Tempo de inicialização SSD + HD com Pop!_OS

Recentemente voltei a usar o Pop!_OS no meu desktop, após alguns meses usando Windows. Enquanto estava com o Windows, instalei um SSD na máquina, de maneira que o sistema e programas instalados ficassem armazenados nele e os demais arquivos no HD. Notei que no Windows, a máquina levava tipo 10 segundos para inicializar e no Pop leva 3 vezes isso… Será que é isso, mesmo?

Execute o comando abaixo e encontre o possível culpado pelo atraso na inicialização.

systemd-analyze blame
1 curtida

Olá!

Você fez uma instalação limpa utilizando o SSD para esse Pop!-OS?
Instalou em modo EFI? No setup do cmos/bios verificou se desativou o secureboot e também o intel rapid start caso seja chipset intel?
Verificou se há algum contador de tempo no boot para caso houver seleção de OS (dependendo de como fez a instalação aproveitando um grub anterior em modo bios compatibilidade…).

Aqui no meu, atualmente esta em 19,979s o boot no Pop. E isso varia de acordo com alguns programas que possa ter instalado que estão carregando com o sistema e coisas do gênero.

Há várias opções para um boot mais lento… precisa inspecionar.

1 curtida

Opa! Sim, instalação limpa, em modo EFI, com secureboot desabilitado. Não verifiquei o Intel Rapid Start. Vou verificar. Valeu!

Já tem um tempo fiz o tópico, não sei se tem programas novos iniciando com o sistema, mas acho que pode te ajudar
Você viu isso

1 curtida

Opa! Valeu!

Os dois que são wait pode remover

Do networkmanager você pode apenas desativar
Do plymouth tem que mascarar

De uma lida no tópico que informo como proceder
Udisk pode desativar da inicialização, pois ele será inicializado. Nos teste que fiz, você ganha um tempinho desativando

1 curtida

Desabilitando somente o plymouth você já diminuiria em aproximadamente 22 segundos, o mesmo é responsável pela tela de inicialização somente estético, você pode seguir este tutorial, e depois desativar e mascarar a unidade no systemd com:

sudo systemctl disable plymouth-quit-wait.service 
sudo systemctl mask plymouth-quit-wait.service 

E no caso do serviço NetworkManarger-wait, você pode desabilitar com:

sudo systemctl disable NetworkManager-wait-online.service

Com isso você, terá um tempo de boot reduzido em algo próximo à uns 28 segundos.

1 curtida

Tem outros procedimentos, caso use home separada no fstab…

Tem otimização de logs e etc…
Veja lá os caminhos

1 curtida

Eu uso Pop!_OS. Não tem grub.
Será que parto direto pra essa parte?

exato, o grub só existe quando é forçado o modo bios compatibilidade, fora isso o padrão é o systemdboot.

Meu sistema tá todo muito estranho. Dando muito freeze… programas lentos para abrir, mesmo instalados no SSD… Não sei qual é que é. E faz apenas alguns dias que formatei o PC e instalei o Pop. Antes disso, tinha testado o Ubuntu 22.04 e também ficava toda hora congelando. Agora mesmo, não quer abrir o terminal.

No caso do Pop ele utiliza o utilitário kernelstup para alterar os parâmetros de boot. Você pode desabilitar opções usando a opção --delete-options, assim:

sudo kernelstub --delete-options "quiet splash"

E confirmar utilizando --print-config:

sudo kernelstub --print-config

Verificando os parâmetros de kernel habilitados na linha:

Kernel Boot Options: <parametros>
1 curtida

Baita diferença. Mas, na prática, não mudou. Hehehe.

Captura de tela de 2022-05-30 21-02-58

Se não mudou então qual foi a diferença que você notou? Você pode verificar o tempo de boot, de uma forma resumida, somente com systemd-analyze, e como citado aqui pelo @swatquest, existem outros procedimentos à serem realizados que podem reduzir o tempo de boot.

systemd-analyze --user blame

Qual a saída dos comandos?

systemd-analyze

systemd-analyze --user

Ao rodar o systemd-analyze blame se vê que não tem mais aqueles processos que consumiam a maior parte do tempo de boot. Mas, na prática, não mudou o tempo de inicialização.

userblame

user

O problema está no pop-upgrade-notify.service.

Demora mais de 1min.

Não conheço popos, talvez possa desativar, mas perderá esta função.

Veja o link , talvez ajude

Acho que o @Dio usa este sistema.

1 curtida