Quando teremos uma emulação efetiva de Mac OS X em PCs?

Vários sistemas operacionais são atualmente facilmente emulados em PCs, tanto em Windows, Linux e BSD, mas, o Macintosh e seu s.o. ainda são um grande desafio, apesar de alguns projetos tímidos e de alguns sucessos em virtualização. Quando teremos um método acessível para emular esse sistema? Quais tem sido os impedimentos? Motivação? Arquitetura?

1 curtida

Creio que 99,999999% do problema seja por questões legais, visto que o Mac OS roda na mesma arquitetura após a migração para os processadores da intel, porém tudo é proprietário. Os famosos kexts que tem no hackintosh não é um procedimento legal, e até a imagem do sistema é distribuida gratuitamente para ser rodada somente em dispositivos da Apple.

Como uma empresa de software de virtualização, desenvolvera um ambiente 100% compativel para tal sem cometer alguma ilegalidade como quebra de patente ou algo do tipo?

PS: Linux, Windows, BSD e afins são liberados para rodar em qualquer dispositivo.

3 curtidas

Depende, aplicações CLI já tem como rodar, e aplicações XQuartz podem ser compiladas diretamente pra Linux (o Deepin faz isso com alguns programas inclusive) agora rodar como o Wine faz é complicado por um simples motivo:

A cada versão do sistema a Apple muda a API Level o que quebra qualquer tentativa de se desenvolver uma camada de compatibilidade

Acho que respondi a questão

2 curtidas

Questões de legalidade à parte, os hackintoshes estão bastante avançados, rodam como Mac normalmente. Eu, tbm, tenho dois sistemas do macOS instalados. O Mojave e o Catalina beta.

1 curtida

Não sou o único curioso sobre esse tema:
Darling: alguém já usa/usou?

2 curtidas

Além da questão de legalidade e compatibilidade que já mencionaram aqui, rodar um MAC em máquina virtual é muito pesado. Já testei algumas versões de MAC OS em VMware, pois roda MUITO melhor que no virtual box, mas mesmo assim dá pra sentir um pouco de peso e dependendo da versão, após instalar NÃO DÁ pra mexer.
Seria uma boa instalar em uma máquina real, um Hackintosh, mas acho que só compensa o trabalho pra quem faz alguns trampos que realmente necessita nele, como designer por exemplo.l, mas não quer gastar comprando um computador da Apple

2 curtidas

Mas uma solução tipo Wine apenas para rodar aplicações exclusivas de Mac seria interessante não acha?!

1 curtida

Seria mesmo, aí daria para aproveitar que o sistema também usa a estrutura parecida e daria pra resolver dependências mais fácil. Talvez

Pois é, como eu mencionei, tbm uso o sistema da Apple, ou seja tenho a versão Mojave (10.14) e a versão beta Catalina (10.15) que rodam muito fluidamente no meu HW. Este último, que apesar de ser versão beta, me pareceu bem + rápido que o seu antecessor.
Qdo chegar em casa faço o UP da foto do bicho.

2 curtidas

ja usei o leopard no pc com metodos ‘hackintosh’ e sinceramente funciona mas nao vi vantagem alguma em usar mac os. talvez pra alguma app especifica mas fica nisso. continuo no mint ate segunda ordem.

2 curtidas

Utilizei por bastante tempo um hackintosh, mesmo possuindo um macbook pro, pois na época meu pc era 300x mais forte q o mac, quando “meio que abandonei” de vez o mac passei a utilizar o linux e sinceramente não vejo vantagem alguma em utilizar o mac hoje em dia principalmente que muitas aplicações que utilizava no mac tinha que usar o macports ou homebrew. Pra quem acha que o hackintosh é um “bicho de 7 cabeças” não é isso não, na época bastava criar um dstd e um ssdt coisa que era super simples, bastava extrair as tabelas com everest e editar as mesmas, instalação sempre utilizei o cd original da apple e nunca tive grande problema para resolver apesar do meu hardware não ser na época “compatível” principalmente a placa mãe que era uma Rampage IV Extreme.
Quem deseja testar o mac, no vmware roda perfeitamente basta após a instalação do mesmo instalar o vmwaretools do fusion que os problemas de desempenho são resolvidos.

1 curtida

ja ouviu falar o hackintosh?

Sim, mas, a idéia aqui é sobre emulação mesmo, a finalidade seria apenas execução de softwares em particular e não “adaptar” o sistema inteiro.

sinceramente e mais facil vc instalar o sistema inteiro que fazer emulacao de mac… entao a sua resposta ao topico e ( nunca )

1 curtida