10 novidades que você deve saber antes de instalar o Ubuntu 26.04 LTS

Selecionamos 10 as principais novidades do Ubuntu 26.04 LTS, desde o instalador, até a experiência no dia a dia para usuários final para te ajudar a decidir se vale a instalação!

2 curtidas

Retirar o programa de softwares que ajuda escolher driver e repositórios foi mancada.

3 curtidas

Pois é, e utilizando ele aqui percebi que esse novo software “centro de segurança” não funciona direito, nenhuma das opções dele funcionou aqui na minha máquina, nem a do Ubuntu Pro.

O mais curioso é que algumas flavors mantiveram o programa que o Ubuntu removeu como o Ubuntu Cinnamon.

Bem eu testei (ou não) a live iso e me parece mais do mesmo. Precisa (para quem não curte) a desabilitação dos Snaps, jé em caso de uso ele atrasa o fluir do Ubuntu e habilitar o Flatpak. Mas parece um upgrade mais do mesmo. Acredito na distro, mas não a usaria no meu setup do dia a dia.

Eu ia perguntar se ainda tem no Ubuntu MATE, mas acabei de ver que nem tem esse flavor nessa LTS nova

Baixei essa nova versão hoje… Deu vontade de ver como o Ubuntu está agora. Tirando o inconveniente dos snaps, ainda não senti nada ruim. Parece mais do mesmo. Pode ser skill issue meu? Sim, mas tá tranquilo

Eu vou continuar com o Mint por mais uns 6 meses antes de testar o novo Ubuntu… pelo jeito está cheio de bugs….

Estou usando a nova LTS há cerca de uma semana em meu laptop. Algumas coisas que notei:

1 – Apesar de a nova Snap Store agora também gerenciar a instalação e atualização de pacotes nativos (.deb), notei que ela não serve para os casos em que há conflitos de pacotes em uma atualização ou pacotes mantidos pelo dpkg. Também pareceu ignorar os pins que eu inseri em /etc/apt/preferences.d/. Para todos os efeitos, gerenciar pacotes pela linha de comando ou pelo nosso querido Synaptic ainda me parece mais eficiente.

2 – Sempre soubemos que a Ubuntu Dock é um fork da famosa extensão Dash to Dock, mas, nessa versão (ou talvez em alguma das interim anteriores, visto que a última versão do Ubuntu que usei a sério foi a 24.04), a maioria das opções da Dash to Dock foram adicionadas à Ubuntu Dock, embora apenas acessíveis através das preferências da extensão no gerenciador de extensões do GNOME. O porquê dessas opções não estarem disponíveis na própria seção no GNOME Control Center dedicada à dock é um mistério.

3 – Sim, a versão do kernel inclusa nessa LTS é vulnerável à Dirtyfrag.

4 – Como notado por alguns colegas aqui, o Security Center não parece funcionar adequadamente. Ele passou a mostrar as opções do Ubuntu Pro após eu ativar minha licença grátis pelo terminal (pro attach), mas não parece conseguir alterar as opções corretamente. E, falando no Ubuntu Pro, o status do livepatch não está sendo mostrado em um indicador na tray, como costumava ser em releases anteriores.

Quanto às demais alterações, como a troca do sudo por uma alternativa reescrita em Rust, só o que posso dizer é que não me afetou em nada. Apesar disso, achei isso engraçado:

Os snaps seguem exatamente iguais, em termos de experiência do usuário, à última LTS. Não sou dos ativistas anti-snap, mas tratei de fazer uma gambiarra para evitar o Firefox em snap e priorizar o pacote nativo do repositório da Mozilla (https://packages.mozilla.org/apt) pelo fato de o Firefox em snap não conseguir conectar ao meu celular para fazer o uso de passkeys do iCloud Keychain.

Tipo quais? Venho usando há dois dias, até agora não apareceu nenhum bug. Mas também até que é pouco tempo, e eu uso meu notebook muito só pra jogos e navegação na internet…

De cabeça não lembro agora, mas tem vários vídeos no youtube, citando algumas inconsistências, mas isso é devido a versão nova, conforme os usuários vão utilizando, vai aparecendo algumas coisas inconvenientes que a Canonical não conseguiu identificar até o lançamento, mas isso é normal, sempre corre esse tipo de coisas.
É por isso que vou esperar um pouco, por que utilizo o computador para trabalho e de maneira NENHUMA posso travar o equipamento…

Mas se tivesse outro equipamento para testes, iria baixar para testar sim, sem problemas…. mas em maquinas em produção, não posso me dar esse “luxo”