Ubuntu 18.04 Congela!

Ola pessoal sou novo no Linux e preciso de ajuda URGENTE;
Escrevo a partir de Angola entao espero que entendam meu Portugues! Hahahaha

Sou seguidor do canal diolinux ha alguns meses e decidi migrar para o Linux:

Tenho o Ubuntu 18.04.02 instalado em um SSD na minha maquina: Acer Predator Helios 300, Intel Core i7 (7th Gen) 7700HQ / 2.8 GHz, DDR4 SDRAM 16 GB, NVIDIA GeForce GTX 1060.

Meu PC congela de repente e nao posso atribuir a culpa a nenhum aplicativo porque trava repentinamente as vezes usando apenas o chrome e o editor de textos. Apesar que mais frequentemente ao renderizar com kdenlive.

Ja procurei por varias solucoes no google e youtube e nada, estou a dar em doido com isso mas uma certeza eu tenho, pro windows eu nao volto. Ajudem-me por favor.

Instalei o prime para alternar entre uma tarjeta grafica e outra com mais facilidade e o pc congela usando tanto uma quanto a outra.

3 curtidas

O GNOME desse Ubuntu tá meio complicado… isso acontecia eventualmente comigo também. O Ubuntu 18.10 e o que está para sair, 19.04, estão muito melhores nesse sentido. Para continuar com a base Ubuntu 18.04 LTS, recomendo usar uma versão do Ubuntu com outra interface, ou o Linux Mint 19.1, provavelmente sua experiência será melhor.

Como você edita vídeo, certifique-se que você tem um pouco de SWAP, isso vai ajudar também.

2 curtidas

Ola Dio para mim e um enorme prazer falar com vc, olha sigo seu canal e vc me ajuda muito a esclarecer minhas duvidas. Olha, o que voce recomendaria para o meu caso ou o que voce fez para resolver? sera que usando outra interface seria suficiente (se sim, qual?) ou devo migrar para o Linux Mint.

Talvez seja o mesmo problema que tive no meu Acer embora muito menos potente que o seu. Antes de tudo é importante esclarecer que seu notebook não trava por causa da interface gráfica. Rodo o gnome-shell numa maquina muito mais fraca que a sua (Meu notebook). Bom, como falei eu sofria com esse problema de congelamento intermitente até q pesquisando muito achei a solução (pelo menos pra mim) e sempre que formato tenho que aplicar essa correção que descreverei abaixo. Observações: Após aplicar a correção nunca mais tive problemas com congelamento seja fazendo qual tarefa for pesada ou não.

Faça backup do arquivo /etc/default/grub Ex: No terminal cp /etc/default/grub /etc/default/grub.bkp
Adicione parametro intel_idle.max_cstate=1 no arquivo: /etc/default/grub

Exemplo: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash intel_idle.max_cstate=1” salve e feche o arquivo.

Atualizar o grub com o comando: sudo update-grub e reiniciar o sistema!

Ps. Para desfazer a alteração só editar novamente o arquivo /etc/default/grub e remover o parâmetro intel_idle.max_cstate=1 e executar novamente o comando: sudo update-grub e reiniciar o sistema.

Qualquer duvida avise!

12 curtidas

Já tive problemas de congelamento no Deepin e Mint no mesmo notebook (Tb da Acer) meu caso é bem parecido com o do kalebesouza ou seja travava a qualquer momento, o que acabei descobrindo foi que somente acontecia o congelamento quando estava utilizando o WIFI o que fiz então foi usar somente internet cabeada e desligar a Wireless. Vou testar esta configuração do @anon96679446 talvez resolva pra mim :slight_smile:

Apenas pra informação: Esse problema eu tive com qualquer distro que testei: Fedora, Mint, Xubuntu, Debian e etc. Em todas que apliquei a correção não tive mais problema de congelamento.

1 curtida

Caro Kalebe, passei para agradecer.
Sou novo no linux, tentei o Mint, mas sofri com os congelamentos, tentei instalar o 19 em vez do 19.1 e o problema persistiu. Então tentei o 19.1 xfce na esperança de resolver e vive mais uma frustração. Já estava triste de voltar para a lentidão do windows, sabe? Então tentei o Deepin e… Congelou do mesmo jeito.
Passei diiiias procurando uma solução e aí vem você e PIMBA! Na mosca, irmão!

