Problemas com wifi no gentoo

Estou fazendo uma instação do gentoo em um dos meus notes,que nunca saiu do linux mint ou arch,mais agora com o gentoo estou tendo varios problemas com wifi,seja com iwconfig,ifconfig,net-setup. de jeito nenhum ele conecta,eu sei que esse note tem um bloqueio padrão para isso,mais é facilmente resolvido com :

rfkill unblock wifi

Mais dessa vez ele não está conectando de maneira alguma.
Então,ja que não é a primeira vez que lido com um problema parecido, eu gostaria de usar o celular para rotear internet para meu note,e eu não lembro como.Não sei se ja teve um topico como esse ,mais video eu ja vi,mais não ò acho novamente,mais se eu tiver criando um tópico que ja existe,porfavor mandem o link e deletem esse. (Claro,ajuda com configuração de wifi em si , tambem é bem-vinda!)

1 curtida

@RuKsu o convoco

2 curtidas

:wave:t2:

Gentoo é um sistema operacional “bem particular” para o usuário e para a máquina por causa de ele ser muito modular. Inclusive até os problemas que aparecem são bem particulares. Muito difícil digitar no Google e achar soluções rápidas, é preciso entender o problema por estuda ele, a instalação, a máquina que vai ser usada, o perfil do usuário, os aplicativos, software e tals. Até as opiniões sobre o Gentoo são bem pessoal e particular.

:male_detective:t2:Então para começarmos a “caçar” o problema, precisariamos saber o máximo de dados possível:

  1. Se seguiu algum tutorial e qual?
  2. Como foram feitas as partições.
  3. Na instalação qual foi o Stage 3 escolhido.
  4. Como foi configurado as Flags, o make.conf.
  5. Como foi configurado o Kernel.
  6. Qual é o modelo, arquitetura, processador, memória, armazenamento do laptop.
    Etc…

Todos estes dados são bons para caçar problemas no Gentoo :+1:t2:.

  • Já sabemos algo sobre o WIFI mas pode ser outra coisa como ACPI por exemplo. Se fosse no meu Gentoo eu iria começar por pesquisar o item 6: O modelo do laptop e depois seguirmos com as flags corretas, a configuração mais certa do Kernel, qual comandos usar no terminal e etc…
  • Outro detalhe para adiantar, digita no terminal lspci -k para indentificarmos os drivers que o Kernel está usando, copia e cola aqui para nós.

:warning:Daqui para frente não precisa ler porque é opinião pessoal e particular minha sobre Gentoo, mas fica a vontade para ler :blush:.

Tem várias coisinhas que fazem do Gentoo um sistema especial para aprendizado e, como eu posso dizer, pessoas que gostam de desafiar o Sistema Operacional, mas isso significa que precisa de um tempo disponível e vontade de ler. Eu sempre digo, quando eu quero desafiar um :video_game: game é o game que eu quero desafiar então Windows é meu Sistema Operacional favorito. Já desafiar o Sistema Operacional daí com certeza é o Gentoo :penguin:.

Eu por exemplo segui muitos os tutoriais do Mental Outlaw mas 80% do meu sistema foi configurado de maneira diferente do dele, pode ser por causa do tipo de máquinas, países diferentes, ele é de NY USA, eu sou do Brasil, software diferentes, perfils de usuário, filosofia. Mesmo eu tendo assistido várias vezes os vídeos do Mental Outlaw e outros no Youtube e na net, eu precisei ler bastante o handbook, fórum deles além de aplicar os conhecimentos que obtive com Arch e demais Distros, Ubuntu que foi a que eu mais usei.

Até para comparação o Gentoo é muito particular e pessoal. Por exemplo, minha comparação entre Gentoo vs Arch, minhas 2 Distros Linux favoritas:

Gentoo ele induz a estudar mais e dedicar mais tempo para ele. Mesmo depois de instalado todos os software e pronto para uso, o Update dele exige que continuemos a estuda-lo antes de tomar decisões. Eu ainda não consegui 100% o meu Gentoo e nem quero. Quero que o Gentoo fique me desafiando sempre. O Portage é um verdadeiro professor de Universidade “Te apresento o tema e o problema mas a solução e conclusão fica por conta dos alunos.”

Arch é do tipo KISS (Keep It Simple “Sir”) estudamos para instalar e depois que ele está rodando 100%, é usar e esquecer. Mas muitas vezes, para cada novo software instalado, ele requer que o usuário faça um prévio estudo antes. Updates e Upgrades no Arch são “hyper fáceis.” O Pacman já é aqueles tipo de professores de auto escola, ele fica ali ensinando mas se o aluno pisa no pedal errado ele corrige.

Gentoo exige mais aprendizado e tempo.
Arch oferece mais eficiência para que o usuário tenha tempo pra estudar outras coisas.

Eu por exemplo, já tem 25 dias que estou com o Gentoo e tem um monte de coisas que eu preciso estudar para arrumar e isso é bem particular de cada usuário, software e hardware.
Digitar em Japonês e Irlandês (Os inputs eu já acertei, os outputs que eu ainda estou estudando sobre)
O ACPI, as teclas fn, o brilho e o som (estes eu manualmente configuro por alterar os dados de seus repectivos arquivos de sistema, mas toda vez que reinicio o laptop eles voltam ao padrão).
Tem coisas “chatinhas” que eu preciso fazer manualemente para assistir o F1TV por causa da taxa de audio deles, mas dai a maioria das outras coisas param de funcionar, Youtube, Music, as Vídeos Aulas do CS50, Japonês e Irlandês. Então eu tenho de configurar o arquivo do ALSA toda vez que quero ou assisti F1TV ou re configurar para os demais sons. Mas tem o PA para isso. O Gentoo não é muito amigo de programas “bloated” compatível com tudo que ve pela frente. A filosofia do Gentoo é minimalística e modular. Para manter o Gentoo magro é preciso continuar os exercícios, senão ele engorda fácil.

