Wine 5.1 não abre no Ubuntu 18.04

Oi, pessoal! Sou novo como usuário de Linux e recentemente instalei o Wine seguindo esses passos:

$ sudo dpkg --add-architecture i386 && wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key && sudo apt-key add winehq.key && sudo apt-add-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu bionic main’ && sudo apt-get update && sudo apt install --install-recommends winehq-devel -y && echo -e

Entretanto, quando tento abrir, aparece o seguinte erro:

0009:err:module:__wine_process_init L"C:\windows\system32\program.exe" not found

Eu já segui um fórum do askubuntu, mas nada foi resolvido, pois o mesmo é pra resolver um problema de instalar um arquivo .exe (pelo que eu entendi).Alguém pode me ajudar?

Por quê você instalou a versão devel?

Se possível, apague tudo q vc fez e tenta seguir esse tutorial, muito provavelmente irá lhe ajudar. Como instalar o WineHQ no Ubuntu de forma correta - Diolinux

O Wine 5 tá bugado no ubuntu 18.04, tá faltando um monte de dependencia

Veja esse tópico com a possível solução

esse tópico pode ajudar tambem

Esse seu post já está desatualizado para o wine 5 e ubuntu 18.04

Da uma olhada nesse novo artigo, com a correção para o Ubuntu 18.04

Bom, ele segue o tutorial do proprio WineHQ :man_shrugging: Ubuntu WineHQ Repository - WineHQ Wiki

Sim esse é o BO que todos estão tendo, o tutorial oficial do WineHq funcionava para o wine 4, mas não funciona para o wine 5 no ubuntu 18.04 em específico

Com a versão do wine 5 foi meio que preparada para o ubuntu 20.04, daí ficou faltando um monte de dependências que não são nativas do ubuntu 18.04 dá uma olhada no artigo do link que mandei

Ja olhei e creio q ja vao lançar um update pra isso, então o que podemos fazer é esperar.

Beleza galera! Eu já havia tentado instalar pelo tutorial do Diolinux, mas também deu erro. Daí eu desfiz tudo e tentei instalar novamente daquele jeito que citei, pois um pessoal me orientou.

Agradeço a todos, vou tentar as possíveis soluções :slight_smile:

1 curtida