Sei que eu sou novo aqui, mas eu li essa discussão e percebi que está toda errada, se a ideia é apresentar as vantagens e desvantagens, primeiro se tem que apresentar os conceitos base:
Pra começar é preciso mostrar o que é uma menubar, isso não tem nada a ver com CSD ou não:
Menubar, é uma barra que contém itens dispostos horizontalmente, que quando clicados exibem uma lista suspença com outros itens, técnico demais? Essa imagem exemplifica:

Já adianto que essa barra é completamente dispensável em 100% dos casos logo afirmações sem base como:
Fazem os olhos de um Designer de UX sangrar, as MenuBars são apenas uma forma de dispor informação, não a única, a menu bar tem duas e apenas duas vantagens:
-
Praticamente toda a informação é oculta em menus suspensos, (daí o nome “barra de menus”), isso poupa espaço em UI
-
É extremamente fácil manter as coisas categorizadas e em ordem usando elas
E o numero dois me leva a dizer que isso:
É totalmente equivocado, uma boa barra de menus é por consequência, bem categorizada, caso for adicionar um novo recurso, basta colocar na categoria correta e o usuário vai achar fácil dentro das limitações desse modelo, por exemplo, se for adicionar um filtro no GIMP que renderiza um céu estrelado, basta colocar em “Filtros/Renderizar/Céu estrelado”
Apresentado e desfeito equívocos, e mostrado o que é uma menubar, vamos ao Global Menu, pra começar pra ter um Global Menu, é necessário ter uma barra de menu
Logo, pelo menos nesse caso essa afirmação não procede:
Como ter um global menu, sem ter um menu pra ser global?
Agora sobre vantagens e desvantagens, são as mesmas da barra de menu normal, só com duas diferenças:
-
Vantagens:
- Ocupa ainda menos espaços, já que se funde com a barra superior, se a janela do programa usar CSD ou fundir os botões de controle com a barra ao maximixar, praticamente toda a tela se torna o App, é o maior ganho de espaço possível de um modelo com barra de menu
-
Desvantagens:
- Quando a janela não está maximizada, se cria um gape entre a janela e a barra de menu
- Por mais que se tem itens e ordenação, é um modelo que obriga as pessoas a pensar e isso não é muito produtivo
Embora seja o caso, não é regra
Olha, Ribbon como foi demonstrado permite isso, por exemplo. Eu tenho uma leve impressão que você tem um apego ao modus operandi antigo