Geralmente a senha é definida ao ligar o computador pela primeira vez.
Já experimentou ligar para o suporte do fabricante?
Você pode tentar resetar tanto a senha do root como a senha do seu usuário utilizando um pendrive bootável com uma distro Linux no modo live. Aí você faz um chroot no seu sistema instalado, e utiliza o comando passwd para redefinir a senha. O problema é que você precisa da senha para poder gravar a ISO no pendrive no seu sistema atual rsrs. Se você tiver um pendrive com uma distro Linux aí, ou se tiver outro computador que possa usar para gravar a ISO, facilita…
Não precisa, baixa o balena etcher em appimage, dá permissão pelo gerenciador de arquivos (creio que não precisará de senha), baixa uma ISO e coloca dentro… aí fica até a opção de instalar outra distro mais simples pra iniciantes, como Mint ou Zorin
Testei aqui no Debian 11 e:
E @Claudiojose , já aproveitando o que o @Rodrigo_Chile disse, se eu fosse você colocava um Linux Mint ou Zorin nessa máquina. O Debian é excelente, mas não é o melhor para iniciantes em Linux (se é o seu caso). Claro que é apenas uma sugestão, e desde que não interfira na garantia do seu equipamento…
E o suporte do fabricante???
O correto é entrar em contato com suporte.
Mas pode tentar fazer estes caminhos que passei.
Boa noite, irei fazer isso
Obrigado pela sugestão, porque já tentei viu varias alternativas
Meu Deus que situação kkkk, mas agradeço pelas dicas ai de todos, com isso tudo , vou adquirindo mais experiência, vocẽs são 10 , outra situação, sou assinante do HBO plus pela internent tipo netflix, porém pelo linux nao consigo ja tentei nos navegadores que venho que esse linux kk mozila e chrome kkk e nada.
Claro, lhe compreendo perfeitamente, e o pior que por enquanto interfere sim na garantia , mas acima de tudo, já havia usado algumas versões do linux tempo atras, mas agora, estou decidido a aprender melhor sobre , então iniciei com tudo para aprender e as dicas de todos ajudam muito , pelo pouco tempo que venho utilizando, assim, muito voltado para programação neh? Não sei se estou equivocado, desculpe pela ignorância na área . kk
Debian é uma boa distro, mas não é a mais amigável para usuários iniciantes… Meu tutorial abaixo pode ajudar:
Geralmente recomendo o Linux Mint a quem é novato. É possivelmente a distro mais amigável e que mais se assemelha ao Windows.
No mais, seu computador ainda veio com uma versão obsoleta do Debian. A versão Stable atual é a 11 (Bullseye). A versão Testing, que recomendo para uso doméstico, é a 12 (Bookworm). Meu tutorial acima ensina a atualizar a versão.

Vish… Isso está me parecendo que alguém do suporte instalou o Sistema Operacional mais tradicionalmente, manual, ou seja por comandos de terminal, e deixou para o usuário dono da máquina configurar a senha depois.
O problema disso é que, certas distros como Arch, Gentoo, não sei se acontece com todas, se não configurarmos a senha antes de reiniciar o PC, após uma instalação nova, o sistema irá pedir a senha mesmo que ela não exista.
Daí só por chroot ou formatando.
Aconselho o mesmo que o pessoal comentou, verificar no suporte primeiro, talvez por causa da garantia e depois, se não tiver successo, instalar uma Distro mais amigável.
Edited: Quando temos Distros com instaladores automáticos como Calamares, Anaconda, DrakX, estes instaladores já estão programados para não deixar esta bobeira acontecer.

Uma dúvida, @Claudiojose o sistema não pede senha ao ligar o computador? Ou ele já entra imediatamente na área de trabalho, sem precisar de senha?
Boa tarde, galera, tudo bom com vocês? Consegui , liguei no suporte, a senha é usuario kk tem base kkkk, eu nesse sofrimento todo, kk agora consegui instalar ate o modulo de segurança da caixa e normal sem ser pelo terminal , muito top so cliquei em instalar e pronto kk , estou curtindo esse DEBIAN 10
entra diretamente , mas liguei no suporte , a senha é usuario
Pessoal, eu odeio matemática, porém adora tecnologia, venho analisando algum curso tecnólogo na area, como por exemplo , gestão da tecnologia da informação , o que vocês me orienta ou tem algum outro curso na área da informatica que pesa tanto essa parte de cálculos ?