Rolling-Release ou Fixed Release?

Na sua opinião, qual o melhor modelo de distribuição de versões? (Fico com Rolling, muito melhor do que ficar reinstalando)

  • Rolling-Release (Arch, openSUSE Tumbleweed, etc)
  • Fixed Release (Debian, Ubuntu, Mint, etc)

0 votantes

5 curtidas

Prefiro atualização contínua (desde que o sistema seja estável).

2 curtidas

Por isso o openSUSE Tumbleweed é bom, além de ser Rolling-Release ainda tem o YaST, que é o painel de configuração mais completo do mundo Linux

2 curtidas

rpm nem é gente kkkk

Não é gente mesmo, é um gerenciador de pacotes (por sinal muito mais organizado que o APT (.deb) usado pelo Debian/Ubuntu)

3 curtidas

Jura? Kkkk obrigado, migo :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Juro, de nada migo XD

arch/manjaro não tem tanta atenção quanto o ubuntu na hora de disponibilizar as aplicações mas tem um repositório do capeta. como fica o openSUSE para instalar as diversas variedade de aplicativos?

1 curtida

A maioria das aplicações do Arch são inúteis.

Esqueceu do Solus, amigo.

que vc quer dizer com aplicações do arch?

pacotes. (20 caracteres)

Utilizo manjaro e gosto do jeito de atualização do mesmo.

Consegui fazer tudo e melhor que em outras distros, já passei por varias atualizações e todas bem sucedidas até o momento e espero que assim continue

2 curtidas

Fixed>>>>>
So pelo fato de não haver preocupações com atualizações

ser fixed release não significa, necessariamente, que precisa ficar reinstalando…

4 curtidas

Talvez mude de opinião mais tarde, mas sempre preferi rolling release: a promessa de estabilidade adicional não compensa, para mim, ter que esperar a próxima versão da distro, que entupir de PPA/repos de terceiros ou que compilar fora do gerenciador de pacotes para ter os mais novos recursos.

Acho que o quanto você avança no espectro rumo ao rolling release é diretamente relacionado com o quanto você prioriza ter os últimos recursos.

3 curtidas

Sim, mas, quando surgir uma nova versão do sistema, o mais indicado é fazer a atualização limpa.

1 curtida

Todos os pacotes do Arch são instalados e definidos pelo usuário. Se instalar o Arch, só vão ter pacotes inúteis se você instalá-los. Já usou o Arch por acaso?

1 curtida

Eu votei em Fixed Release apesar de estar usando um Rolling Release mas tem um motivo para isso.

Pessoalmente, eu prefiro Rolling Release. Mas no geral, o modelo que melhor funciona tanto para Desktops quanto para Servidores, sempre foi e sempre vai ser Fixed Release.

Eu tenho meu Desktop que uso todos os dias e não tenho problemas em atualizar os pacotes conforme eles vão saindo, afinal estou sempre com esse Desktop. Mas se for para outro computador que uso poucas vezes, para um servidor que precisa estar o mais estável possível ou para usar no trabalho, com certeza vou usar um Fixed Release. Ter pacotes sempre atualizados não é para qualquer caso. Até por isso preferi instalar o Regata OS no meu Laptop ao invéz do Tumbleweed. Ele usa a base openSUSE Leap, tem uma seleção de apps pré-instalados show de bola e com uma base sólida sem precisar customizar muito (Eu só precisei instalar o Softmaker Office NX), não preciso que seja Rolling Release. Eu só atualizaria o Plasma para a ultima versão caso fosse precisar de algum recurso novo mas fora isso, deixo do jeito que está.

Para servidores, você não deve ficar atualizando. Taque a LTS que preferir, configure da forma que precisar e deixe rodando. Desktop tu reinicia, aplica atualizações, instala, desinstala e faz tudo isso. Servidor se instala uma vez, configura uma vez e jamais reinicia. Até por isso que não existe Rolling Release para servidores. Todas as distros dedicadas para esse fim, tendo até suporte para empresas, são todas Fixed Release. A única exceção é o openSUSE Tumbleweed, que não tem suporte para empresas e só dá a opção de instalar como servidor por usar o mesmo instalador do Leap e do SLES, o YaST. Não é nem um pouco recomendado usar Rolling Release em servidores.

E caso saia uma nova Service Pack para o openSUSE Leap ou uma nova versão do Ubuntu, é só dar dist-upgrade e pronto. Atualizado sem precisar reinstalar.

5 curtidas

Novamente, não necessariamente…depende de qual sistema está falando…

1 curtida