"Receitanet Corrompido!" - Linux Mint

Eu usei esse tuto aqui para instalar o java 13. De resto fiz o mesmo do colega acima.

Programa mal feito, precisa do java 13 para instalar e do java 8 para funcionar.

Segui os passos informados e FUNCIONOU! Realmente trata-se de um bug entre as versões do JAVA (precisa do JAVA Oracle para instalação e o OpenJDK para rodar 100%).

Apenas usei as opções 2 e 4 e deu certo. Muito obrigado. Uso Debian.

Boa tarde, colegas!
Sou fã incondicional do Linux, mas esse tipo de procedimento para conseguir rodar um programa da RF é que faz o nosso sistema operacional não ser tão bem aceito pelos os usuários do rWindows. Alguém tinha que por esse programa na lojinha para só clicar em instalar e pronto. Jesus! rs

2 curtidas

Olá @ocram2702,

Todo ano é esta realidade: algo como “em busca da configuração, da instalação ou do tutorial perfeito” para fazer o programa funcionar. Já tive sucesso por alguns anos, o que me fez ter a confiança e a certeza de que o programa de fato funciona para distros linux e atende ao que se espera dele dentro do ambiente linux. Mas depois de alguns anos me cansei, é muita volta para tentar ter acesso ao software, muitas vezes não temos tempo na vida cotidiana para isso. Outras demandas se sobrepõem a esta de ficar configurando o programa para funcionar. Quem deve disponibilizar o programa perfeitamente funcional é quem o desenvolve. Estas soluções por terminal e configura daqui e dali, etc, mesmo que seja um copia e cola, demanda um tempo, que nem sempre as pessoas tem. Preferem usar onde já consideram que funciona.

Tenho consciência de que o problema não é o linux em si, porém entendo que está faltando aquele detalhe de acabamento na instalação do programa que faz toda a diferença para o usuário leigo.

Já foi até proposto neste outro tópico que fosse criado um tópico mais geral para conversar sobre as possíveis melhorias a serem feitas para atender ao público leigo, as ações que quem usa distros linux deveria fazer para estimular que estes programas fossem disponibilizados de forma mais amigável, etc. Se tal tópico vier a ser criado acho seria bom não restringir ao programa da RF, mas incluir também outros programas que nos fazem viver situações similares e causam o mesmo problema (como emissão de nota fiscal, acesso a bancos que usam o programa Warsaw, entre outros).

Só fico na dúvida se as empresas que produzem estes programas acham que a relação esforço/benefício não compensa diante da demanda potencial de usuários que irão se beneficiar. E aí só para falar que não tem fazem uma versão para mac e linux. Aquele papo de que o mercado de tecnologia quase todo é predominantemente windows, etc. Sei que isso não justifica afinal tem de atender a todo tipo de público, mas talvez ainda considerem que os usuários linux são apenas os amantes do terminal e configurações, ou pessoas que lidam com programação e desenvolvimento no dia a dia. Talvez considerem que os usuários linux lidam bem com os softwares, mesmo entregando o programa na forma que entregam. Potencial para funcionar multiplataforma todos estes programas tem e já estão quase lá. O que está faltando é esse detalhe de acabamento na instalação e atualização do software, quando for o caso. Até isso ocorrer, muita gente vai viver todo ano, mais um capítulo da saga “em busca da configuração/tutorial perfeito…”

1 curtida

Também recebi a mensagem dizendo que o programa estava corrompido, mas após rodar o programa como ROOT e tentar enviar novamente recebi uma nova mensagem informando que meu endereço estava diferente do informado na base da Receita. Após corrigir o endereço eu consegui fazer o envio com sucesso.

Conforme sugestão já dada por aqui o problema é o java. Para funcionar sem erro é só instalar JDK 1.8. Pode ser o da Oracle ou o OpenJDK. Como uso com frequência o Oracle JDK, só fiz alteração no link de acesso ao programa no Desktop assim:
De: /usr/lib/jvm/java-14-oracle/bin/java -Xms128M -Xmx512M -jar /home/edson/ProgramasRFB/IRPF2020/irpf.jar
Para: /usr/lib/jvm/java-1.8.0-openjdk-amd64/bin/java -Xms128M -Xmx512M -jar /home/edson/ProgramasRFB/IRPF2020/irpf.jar
Obs: Para instalar o OpenJDK siga as orientações do travail.

Rapaz já ODEIO java, uma mentira dos infernos, ficam os fanáticos falando que é uma maravilha, java roda tudo, é portável e não precisa alterar nada, pois bem, com o openjdk a declaração travava toda hora, clicava e nada acontecia, instalei o java da oracle, consegui completar a declaração, mas a desgraça não enviava, voltei para o openjdk só pra poder enviar, deu erro na declaração, voltei pro java da oracle, consertei e consegui enviar, não é por nada não, mas acho que seria mais fácil dar o calote.
Obs: Não vejo a hora do java entrar em total decadencia e desaparecer por completo da face da terra, o linguagem nojenta, estupidamente verbosa e cheia de bugs

1 curtida

Olá, tive o mesmo erro e estou usando windows, consegui enviar a declaração evitando todos os seguintes problemas:

  • Dava esse erro de “instalação corrompida”: resolvi reinstalando o java no local padrão (antes não estava) e reinstalando o receita.net. Antes disso tentei informar o local mas não funcionou.

  • Enviei a declaração diretamente pelo receita.net. Porque li em outro forum que enviar pelo IRPF2020 pode dar esse mesmo erro;

  • O item acima evita um problema que tive anteriormente: o IRPF não conseguia enviar a declaração porque ela estava aberta no próprio programa: para enviar tive que reiniciar o computador, abrir o programa novamente e enviar a declaração só selecionando ela, sem abrir;

Esse programa é tão difícil de lidar que é mais fácil listar os “problemas para evitar” do que um tutorial “do que fazer”, se vocês souberem de algum outro problema comentem ai.

Boa sorte com o leão. :lion:

1 curtida

Então, eu fiz algo mais fácil, ao invés de todos esses passos, só instalei o Openjdk-jre
e mudei o atalho na area de trabalho pra executar o programa da receita com o Openjdk ao
invés do Java da Oracle.

1 curtida

Aqui mandei pelo proprio programa de declaração de IR.
Aparentemente o programa da receita não suporta os javas
mais recentes.

Obrigado amigo, você me salvou.

1 curtida