Quando o app instalado usa a tecnologia Electron/CEF/QtWebEngine (como Spotify, Discord, Slack, etc.), eu prefiro usar o site mesmo.
Electron e CEF são, essencialmente, cópias do motor do Chrome. Se o Chrome é pesado, eles também são. Pior, são cópias do Chrome totalmente independentes que geralmente atualizam mais devagar. Isso tem 3 consequências negativas:
- Recursos adicionados ao browser chegam muito depois aos apps com Electron.
- Correções de segurança para o motor do Chrome chegam depois aos apps em Electron.
- Como cada app é uma cópia independente do motor do Chrome, o sistema operacional não pode fazer as otimizações que geralmente são possíveis quando há várias cópias de um mesmo programa rodando, piorando o uso de memória.
Eu já experenciei essas desvantagens e desde então tenho sempre preferido acessar o site do negócio. Na minha experiência, as mensagens constantes de “baixe o app!” são a única desvantagem, mas com uns filtros no uBlock isso é resolvido.
Porém, se o app nativo usa algum toolkit realmente nativo (como o Telegram, que usa Qt), então eu prefiro o app instalado, já que não há uma duplicação do navegador.