Ishi tem um monte de coisas para configurar aqui que vou levar muito tempo para deixar 100% o Sistema. E, como eu disse, para ser sincero não quero isso, eu quero que o Gentoo continue me desafiando sempre, porque com isso eu continuo atualizando meu aprendizado em Linux e Sistemas Operacionais, Kernels etc e porque faz parte do meu hobby, estudar :innocent:

Tudo isso que eu digitei é particular e pessoal do Gentoo no meu perfil, máquina, hardware e software. Então com certeza pode ser mais fácil ou não, vai depender de cada pessoa e máquina. Tem até um tópico que criei, fica a vontade e ver ele também:

Bom, quando puder, informa o modelo do laptop para nós tentarmos resolver o problema. :grinning_face_with_smiling_eyes:

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Ok,obrigado pela atenção,vou mostrar a saida amanha…

No caso o note é um lenovo G40-70,e o hardware em questão é o do meu perfil.
i3 4005u
hdGraphics4400
4 ram
320 de espaço.
Esse é meu note “principal segundario” pois é por ele que acesso o forum.
Não é a minha primeira instalação gentoo,mais é a primeira vez que tenho algum problema especifico.

O handbook do gentoo.

Não configurei nada,está no inicio da livecd (do gentoo)

Se esse problema persistir vou instalar pelo arch,mesmo sendo mais chatinho…

ok ,vou olhar agora!

1 curtida

Ah entendi. Então o livecd do Gentoo é bem limitado em drivers WiFi. Se você puder tentar instalar ele através do cabo de rede.
O Comando lspci -k oque ele retornaria?

Outra dica caso não consiga usar cabo de rede é: tentar instalar o Gentoo através do livecd de outras Distros como Mint, Ubuntu, Fedora, Manjaro… O livecds destas podem dar mais suporte a drivers WiFi.

1 curtida

Vou deixar para amanhã…
Sim ,Acho que vou optar por outra livecd,vai me evitar problemas.Amanha volto aqui e mostro a saída

1 curtida

Perfeito. Então continuaremos amanhã :grinning_face_with_smiling_eyes:
Eu irei durmir também, então boa noite e bom descanso ae :vulcan_salute:t2:

1 curtida

A configuração do Gentoo pelo LiveCD e outra distribuição (ou mesmo a partir de outra distro já instalada, extraindo o Stage 3 numa partição livre) é bem tranquila e dá para seguir o handbook praticamente sem nenhuma alteração. Quer dizer, menos a seleção de mirrors, que deve ser feita manualmente – mas não é nada de outro mundo, só colocar o mirror que você quer na variável GENTOO_MIRRORS do /etc/portage/make.conf e seguir o jogo.

Apenas para preguiçosos de carteirinha (como o que vos fala)

Um atalho que eu aprendi nas minhas peripécias com outras distros source-based é rodar make localyesconfig antes de compilar o kernel. Isso vai “escanear” o kernel que já está rodando e configurar o kernel a ser compilado para embutir os mesmos módulos. Isso automatiza muito do trabalho de formiguinha de identificar driver aqui e aculá no lspci.

O grande porém é que você ou vai ter que embutir firmware proprietário junto com o kernel (e identificar o firmware exato usado pelo seu PC), ou vai ter que ir atrás de todos os drivers que carregam firmware proprietário e transformá-los em módulos (em vez de estarem embutidos), que no geral são espertos o suficiente para carregar o firmware apropriado da /lib/firmware sozinhos. Se você é preguiçoso assim como eu, vai preferir a segunda opção.

No meu caso, eu tive que ir atrás da listagem dos drivers de som, áudio e vídeo e passá-los de * para M.

Se você tiver que embutir firmware proprietário para o dispositivo de armazenamento, aí só sobra a primeira opção.

2 curtidas

Essa foi a saida…

Ok,vou tentar trocar o livecd.
Vocês tem alguma preferencia de livecd de outras distros? por mim ou eu pego a do arch ou eu pego um manjaro i3…

Minha única indicação é pegar alguma distro com o último kernel LTS ou posterior, que é o que vem oficialmente no Gentoo. Como RAM está meio escassa aí, é bom pegar algum ambiente leve, especialmente se pretende navegar na internet enquanto o SO compila.

1 curtida

isso está tranquilo,estou com outro computador do lado.

Estava com ideia de pegar o void,eu sou totalmente “noob” nele,ele é lts(kernel)?

Não posso afirmar com certeza porque não o uso, mas como o Void é rolling release, eles provavelmente ou têm o último kernel LTS (5.10), ou o último kernel “principal” (5.14), e ambos vão servir.

1 curtida

Ok,acho que vou pegar ele com xfce,a interface não é tão importante,so que quero ter certeza que não vou ter dor de cabeça com net.

Atualização: Vou começar agora a instalar/compilar, me parece que o void conectou sem mais imprevistos,qualquer coisa eu volto aqui… :sweat_smile:
(Obs:o void está usando o 5.10)

2° Atualização (5 horas depois) : a instalação ocorreu 100% aqui. Está tudo como deveria estar…
Realmente o problema como wifi parece mesmo que era o livecd gentoo, então se alguem estiver vendo esse tópico do futuro,tente levar em conta isso. Obrigado a todos que comentarão aqui :smile:

3 curtidas