Após a suspensão do sistema no Zorin OS 18 (baseado no Ubuntu 24.10, kernel 6.17.0-14), o sistema às vezes retoma, mas a tela permanece preta (sem sinal). O sistema continua funcionando (ventoinhas/LEDs ativos), mas o monitor não exibe imagem. Somente uma reinicialização forçada restaura o vídeo.
Agora você explicou o problema detalhado e vou te dizer..
Eu já tive esse problema no linux mint 22.1 Xia quando eu usava o FX-8350 com a 6500XT em dual boot com o peppermint na época pois o kernel do Xia entrava em conflito com os drivers da 6500XT
Eu resolvi temporariamente substituindo o kernel 6.8.0-28/29 se não me engano MAS… temporariamente como disse.
Eu reportei seu problema para a IA gemini se ela pode ajudar e aqui está as soluções se caso você queira analisar.
Esse comportamento de “tela preta após suspensão” é um clássico de kernel e drivers de vídeo, especialmente em sistemas baseados no Ubuntu 24.10, que utiliza versões de kernel e Mesa muito recentes.
Considerando que o sistema continua ligado, o problema geralmente é o handshake entre o driver de vídeo e o monitor que falha na hora de “acordar”.Aqui estão os caminhos mais eficazes para resolver isso no Zorin OS 18:1.
Desativar o Modo de Suspensão Profunda (Deep Sleep)Muitas vezes o kernel tenta colocar o hardware em um estado de energia (S3) que a BIOS ou o driver não conseguem restaurar corretamente. Mudar para o modo s2idle costuma resolver.
1° Abra o terminal e edite o arquivo do GRUB:
sudo nano /etc/default/grub
2° Localize a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT.
3° Adicione o parâmetro mem_sleep_default=s2idle dentro das aspas. Exemplo:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash mem_sleep_default=s2idle”
4° Salve (Ctrl+O, Enter) e saia (Ctrl+X).
5° Atualize o GRUB: sudo update-grub e reinicie.
- Reinicialização do Driver de Vídeo (Script de Retomada)
Se o driver “trava” no estado de baixo consumo, podemos forçar o sistema a recarregar as configurações de vídeo no momento da retomada.
Crie um script em /lib/systemd/system-sleep/:
sudo nano /lib/systemd/system-sleep/fix-video
#!/bin/sh
case $1/$2 in
post/*)
# Força o reconhecimento do monitor
echo “detect” > /sys/class/drm/card0/device/power_method
;;
esac
(Dê permissão de execução: sudo chmod +x /lib/systemd/system-sleep/fix-video).
Nesse caso o script precisa está mais ou menos assim como na imagem abaixo.
- Ajuste de Gerenciamento de Energia da GPU
No Zorin (GNOME), o GDM (gerenciador de login) às vezes entra em conflito com a suspensão. Tente desativar a suspensão do monitor separadamente da suspensão do sistema nas configurações de energia, ou verifique se o Wayland está ativo.
° Se estiver usando Wayland, tente mudar para Xorg na tela de login (clicando na engrenagem no canto inferior direito).
O Xorg costuma ser mais resiliente com suspensão em kernels recentes.
- Parâmetro de Kernel para AMD/NVIDIA
Se você estiver usando hardware específico, adicionar amdgpu.dc=0 ou nomodeset (como último recurso, embora este último tire o desempenho) pode ajudar a isolar se o problema é o recurso Display Core do driver.
Dica de mestre: Da próxima vez que acontecer, antes de puxar a tomada, tente o atalho Ctrl + Alt + F3 para ver se o terminal (TTY) aparece.
Se aparecer imagem no terminal, o problema é apenas no servidor gráfico, e não no kernel inteiro!
Como está o comportamento dos logs do sistema (journalctl -b -1 -e) após um desses travamentos?
Eles costumam dar a pista exata se o driver de vídeo “crashou”.
Quando falamos de GPUs das séries R7 e R9 (arquitetura GCN mais antiga), o problema de “tela preta no resume” no Ubuntu 24.10/Zorin 18 é quase certamente um conflito de driver.
Essas placas vivem em um “limbo”: elas podem usar o driver antigo (radeon) ou o driver moderno (amdgpu). Por padrão, o Linux muitas vezes carrega o driver antigo, que tem um gerenciamento de energia (DPM) bem problemático com suspensão.
Aqui está o “pulo do gato” para ele resolver isso:
1. Forçar o Driver Moderno (AMDGPU)
O driver amdgpu é muito mais estável para retomar de suspensões. Ele precisa dizer ao kernel para ignorar o driver antigo e usar o novo.
1° Peça para ele abrir o terminal e editar o GRUB:
sudo nano /etc/default/grub
2° Na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, ele deve adicionar os seguintes parâmetros: radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1
° SI = Southern Islands (R7 240, R9 270, 280, etc.)
° CIK = Sea Islands (R7 260, R9 290, 390, etc.)
Salvar, rodar sudo update-grub e reiniciar. Isso faz a GPU rodar com a tecnologia mais atual disponível para ela.
2. Desativar o “ASPM” (Active State Power Management)
Essas GPUs R7/R9 às vezes entram em conflito com o gerenciamento de energia do barramento PCIe da placa-mãe ao acordar.
Se a dica acima não bastar, ele pode adicionar este parâmetro também no GRUB: pcie_aspm=off
3. O Truque do Terminal (Workaround rápido)
Se ele estiver no meio de um trabalho e a tela ficar preta ao voltar, antes de reiniciar no botão, ele pode tentar:
1° Pressionar Ctrl + Alt + F2 (para entrar no terminal cego).
2° Esperar 2 segundos e pressionar Ctrl + Alt + F1 (ou F7) para voltar para a interface.
3° Isso muitas vezes força o driver a fazer o re-init do sinal de vídeo para o monitor.
4. Firmware da GPU
Como o Zorin 18/Ubuntu 24.10 é muito novo para essas placas, vale conferir se os pacotes de firmware estão completos: sudo apt update && sudo apt install linux-firmware
Essas GPUs R7 e R9 são verdadeiros “tanques de guerra”, mas o gerenciamento de energia delas no kernel 6.x às vezes precisa desse empurrãozinho manual para entender que o monitor precisa ligar de novo.
Isso é só uma solução temporária rapaz, depois que montei um Ryzen isso não aconteceu mais.
Espero que isso ajuda, você pode analisar e verificar se algumas dessas soluções podem resolver seu problema.
Eu só fiquei curioso com o que você disse sobre a série RX pois as GPUs RX6400 pra cima não vejo nenhum problema com kernels mais novos.
Eu fiz o voto lá no site, espero que isso te ajude de alguma maneira.
Uma ótima semana.