Outro detalhe que parece que alguém postou há um tempo é que o debian 12 está com um bug que não deixa o sistema criar além de 1 GB de swap.
Tái uma boa ideia, vou remover a swap do meu peppermint e dá a ele 8GB de swap para ele ficar mior.
É, o adequado pra um novato num primeiro momento seria uma instalação padrão. Aliás o Ubuntu 24.04 LTS deixa a swap e torno de 8GB neste caso.
Vai muito do uso e do sistema.
No arch deixo sem swap e não tenho problema.
E você pode setar o swappiness para 1. Só usa quando for realmente necessário
Para Windows pode deixar o sistema gerenciar ou
2 GB – 8 GB Equal to the amount of RAM 2 times the amount of RAM
Min igual sua memória
Max 2x sua memória
Já
64 GB At least 4 GB Hibernation not recommended
Os dois min e max em 4GB
@Auder O perfeito será ter RAM o suficiente para que em hipótese nenhuma o OS consiga funcionar com uma RAM absurda para ter o o cache de disco(HD, SSD…) cacheados sem precisar de mover processos ociosos para a RAM, tem que ficar grande o suficiente para que a cache de disco seja maior do que os dados que vc acessa no SSD, e isso nenhuma maquina de usuário desktop pobres como nós vai ter. Se a maquina tiver essa quantidade de RAM absurda o OS vai deixar de fazer swap, não precisa o usuário mexer no swappnes. outra questão é que em alguns computadores específicos o fabricante decida a não ter armazenamento de massa suficiente para a swap ou colocando tudo em somente leitura, nesse caso não tem como ter swap.
Quando vai ser prejudicial? nunca, em nenhuma hipótese a swap é prejudicial, o OS só vai usa-la se a RAM não for suficiente. Se não quer que faça swap então tem que adicionar mais RAM ao invés de usar a força para bloqueio a swap. Se o uso de swap for desenfreado significa que o OS esta mal programado e então precisa de um patch de correção.
Meu Debian está com 8GB de swap.
Parece que você está usando o testing é possível que tenha solucionado isso nele.Esse erro que me refiro é na instalação padrão. De qualquer forma, acho que não chegará a usar esse 1g no meu uso diário, pelo menos não tem passado de 120-130 mb.
Rapaz, mas isso não seria apenas criar na unha?
Deve ter script por ai que cria automatizado.
Aqui, este script aqui foi sugerido pelo @swatquest
Ah sim pra mim não interfere, daria pra mudar, mas não sabia que era um bug. Achei estrando por causa de outras distros Debian-like terem swaps maiores por padrão, o LMDE mesmo é assim, tem swap maior. Enquanto não afetar meu sistema tá ok.
Swap nunca fez mal a nenhum sistema apesar que existe um limite padrão de criação e utilização, se o pc tem 8GB de ram a swap teria que ter o mesmo tamanho.
Agora se o pc tem 16GB pra cima a swap continuaria com 8GB máximo.
E eu achando que estava louco das ideias em querer criar uma swap 32GB para o meu peppermintOS poh quebrei a cara, a comunidade “viva o linux” ví comentários que a galera de lá cria 1TB de swap nas distros deles. Meu Deus kkkkkkk
eu “acho” que, mesmo se você tivesse a hipotética quantidade de 1TB de RAM, haveria uso da swap. por quê penso isso? a swap é para abrigar processos ociosos, liberando memória. ela não funciona em função da quantidade de RAM, mas destes processos ociosos. creio que seria assim.
Depende
Segundo redhat
8 GB – 64 GB At least 4 GB 1.5 times the amount of RAM
Segundo redhat com hibernação
Multiplicar por 1.5 a quantidade da ram
Quer dizer se tem 16GB
16×1024x1,5
Já
Hibernação não recomendada
tenho curiosidade em saber se existe um “ponto de saturação” pro tamanho da swap. explico: voltemos ao exemplo hipotético de você ter 32GB de RAM. bem mais crível. se vc multiplicar por 1.5 vai seu hd/ssd pro saco. independente disso, existe algum tamanho que, a partir dele, não adianta mais aumentar swap porque só perderá espaço? tenho essa dúvida e não consegui resposta.
Tem
Hibernação não recomendada
Só adiciona 4GB
| Amount of RAM in the system | Recommended swap space | Recommended swap space if allowing for hibernation |
|---|---|---|
| ⩽ 2 GB | 2 times the amount of RAM | 3 times the amount of RAM |
| > 2 GB – 8 GB | Equal to the amount of RAM | 2 times the amount of RAM |
| > 8 GB – 64 GB | At least 4 GB | 1.5 times the amount of RAM |
| > 64 GB | At least 4 GB | Hibernation not recommended |
interessante essas métricas. mostra um assunto complexo, embora de fácil entendimento.
Nesta minha instalação do Debian deixei o particionamento por conta do instalador. Tenho 8GB de RAM e o instalador criou uma partição de swap com 8GB. Uso muito a hibernação e não tenho problema.
No Slackware era o mesmo. 8GB de RAM com 8GB de swap, utilizando hibernação.
Pode ser que as distros mais novas sejam diferentes, mas como uso as “véia”, meu esquema dá conta do recado.
Só porque gastar dinheiro com um SSD de +128GB para hibernar é meio caro, mas se quiser, meio que o pobre não tem condição.
Também acho
Mas é o que esta escrito no redhat
Aqui tenho 16GB e não uso swap
Parece que no testing resolveram o problema, só vai ser certo quando estiver na stable
https://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=987503