O Windows meio que cria usuários preguiçosos que não buscam ir atrás de saber sobre elementos importantes para funcionamento do PC. E eu sou um desses hahahaha. Tenho um Dell Inc. Inspiron 15 3530. 13th Gen Intel® Core™ i5-1334U × 12. 16,0 GiB de RAM e 1,0 TB de armazenamento. Instalei o Zorin OS 18 Core ontem e percebi algumas alterações que estão me incomodando demais. A primeira é a imagem. No Windows a imagem era muito melhor e aqui sempre parece que está em 720p. E em segundo, o som é como se fosse de um computador super antigo, é bem baixo e bem ruim.
Depois que a gente entra pra turma do pinguim, mesmo que a gente volte pro windows, nunca mais seremos preguiçosos
Eu acho que não tenho como voltar para o Windows, na BIOS não aparece o Windows na lista de inicialização do sistema, porque quando instalei o Zorin OS 18 Core apareceu uma mensagem de que vai apagar todo o sistema antigo.
Deve ser só configuração de resolução ou falta de drivers
Fala @mortadela1 , bem vindo. Acredito que existam motivações nas pessoas para serem “preguiçosas” rsrsrs, mas eu não usaria essa palavra. Acho que é apenas uma questão de objetivo.
Minha esposa não quer entender o OS, pois ela tem milhares de outras coisas que ela precisa entender… isso não torna ela preguiçosa (eu entendo um pouco de OS e sou be mais do que ela rsrsrs).
Acredito que o Windows tem sua legião de fans, e tem seu motivo para serem. As vezes não queremos mais ser. Eu, por exemplo, também cansei do Windows. Depois que experimentei o controle melhor sobre o OS, a fluidez de um sistema leve, mas fazendo exatamente e apenas o que eu preciso, é difícil gostar de usar o Windows. Mas continuo precisando dele (no trabalho todos falam português, eu sofreria muito se decidisse falar apenas inglês, embora seja um idioma mais leve e objetivo). Acredito que seja por aí…
Mas essa é a minha opinião, claro!
Teste outras, caso queiras.
Checa se ele tas rodando na ultima versão da bios 1.24.1
se não tiver faça o update pode ajudar.
Calma… da uma olhada nas configurações de ajustes do tamanho do monitor e as configurações do áudio.
Eu discordo dessa afirmação. Eu sei ver log de erro do Windows, particionar pelo prompt de comando, checar erros no disco, alterar permissões de arquivos, registrar dll, e por aí vai. Ta certo que eu sou da época do MS-DOS 5.2 e até o lançamento do WindowsXP, as coisas não eram as mil maravilhas que são hoje (editei muito Autoexec.BAT, Command.COM e os .sys da vida).
O Linux por não ser Plug and play igual é o Windows e Mac (Ligar ou Instalar e sair usando), o usuário a ¨conhecer¨ mais sobre o computador e isso é ótimo.
Para o video, no terminal, verifica qual é o tipo de entrada que o kernel está usando com:
lspci -v | grep -E -A10 "VGA|3D|Display|Audio"
O número 10 indica o número de linhas que vai imprimir, vc pode testar diferentes valores até aparecer a linha “Kernel driver in use:”… daí mostra aqui p gente.
Este comando te permite saber qual o driver que o kernel está carregando, e qual hardware vc está usando.
Para o audio, o princípio é o mesmo… mas vc vai buscar por “Audio” em vez de “VGA|3D|Display”.
Sempre que vc tiver problemas com periféricos, pode recorrer ao lspci (é tipo a abreviação para LiSt Peripheral Component Interconnect). Daí vc usa o grep para filtrar os resultados.
Carregou os drivers. Então falta de driver não é o problema.
Vc poderia tentar o seguinte comando:
sudo journalctl -r -p err
Esse comando gera um relatório em ordem reversa de data com filtro para erros do kernel. Daria para dar uma pista se houver erro no kernel.
Não vi nada anormal (pelo menos não comprometendo audio e vídeo). Vi, pelas imagens, que a resolução do seu monitor está ok. Talvez vc esteja habituado ao Windows, e estranhou os ícones do cinnamon (interface do mint). Vc poderia tentar outra distro, ou outro ambiente desktop. O KDE é mais próximo de uma experiência com Windows.
Quanto ao audio, realmente não sei o que poderia estar acontecendo.
Pesquisei sobre essa diferença de resolução de vídeo do Windows para o Linux e pelo que entendi tem relação com Widevine L1 (Windows) e Widevine L3 (Linux).
Entrei hoje na familia linux e to bem perdido ainda, to com umas duvidas mas ate agr ta sendo uma experiencia melhor q windows