15 anos de Windows e agora faço parte da família Linux

O Windows meio que cria usuários preguiçosos que não buscam ir atrás de saber sobre elementos importantes para funcionamento do PC. E eu sou um desses hahahaha. Tenho um Dell Inc. Inspiron 15 3530. 13th Gen Intel® Core™ i5-1334U × 12. 16,0 GiB de RAM e 1,0 TB de armazenamento. Instalei o Zorin OS 18 Core ontem e percebi algumas alterações que estão me incomodando demais. A primeira é a imagem. No Windows a imagem era muito melhor e aqui sempre parece que está em 720p. E em segundo, o som é como se fosse de um computador super antigo, é bem baixo e bem ruim.

2 curtidas

Depois que a gente entra pra turma do pinguim, mesmo que a gente volte pro windows, nunca mais seremos preguiçosos

2 curtidas

Eu acho que não tenho como voltar para o Windows, na BIOS não aparece o Windows na lista de inicialização do sistema, porque quando instalei o Zorin OS 18 Core apareceu uma mensagem de que vai apagar todo o sistema antigo.

Deve ser só configuração de resolução ou falta de drivers

Fala @mortadela1 , bem vindo. Acredito que existam motivações nas pessoas para serem “preguiçosas” rsrsrs, mas eu não usaria essa palavra. Acho que é apenas uma questão de objetivo.

Minha esposa não quer entender o OS, pois ela tem milhares de outras coisas que ela precisa entender… isso não torna ela preguiçosa (eu entendo um pouco de OS e sou be mais do que ela rsrsrs).

Acredito que o Windows tem sua legião de fans, e tem seu motivo para serem. As vezes não queremos mais ser. Eu, por exemplo, também cansei do Windows. Depois que experimentei o controle melhor sobre o OS, a fluidez de um sistema leve, mas fazendo exatamente e apenas o que eu preciso, é difícil gostar de usar o Windows. Mas continuo precisando dele (no trabalho todos falam português, eu sofreria muito se decidisse falar apenas inglês, embora seja um idioma mais leve e objetivo). Acredito que seja por aí…
Mas essa é a minha opinião, claro!

2 curtidas

Teste outras, caso queiras.

3 curtidas

Checa se ele tas rodando na ultima versão da bios 1.24.1

se não tiver faça o update pode ajudar.

3 curtidas

Calma… da uma olhada nas configurações de ajustes do tamanho do monitor e as configurações do áudio.

Eu discordo dessa afirmação. Eu sei ver log de erro do Windows, particionar pelo prompt de comando, checar erros no disco, alterar permissões de arquivos, registrar dll, e por aí vai. Ta certo que eu sou da época do MS-DOS 5.2 e até o lançamento do WindowsXP, as coisas não eram as mil maravilhas que são hoje (editei muito Autoexec.BAT, Command.COM e os .sys da vida).

O Linux por não ser Plug and play igual é o Windows e Mac (Ligar ou Instalar e sair usando), o usuário a ¨conhecer¨ mais sobre o computador e isso é ótimo.

1 curtida

Para o video, no terminal, verifica qual é o tipo de entrada que o kernel está usando com:

lspci -v | grep -E -A10 "VGA|3D|Display|Audio"

O número 10 indica o número de linhas que vai imprimir, vc pode testar diferentes valores até aparecer a linha “Kernel driver in use:”… daí mostra aqui p gente.

Este comando te permite saber qual o driver que o kernel está carregando, e qual hardware vc está usando.

Para o audio, o princípio é o mesmo… mas vc vai buscar por “Audio” em vez de “VGA|3D|Display”.

Sempre que vc tiver problemas com periféricos, pode recorrer ao lspci (é tipo a abreviação para LiSt Peripheral Component Interconnect). Daí vc usa o grep para filtrar os resultados.

1 curtida

Carregou os drivers. Então falta de driver não é o problema.

Vc poderia tentar o seguinte comando:

sudo journalctl -r -p err

Esse comando gera um relatório em ordem reversa de data com filtro para erros do kernel. Daria para dar uma pista se houver erro no kernel.

2 curtidas

Não vi nada anormal (pelo menos não comprometendo audio e vídeo). Vi, pelas imagens, que a resolução do seu monitor está ok. Talvez vc esteja habituado ao Windows, e estranhou os ícones do cinnamon (interface do mint). Vc poderia tentar outra distro, ou outro ambiente desktop. O KDE é mais próximo de uma experiência com Windows.

Quanto ao audio, realmente não sei o que poderia estar acontecendo.

2 curtidas

Pesquisei sobre essa diferença de resolução de vídeo do Windows para o Linux e pelo que entendi tem relação com Widevine L1 (Windows) e Widevine L3 (Linux).

Entrei hoje na familia linux e to bem perdido ainda, to com umas duvidas mas ate agr ta sendo uma experiencia melhor q windows

4 curtidas