Problemas com som e imagem no Linux

Boa noite comunidade,

Tenho um computador rodando o W10 e já venho um tempo tentando mudar definitivamente para o Linux, testei 3 distros, o ZorinOS, o Linux-mint(Cinnamon) e Ubuntu 20.04 e em ambos tive o mesmo problema, não consegui habilitar o som na minha tela com entrada HDMI e não consegui habilitar duas telas, quando uso somente na tela VGA aparece som, mas usando somente na HDMI não sai e quando dou boot com as duas conectadas não sai som algum, quero mudar para o linux e essa tem sido minha única dificuldade atualmente, em todas as distros eu tentei tudo que consegui encontrar na internet tanto por comandos no terminal como por alterações via menu de tela e som. Tenho uma configuração: AMD A6, Radeon R5, Placa mãe A68MHE. Desde já agradeço e continuarei tentando a transição!!

No caso não teve diferença ao testar porque elas são da mesma base, Ubuntu. Tenta o Manjaro, ou Gecko Linux, ou Fedora ou Solos, pois são de bases distintas.

1 curtida

Veja se ajuda, funcionou pra mim no mint cinnamon

@JG22 Obrigado pela resposta, vou testar essas que citou, desde que comecei a acompanhar o canal do Diolinux eu tô muito ansioso para mudar de S.O. meio que cansei do Windows e também ver a liberdade que o linux oferece. sanando esse problema pretendo ficar somente com ele. Agradeço mesmo a resposta rápida e espero voltar contribuindo também com quem precisa!!

@mrkalvin Vou copiar aqui e fazer um teste no mint, vou organizar um dual boot e testar tanto sua recomendação como a do JG22 e dou um retorno aqui quais funcionaram, obrigado pela resposta rápida e pela atenção, espero poder estar ajudando em algo futuramente!!!

testa o fedora pq ele trás pipewire que um sistema de som mais moderno.

Depende muito da interface gráfica… xfce não vem com pipewire, gnome costuma vir, plasma aceita mas em geral não vem. Então, o ideal é ver qual DE se quer e daí resolver se precisa instalar pipewire, daí se resolvem os problemas que decorrerem disso

Fala Talls, desculpa a demora na resposta, início de período na faculda e muita correria, eu vou salvar aqui sua dica e como as demais eu vou testar assim que possível e volto deixando aqui os agradecimentos e o que deu certo, obrigado demais a você e a galera pela disposição e ajuda!

Valeu Rodrigo, to reunindo todas as iformações que stão me passando e assim que testar eu falo, mas todas estão sendo de grande ajuda no meu aprendizado linux, não só para resolução do meu problema mas também para conhecer melhor esse novo universo . Muito obrigado por tudoi mesmo galera!!

1 curtida

No Windows o HDMI é habilitado e acertado automaticamente, mas nas distros de Linux é preciso fazê-lo indo à configuração de monitor e às preferências de som.

No Linux Mint MATE basta:
. abrir o menu e digitar “Monitores”. Na janela que se abrir será possível ver as duas telas e acertar seu alinhamento;
. clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone de volume na barra de tarefas, selecionar “Preferências de som”, clicar em “Hardware” e, no menu “Configurações para o dispositivo selecionado”, escolher opção com “Saída Digital Stereo (HDMI)”.

Dependendo da interface gráfica, o caminho é diferente, mas não muito diferente do que está descrito para o Mint MATE.

Fala Sérgio, tudo jóia? Espero que sempre! Essa sequência de ações eu já tentei visto que ela sempre aparece em vários tutoriais uqe acessei e até um vídeo no canal do Diolinux mas não surgiu essas opções, tentei também redefinindo e reinstalando Alsamixer e alguns outros comandos que aparecem em fóruns e também alterações de arquivo, mas nada deu solução, por isso abri aba para ver se tinham opções diferentes de tratar o problema tanto de audio como de tela, para tela fiz todo o processo que informam usanado o -rdanr e -xrandr. MAs agradeço a dica, vou tentando e chegando em uma solução que possa usar isso eu comento aqui.

1 curtida

Tudo bem! Fica a dica para outros iniciantes. Já quebrei a cabeça para fazer funcionar som na TV em HDMI, até sacar que nas distros Linux, comumente, o não funcionamento é apenas questão de ajuste e configuração. Teu caso é outro, então, e parece se tratar de incompatibilidade inicial com hardware (é o preço que os sistemas Linux pagam por não serem padrão de mercado da indústria de computadores). Espero que tua questão se resolva logo. Os demais colegas do fórum já estão dando aquela ajuda caprichada!

Fala galera, primeiramente agradecer a todos pelas dicas e informações após muitos problemas e reinstalações dos S.O.‘s para teste, a solução acabou sendo colocar um cabo P2 para auxilixar a conexão do HDMI na minha TV eu não tinha reparado mas ela tem entrada Line-in, o que solucionou no meu caso o problema de som, quanto ao uso de duas telas não consegui resolver. Acabou que não consegui usando todos os comandos que encontrei e pesquisei, penso que pode também ser uma limitação do meu hardware. Mas sou muito grato, ainda será meu S.O. secundário, mas enfim entrei no mundo linux rs’ e vou me aprimorando com o tempo. Estou ansioso por aprender cada dia mais e espero voltar podendo ajudar e contar com vocês nas próximas descobertas desse novo mundo opensource. Fiquem todos bem e mais uma vez, obrigado por tudo!

1 curtida