(Resolvido)Partição ntfs somente Leitura sem dual boot

Oi Gente tudo bem, então, eu recentemente decidi entrar no mundo linux de vez e deixar o windows de lado, então formatei a minha maquina com o POP_OS, porem quando eu estava com o windows eu tinha uma partição do meu hd principal que eu deixava arquivos pessoais e etc, porem quando vim pro POP_OS essa partição ficou em “Somente Leitura” não consigo manipular ela, muitos falam pra min ir no windows 10 e desativar a inicialização rápida, mas eu não to usando dual boot e sim somente o linux, como eu resolvo esse problema?

Não sei se já tem esse tópico no fórum, mas procurei bastante e não achei :slight_smile:

1 curtida

Tem que desativar a hibernação e o fast boot no Windows e ver se a partição tem as permissões de escrita (o que provavelmente tem)

Olha com calma os tópicos que tem várias soluções:
https://plus.diolinux.com.br/search?q=acesso%20parti%C3%A7%C3%A3o%20ntfs

mas esse é o problema amigo, eu nao tenho o windows no HD, logo nao tenho como desativar o fast boot, e como eu vejo se a partição de escrita?

olhei esses topicos ate o ultimo e nao consegui achar um que resolvesse

Eu estou num sistema só Linux desde que formatei essa máquina, então não tenho uma partição NTFS para testar, mas pelo que me lembro, a solução é:

  1. Ejete a partição do Windows somente leitura.
  2. Crie uma pasta qualquer vazia na sua home (por exemplo /home/usuario/windows)
  3. Identifique o /dev/ correspondente à partição do Windows (se não souber, abra no Gparted e veja a coluna partição da linha que tem NTFS). Vou usar /dev/sda3 nesse exemplo, veja no Gparted qual a partição correspondente!
    ksnip_20201011-121222
  4. Monte a partição pelo terminal, instruindo para deletar a hibernação do Windows: sudo ntfs-3g -o remove_hiberfile /dev/sda3 /home/usuario/windows
  5. A pasta /home/usuario/windows deve ser agora uma versão leitura-escrita da partição com NTFS.
  6. Se deu certo, consegue ler e escrever na pasta /home/usuario/windows, reinicie para poder usar normalmente no boot seguinte.
3 curtidas

Obrigado cara, essa solução deu certo aqui comigo :slight_smile: <3

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.