que 16GB. Essa quantidade dá e sobra muito. Fora que sua plataforma é AM3+ e não compensa investir nela. Todas as plataformas atuais já estão em DDR4 e, se você fizer um upgrade de kit no futuro, vai ter que trocar as memórias.

1 curtida

Fui lendo enquanto foi editando hahaha

Sim, será uma maquina pra jogos, então, acho que 16 não terei mais problemas (Embora gosto de usar várias coisas ao mesmo tempo, não acredito que vá necessitar mais que isso, uma vez que com 8 já não tenho tanto problema…

Uma perguntinha, 1333mhz pra 1600mhz, dá muita diferença?
Tipo, vale a pena comprar de 1600mhz pra pensar em tirar a de 1333 futuramente, ou melhor economizar agora e pegar de 1333 apenas?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.