Vanilla OS agora suporta repositórios Nix

O Vanilla OS é famoso não apenas pelo GNOME puro, mas também pelo APX, um gestor de pacotes que utiliza containers de outras distros populares, como o Ubuntu, Arch Linux, Fedora e Alpine, para permitir que o usuário instale aplicativos de todos esses sistemas, de forma isolada.

Pois a equipe do Vanilla acaba de anunciar que o APX agora também suporta o repositório Nix, do Nix OS, que tem proposta semelhante de isolar os pacotes, permitindo que eles sejam revertidos e que várias versões de um programa sejam instaladas, para tornar o sistema mais estável e confiável.

O Nix foi integrado ao Apx através da flag “–nix”, sendo assim, um comando de instalação para ele no Vanilla OS fica, por exemplo, da seguinte forma:

apx install --nix htop

Mas antes de tudo, para utilizar o Nix no Vanilla OS, você precisa ativá-lo com o comando:

apx init --nix

Os pacotes instalados utilizando a flag do Nix serão perfeitamente integrados ao sistema e não serão isolados em containers, como ocorre com os demais, mas se localizarão na pasta home, utilizando toda uma implementação dedicada para que funcione corretamente, mantendo tudo isolado da raiz do sistema.

Você utiliza o Vanilla OS?

1 curtida

Estou usando. Ate agora esta ok. Me acostumando com o Gnome puro depois de anos com o KDE.

Puxa, esse é o meu desafio também. Um projeto semelhante ao Vanilla OS, mas contendo o KDE, é o BlendOS, mas o desenvolvimento é mais lento do que o do Vanilla.

1 curtida