Infelizmente, na correria com projetos, não foi possível criar uma programação especial para a ocasião.
Mas vendo pelo lado positivo, um dos projetos que tem consumido tempo, é justamente o Click Escola Social, que já recebeu 1600 máquinas (PCs e notebooks) consideradas obsoletas para o Windows 10 e 11. Todas elas são entregues para adolescentes em situação de vulnerabilidade, para que continuem estudando e aprendam a usar ferramentas software livre.
Outra parte dessa correria, é com relação ao lançamento da versão 1.1, do curso de Primeiros Passos de uso do Linux no desktop.
Ainda não acrescentamos nenhuma aula nova, mas aperfeiçoei o resumo de cada aula, destacando tanto o que vai ser ensinado nela, como também, uma parte intitulada: Perguntas Respondidas no Vídeo e Sua Importância para Iniciantes em Linux.
Quem quiser estudar e se aperfeiçoar, o curso é gratuito e pode ser acessado clicando AQUI.
Nós subestimamos a importância e existência de projetos brasileiros, e parte disso vem de nossa desinformação e falta de interesse. Digo por mim, foi uma grata surpresa saber que o TigerOS já tem 18 anos. Eu na minha ingenuidade sempre acreditei que eram projetos mais novos, com no máximo 5-10 anos. Infelizmente todo projeto brasileiro que acompanhei de fato, veio a se encerrar por falta de apoio financeiro e desenvolvedores. Mas parabéns, vida longa e próspera ao software livre nacional e novamente, parabéns ao TIGER OS !
Mas também se deve ao fato de antigos veículos de comunicação não existirem mais, ou mesmo terem apagado/perdido muito histórico importante.
Mais antigo que encontrei, foi no Viva o Linux, mas ainda assim, de 2009
Eu sou radioescuta, temos o mesmo problema quanto a isso; muitos acervos foram perdidos, sites foram extintos… páginas desatualizadas.
Infelizmente quem precisa manter seu “Wiki” são os próprios mantenedores dos projetos. Se o site oficial da distribuição, empresa ou produto não tem o histórico detalhado, imagens e links fica difícil acreditar que conseguiremos muita coisa na web.
Minha primeira distro Linux foi o Satux, se acha pontualmente algum conteúdo do Satux 1.8; alguma imagem… agora ISO já se torna difícil. Eu devo ter em algum lugar ainda o CD de instalação; talvez um dia façamos um acervo brasil de distribuições.
Vlw; podem me falar o que for, mas eu sempre achei o nome, logo e visual do Satux bonitos. Na época me recordo ter que tirar do PC, porque não atualizava, já veio com os repositórios quebrados, não instalava os drives e não conseguia os codecs para rodar arquivos de áudio… Se não fosse estes problemas teria usado.