Ubuntu não hiberna?

Olá pessoal,

Faz tempo que percebi (pelo menos desde o ubuntu 18.04) que não existe mais a opção “hibernar” na área de energia do sistema, apenas desligar e restartar.

Eu imaginei que o hibernar tivesse sido substituido pelo “suspender”, então ontem eu estava terminando de fazer umas coisas e preencher uns planos pra faculdade mas tive que sair rapido, eu apenas bloqueei a tela e fechei a tampa do notebook imaginando que ele fosse entrar em algum modo de suspensão de baixo consumo de energia, acabou que fui pegar o notebook hoje e pra minha surpresa ele desligou por falta de bateria, estava em 0%.

Perdi meus documentos todos (nada muito grave, mas vai me dar um certo trabalho refazer) e provavelmente prejudiquei minha bateria por deixar ele chegar em 0%,

Eu lembro que no modo hibernação deixava meu notebook dias assim numa boa, consumia muito pouca energia. O que houve com essa opção no ubuntu? Como consigo habilitar isso novamente?

Para utilizar hibernação e necessário o equivalente de swap com o que estiver usando de RAM + swap em uso na hora.

Quanto vc tem de ram e de swap atualmente?

1 curtida

Eu li isso pesquisando pelo google, mas acho que não faz sentido.

Que eu saiba, a memoria swap é quando a sua memoria RAM está em 100%. Eu tenho 8Gb de RAM e 8GB de swap.

Meu uso de memoria é muito baixo, é um firefox aberto com umas 4 abas e o libreoffice, não uso nem 50% da minha memoria RAM

Pode não fazer sentido se usa pouca ram, mas para quem usa muita faz-se necessário.

Não podem criar uma regra, nesse caso uma excessão, na ideia que sempre estará usando pouca memória, isso comprometeria todas as outras máquinas que usam mais. Enfim, essa é a regra.

Sim, a memoria swap é justamente pra quem usa muita memória mas o que eu não entendi é o que tem isso a ver com a hibernação.

Na hibernação is arquivos da ram vão para o swap

1 curtida

hummm

Então eu preciso de mais de 8GB pra usar a hibernação ?

veja esse post

2 curtidas

É importante lembrar que por padrão o Ubuntu desativa a hibernação já que esse recurso nem sempre funciona.

A ativação é feita assim
https://www.edivaldobrito.com.br/como-ativar-hibernacao-ubuntu-14-04/

A post was split to a new topic: Habilitar hibernação no PopOS