Eu queria poder colocar 2 pentes de 16gb, mas infelizmente, só tem 1 slot para upgrade, enquanto o outro módulo já vem soldado na placa mãe.
Sim funciona os dois.
Mas para deixar somente o xe tem que fa,er o procedimento.
Aparente no xe aqui esta funcionando melhor.
Mas leve e otimizado.
Mas ainda não testei vídeos
Aqui é UHD Graphics
E vou ficando com o meu de oitava (Thinkpad, que já está comigo há dois anos e é o meu principal) e com o de quarta (Inspiron, que está comigo há uma década e que virou notebook de testes). E pelo visto, eles vão durar um bom tempo ainda.
O Wayland é maravilhoso, exceto quando ele não funciona direito. Como no meu caso, em que o VMware e o VirtualBox não funcionam direito no Wayland; em que a Máquina Virtual não consegue capturar o Teclado e o Mouse e com isso, os atalhos são aplicados no Host e não no sistema convidado; mas no X11, os dois programas funcionam perfeitamente.
Ou nesse caso, em que o Wayland foi uma experiência terrível:
E em que os desenvolvedores do Wayland estão há dois anos discutindo sobre coisas básicas, e que tem há décadas no X11…
O Wayland apenas será unanimidade se ele funcionar em todos os casos, tal como o X11 simplesmente funciona, sem reclamar muito. Enfim…
… voltando ao assunto…
Infelizmente, não dá pra testar. Uso apenas uma UHD 620.
21:22:47[rapoelho@tocaArch | ~]
$ > lspci -nn | grep -i "vga\|display"
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation WhiskeyLake-U GT2 [UHD Graphics 620] [8086:3ea0] (rev 02)
Queria testar para ver qual é a desse novo Driver.
No meu caso, ficou muito pior que o driver antigo. Vídeos travando mas minha gpu do notebook é compartilhada Intel Xe Iris. Resolvi permanecer com o driver mais testado! Segue o baile!
é isso aí. pra mim tá rodando perfeitamente. mas virão muitas melhorias daqui pra frente. futuramente o i915 será memória. mas enquanto não é, usemos sem medo. o engraçado é que, no debian por exemplo, o xe funciona muito mal comigo. no solus, flui sem problemas.
Era o que eu ia perguntar; se alguém que usar Debian testou e funcionou bem. Pelo visto vou aguardar
.
Tinha achado que funcionava só/melhor com o wayland. Achei que distros com X11 teria problemas.