Qual a melhor distro para um notebook touchscreen?

Estou querendo ressuscitar o notebook antigo da minha irmã com o Linux, mas estou em dúvida sobre qual a distro e qual interface gráfica ficaria melhor nele. As configurações são as seguintes:

HD de 320gb
4gb de memória RAM
Processador Intel Celeron 847, dual core 1,1ghz (sim, terrível)
Tela touchscreen

Recomendo ir testando já que problema de driver no Linux é igual loteria pode não funcionar em uma distro mas em outra sim, recomendo testar o Pop!_OS e o Xubuntu em LiveCD já pode dar sinal de como ficará o status da distro (mesmo algumas vezes realmente não sendo 100%)

@geordieguy olá!

Possivelmente uma distribuição baseada em Gnome vai acabar te atendendo melhor, porque conforme o Dio mesmo já citou em alguns vídeos dele o Gnome é razoavelmente amigável para utilizar com toques. Um sugestão para ter uma performance menos sofrível é optar pela instalação “minima” das distribuições que você decidir testar.

1 curtida

Gnome seria uma boa o ponto impeditivo é o processador, vai engasgar bastante

Pois é, o gnome é o ideal para telas touchscreen, mas não creio que o processador desse notebook dê conta de rodar um sistema com gnome

1 curtida

Distro não tem, mas DE pode ser que seja o Gnome; sugiro testar o suporte ao seu hardware, e dá a preferência pelo Gnome Shell. E olhe que sou user KDE Plasma, então não é coisa de fanboy recomenda o Gnome. O ponto a se pensar é se o novo Gnome tá mesmo pronto para 4GB de RAM como aparenta ser e se o consumo de CPU será baixo para o sistema ser viável, pelo touchscreen seria o Gnome minha opção hoje.

1 curtida

Eu não tenho certeza se essa última versão do Gnome conseguirá rodar sem engasgos em um Celeron :neutral_face: , minha recomendação é instalar o Gnome e tentar deixá-o leve

Edit.: Se optar pelo Ubuntu na instalação se não me engano tem a opção de instalação minima acho válido testar em LiveCD e depois fazer a instalação :slight_smile:

Um teste com um live distro baseado em Ubuntu deve ser suficiente para tirar todas essas dúvidas. Eu recomendo testar versões mais recentes do Gnome porque o consumo de memória dos releases 3.3x está menor que os anteriores.

1 curtida

Então o problema nem é a quantidade de Ram é o processador que realmente é muito fraco :frowning:

1 curtida

O meu notebook é touchscreen, e usei um pouco o Gnome dessa forma e não foi tão intuitivo! A dash ñ é tão responsiva.

1 curtida

Qual distro e qual versão do Gnome?
É que dependendo a versão do Gnome isso pode influenciar na usabilidade…:slightly_smiling_face:

imagino que em ssd ia melhorar o desempenho e o pop os seria uma boa opçao

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.