10 comandos obsoletos e alternativas mais eficientes para o terminal Linux

https://diolinux.com.br/video/10-comandos-obsoletos-alternativas-linux.html

Existem alguns comandos do terminal Linux que já não são tão úteis quanto antigamente e podem ser prejudiciais se usados de forma incorreta. Neste vídeo, apresentamos 10 comandos obsoletos do terminal Linux que você não deveria mais usar e mostramos as suas alternativas.

6 curtidas

Apenas uma observação. Muitos dos comandos não são obsoletos. Por exemplo, o apt-get está obsoleto. Ele é defasado em relação a recursos, atualizações etc. se comparado ao seu sucessor que é o apt.

Em essência, o que muitos desses comandos tem são alternativas visuais ou mais interativas. Porém, ambos tem a mesma função. Por exemplo, cat ou bat ou ls e o exa. Com qualquer um dos dois grupos de comandos você consegue os mesmos resultados, só que apresentados de forma diferente. O que não quer dizer que os comandos cat e ls estejam obsoletos. Na prática, quem precisa desses comandos, para trabalho por exemplo, no dia a dia, vai utilizar os originais na grande maioria dos casos.

Eu curto o nano, embora esteja usando o Vim atualmente. O que quebra no Nano são os atalhos muito diferentes e não personalizáveis. Se pudéssemos alterar os atalhos padrão, já seria um grande avanço. Ah, é possível faz syntax highlight no Nano também. Indico olhar o arquivo padrão do nanorc em /etc/nanorc para as possibilidades que ele tem. Dá pra fazer bastante coisa.

De qualquer forma, legal o vídeo. É sempre bom conhecer alternativas. Gosto bastante do ncdu.

P.S: nunca entendi essa mania das pessoas com o cat. O bat, por exemplo, se parece muito mais com um paginador (como o less) que com o cat original. E, na prática, o que o bat faz é isso mesmo. Exibir o arquivo como um paginador e com as sintaxes coloridas. Acho que eu sou uma das poucas pessoas que nunca usa o cat para visualizar arquivos, uso logo o less ou algum editor de texto.

3 curtidas

Exato!

Na boa! Sigo com o cat, mesmo sempre o Dio enfatizando: “cat não foi escrito pra isto…”; “não é o objetivo do cat, mas funciona…”.

Quanto a bat e exa, nem conhecia… :slight_smile: Obrigado.
No tocante a vim e nano, nem vou me estressar…

vlw @Tuxraldo

1 curtida

Fiquei curioso e fui pesquisar (pelo que entendi, esse recurso é das versões mais novas). Tem jeito, sim, de trocar os atalhos padrão do Nano. No manual do Nano (man nano) não tem essa indicação. Se você pesquisar pelo manual do nanorc (man nanorc) aí sim encontramos essa informação.

Se quiser fechar o nano com control + q, por exemplo. Edite o seu .nanorc com:

bind ^q exit main

Mais informações no site do nano ou na man-page. Segue um trecho da documentação que fala sobre isso:

REBINDING KEYS
       Key bindings can be changed via the following three commands:

bind key function menu
                 Rebinds  the  given  key to the given function in the given menu (or in all
                 menus where the function exists when all is used).

bind key "string" menu
                 Makes the given key produce the given string in the given menu (or  in  all
                 menus  where the key exists when all is used).  Besides literal text and/or
                 control codes, the string may contain function names between braces.  These
                 functions  will  be  invoked  when  the key is typed.  To include a literal
                 opening brace, use {{}.

unbind key menu
                 Unbinds the given key from the given menu (or from all menus where the  key
                 exists when all is used).

Note  that bind key "{function}" menu is equivalent to bind key function menu, except
       that for the latter form nano will check the availabilty of the function in the given
       menu  at  startup  time (and report an error if it does not exist there), whereas for
       the first form nano will check at execution time that the  function  exists  but  not
       whether  it  makes  any  sense in the current menu.  The user has to take care that a
       function name between braces (or any sequence of them) is appropriate.   Strange  be‐
       havior can result when it is not.

Fonte: NANORC

1 curtida