Você salvou muito, meu velho!
O meu Celeron N2920 está voando baixo com o Deepin 15.10.1
Muito obrigado!

2 curtidas

Opa! Que bom que resolveu seu problema. Era um problema q eu achava muito chato, por isso decidi ir atrás de uma solução e fico muito feliz em compartilhar com todos.

o pessoal aqui pode te responder melhor, já que você está falando em especifico do ubuntu e tal, aqui o pessoal tira a sua duvida em menos de minutos ou até uns dias, então aproveite.

1 curtida

Olá, também estou tendo o mesmo problema. Meu PC é um Ryzen 5 2400G, SSD PNY CS900, 8Gb de RAM HyperX, e acontece a mesma coisa eu achava que o meu era por causa de ser um AMD Ryzen, mas se no seu também acontece agora não faço a mínima ideia. O problema é que gosto muito do Ubuntu eu cheguei a usar o Kubuntu que deu bem menos congelamento que ele, mas é complicado quando se gosta de uma interface que buga no próprio PC.

1 curtida

Meu computador é um intermediário bom, não fiz nenhuma alteração no sistema e tenho poucos aplicativos, mas mesmo assim o ubuntu 19.10 estava travando. Por exemplo, não conseguia usar o Chrome + aplicativo do What. Usei a sua dica e meu problema foi resolvido. Abri para testar o Mozilla, o Chrome, o aplicativo do What e outros aplicativos, consigo usar todos sem travamentos. Muito obrigado!

1 curtida

Boa Kaleb! Resolveu o problema que eu estava aqui com meu Dell Inspirion. Ele tinha pequenos atrasos/enroscadas na rolagem e digitação. Fiz o procedimento e ficou tudo “liso” aqui.

Muito obrigado!

2 curtidas

Olá! Testei a solução que o @anon96679446 propôs, mas não resolveu no meu caso.

O que eu fiz foi baixar o driver da minha placa de vídeo (NVIDIA), através do seguinte link: https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br. Fiz isso através de outro SO (dual boot), pois no Ubuntu estava travando em questão de minutos. Depois de baixar, reiniciei a máquina. Na tela de login, entrei no terminal (Alt + F3), loguei com minha conta e segui os seguintes passos:

  1. Entre como root:
    sudo -i

  2. Instale o ‘gcc’ e ‘make’ para rodar o script do driver:
    apt-get install -y gcc make

  3. Rode o script do driver NVIDIA (lembre-se de estar no mesmo diretório em que salvou o arquivo):
    ./NVIDIAxxxxxxx.run

  4. Prossiga com a instalação através do assistente de instalação do script.

  5. Reinicie a máquina:
    reboot

Após isso, não travou mais, e tudo está mais fluido graças ao driver. Espero ter ajudado :wink:

1 curtida

Opa. A minha solução se aplica mais a hardware intel com gpu integrada e de linhas de baixo custo (Inside e Celeron). Que bom q vc conseguiu resolveu o seu problema.

1 curtida

Olá, é preciso digitar algo antes no passo 3? Eu estou conseguindo usar minha máquina, portanto acho que posso rodar o drive com o sistema aberto mesmo, ela só está dando umas travadas de vez em quando.

Apenas se não estiver no diretório do arquivo de driver que você baixou. Se o arquivo estiver na pasta Downloads, por exemplo:
cd ~/Downloads

Top brother, ate o momento após o procedimento topppzera. valew ubuntu 16.04 LTS

1 curtida

O meu dá erro quando executo o script.
ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before
installing. For further details, please see the section INSTALLING
THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver
download page at www.nvidia.com.

Olá, @kalebesouza Vi que a sua solução tem ajudado bastante pessoas. Você poderia me ajudar com isso ? Sou muito iniciante e tenho dificuldade com relação a como fazer determinas coisas que você citou nessa solução. Pode tentar explicar de uma forma que eu consiga entender melhor ?

Posso sim. Qual a sua dúvida?

2 curtidas