Ubuntu 21.10 é lançado com GNOME 40, kernel 5.13 e mudanças no tema Yaru

Achai a versão 21:10 mais rápida, a loja continua missão tartaruga mas a gnome software salva!

2 curtidas

Na versão 20.04 LTS e 21.04 estava tendo um problema de tearing com a MX130, na versão 21.10 simplesmente não tem esse problema, não faço idéia do porquê, assim como algum outros bugs e glitches ao desbloquear o notebook

Tô achando bem fluído. A lojinha só da uma engasgada nos primeiros acessos depois ficou de boa. Senti uma melhorada no tema yaru, principalmente no modo dark.

Percebi que a presença da ubuntu-dock não afeta o fracionamento de espaço da tela. Isso achei importantíssimo!

1 curtida

Só tive probleminha com Wayland, alguns aplicativos com flameshot e Insync não abriam. Mas depois que instalei driver de NVidia, começou funcionar normal.

Não entendi o que aconteceu, mas ainda bem que está funcionando normal agora.

Só a dock do Ubuntu que buga um pouco quando tu move os aplicativos favoritos, alguns deles vão abaixo da linha que tem na dock. Mas isso não atrapalha. As versões anteriores eram muito bugado para mim. Tinha que instalar dash to dock original pelo gnome extensions para poder usar a dock.

1 curtida

Pq o ubuntu ainda não adota o wyland como padrão?

Eu usando o kde neon só depois de um tempo fui perceber que ainda era o x11. Tive q fazer logout e logar como wyland. Mancada isso!

Mas desde o Ubuntu 21.04 o Wayland já é o padrão se eu não me engano

1 curtida

Mas Wayland já veio por padrão, que nem @Air_Fryer falou.

1 curtida

Até pq o kde neon é baseado no ubuntu 20.04lts. E eu ainda não tenho bola de cristal pra saber sobre versões futuras!

Mas eu achava que o lts tbm vinha com wayland por padrão assim como as outras distros.

Além do Fedora, que outras distros já haviam adotado o Wayland por padrão em abril de 2020? Manjaro?

O Ubuntu chegou a ter o Wayland como seu padrão na edição 17.10, mas houve uma série de problemas relevantes. O que a Canonical fez foi reverter a decisão e deixar a evolução tecnológica resolver ou suavizar esses problemas.

Esse é o novo comportamento da dock, que se assemelha um pouco com o Mac. Os aplicativos que não estão fixos na barra ficam abaixo da Linha.

1 curtida

Fiz atualização via terminal tudo ótimo porém ao reiniciar perdi o driver de som tive que voltar para versão LTS, vou aguardar novas correções, mas gostei muito da nova versão só acho que a Dock do lado esquerdo já deu o Ubuntu deveria respeitar um pouco o padrão do Gnome.

2 curtidas

Esse tipo de bug acontece quando se atualizado a versão do Ubuntu via terminal o que não recomendo por mais que muita gente o faça e não tenham problemas.

Recomendo instalar o sistema do zero, se tiver /home separada basta formatar apenas a raiz do sistema e criar o mesmo usuário que era utilizado anteriormente.

2 curtidas

Acho que é da versão fiz ela rodar em live pelo pendrive e realmente não reconheceu o som. Vou esperar sair novas atualizações ou outra versão.

Mas valeu pela dica.:wink:

1 curtida

Queria saber o feedback de vocês a respeito do novo Ubuntu 21.10, ele esta com muitos bugs? Ouvi dizer que esta sim com bugs, qual a posição de vocês sobre o assunto? estão usando ou já usaram? conta ai, sua experiencia.

Normal? Estamos falando de uma versão não LTS…

@moderadores melhor mesclar com tópico mencionado, não?

2 curtidas

Cara, estou usando desde que lançou. Para mim está tendo bugs não. Está funcionando normal para mim. Estou até usando como sistema principal.

Mas a loja de software está meio lento.

Até o momento o único bug que tive foi por causa do wayland que apos eu minimizar um jogo aberto e voltar a tela do jogo fica preta e isso não acontece no Xorg.

Esqueci desta parte, Wayland deu problema para mim tmb. Dps que instalei driver da NVidia, ele foi automaticamente para Xorg e parou de dar problemas.

Debian 11 … Windows 11 … coincidência ? acho QUE NÃO

1 curtida