Utilizando o seu telefone no Windows 10

Recentemente, eu escrevi um artigo sobre alguns aplicativos de produtividade que eu utilizo no Windows 10 e disse que iria produzir mais alguns conteúdos sobre o sistema da Microsoft.

Hoje iremos falar um pouco do aplicativo “Seu Telefone” que promete trazer uma experiência aprimorada de integração entre seu smartphone e o Windows (embora nem sempre seja bem assim).

Preparado para conhecer esse aplicativo? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o seu telefone.

Instalando e configurando

O aplicativo que vem instalado por padrão no Windows 10 e pode ser baixado de forma gratuita através da Play Store possui várias funções que certamente irão agradar diversos usuários que vão desde receber as notificações até utilizar seus aplicativos Android no Windows (desde que você tenha um dispositivo Samsung).

Para este artigo, estarei utilizando dois smartphones, o Moto G7 Play da Motorola e o Samsung A30s (onde eu pude aproveitar todo o potencial do aplicativo).

O primeiro passo é realizar o download do “Complemento para seu telefone” na Play Store, caso o seu celular não seja da Samsung. Em um dispositivo Samsung, o aplicativo vem integrado ao android, bastando apenas que você ative através das configurações.

Com o aplicativo baixado, basta adicionar sua conta da Microsoft e adicionar o dispositivo escolhido através do código QR que irá aparecer na tela.

Funções úteis, mas ainda tem o que melhorar

De fato o Seu telefone é um excelente aplicativo, mas durante meu uso, senti que as funções que ele oferece ainda não são o suficiente. Dentre as funções temos:

  • Ver as notificações do celular no seu computador;
  • Receber e enviar mensagens de SMS e chamadas;
  • Visualizar as fotos e vídeos disponíveis em sua galeria e salvá-las no Windows;
  • Área de transferência sincronizada entre os dispositivos;
  • Controle multimídia.
  • Utilizar aplicativos android e o dispositivo de forma remota (apenas para Samsung).

Embora todas essas funções sejam bastante úteis para diversos workflows, algumas outras funções seriam muito bem vindas, como por exemplo compartilhar arquivos com o sistema ou até mesmo a exposição do sistema de arquivos, como temos no KDE Connect.

Experiências diferentes

Até pouco tempo atrás, meu celular principal era o Moto G7 Play e embora o aplicativo tenha algumas funções, eu tive uma experiência completamente diferente com meu Samsung A30s.

Para o meu caso, o aplicativo Seu Telefone consegue suprir todas as minhas necessidades que são acessar as notificações, responder uma mensagem ou outra e acessar a galeria do celular para enviar algumas imagens para o computador.

Caso você ache que a solução da Microsoft não seja a ideal, é possível utilizar o KDE Connect no Windows 10 e ter uma integração mais parecida com o que temos no ambiente KDE (ou o GS Connect).

Para complementar este artigo, recomendo um episódio do Diocast que foi gravado entre mim, o Raul Craveiro e o Edson, falando sobre a integração entre smartphone e o computador.

Você conhecia o aplicativo Seu telefone? O que acha dele? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

PS: Gostou desse artigo? Qual tema você gostaria para o próximo?

8 curtidas

Já experimentei, até usava para ver notificações, porém, da mesma forma que você comentou sobre seu Moto G7 Play, o meu Zenfone também não é compatível com todos os recursos disponíveis, que você consegue usar com o seu Samsung.

A lista de dispositivos totalmente compatíveis é bem curta, em relação à quantidade de marcas e modelos existentes, e a maioria é da Samsung, a única exceção que entrou na lista é o Surface Duo da própria Microsoft, como mostra a lista abaixo:

Se o seu dispositivo tem suporte a todos estes recursos, certamente é uma ferramenta muito prática.

4 curtidas

Sim, eu passei a utilizar ele por mais tempo após ter o samsung, antes disso era apenas pra ver notificações…

2 curtidas