Problema na instalação do Linux

Boa noite,
Meu problema é o seguinte:

Quando eu dou boot no pendrive com a ISO, (estou tentando instalar o ZorinOS) aparecem algumas opções (ZorinOS, ZorinOS safe graphics), mas quando seleciono alguma delas, a placa de vídeo desliga, a fan dela desliga e não dá mais vídeo. Já tentei instalar o KDE Neon também, mas ocorre o mesmo problema.

Eu tenho uma RX550 da Afox

1- Como fornecer boas informações
2- Qual software de criar pendrive de boot você usou?
3- O secure boot foi desativado na BIOS?

1 curtida

suporte oficial já tem, veja: AMD Radeon Software for Linux 20.30 lançado e suporta o Ubuntu 20.04.1

tentou escolher o boot “normal”?

Mas o que o driver prioritário tem haver com “já tem suporte”? Os drivers open source vem antes e são o recomendados para um usuário normal.

1 - Eu não consigo instalar essa ferramenta, porque utilizo windows e não consigo acessar o linux pelo pendrive
2 - Utilizei o Rufus
3 - Não alterei nada na BIOS, preciso desativar o secure boot?

O problema é que não consigo nem acessar o Linux para a instalação, porque depois de selecionar um opção de boot (“Try ZorinOS” ou “Try ZorinOS + safe graphics”) minha placa de vídeo desliga sozinha e não consigo mais prosseguir.

  1. Não use o Rufus, crie o pendrive usando Balena Etcher
  2. Desative secure boot e fast boot na bios
    Aí deve rodar a distro em live, daí deve dar pra fazer o 1.
2 curtidas

Fiz todos os passos (exceto o fast boot pois não achei essa opção na minha placa-mãe da colorful) e minha placa de vídeo continua desligando após selecionar uma dessas opções:

1 curtida

Nenhuma das 3 funciona? E vc recriou o pendrive usando o Etcher?

1 curtida

Tentei as 3 primeiras opções e minha placa de vídeo continua desligando. Sim, recriei o pendrive usando o Etcher.

1 curtida

Sugiro testar outra distro, com base diferente - Manjaro ou Fedora… mas ainda assim é algo esquisito… pode ser algo no hardware, como simples sujeira nas ventoinhas da placa…

1 curtida

Eu posso tentar usar outra distro (Até agora só tentei baseadas em ubuntu). Eu montei meu computador eu mesmo semana passada, talvez tenha instalado algo errado, só que o windows 11 funciona normal, já joguei e instalei programas. Realmente é bem esquisito, eu já havia feito dualboot no meu computador antigo, porém era uma com placa de vídeo integrada da intel. Mas obrigado pela ajuda

Ah, tá com Windows 11? Desativou secure boot e TPM na BIOS?

Apenas desativei o secure boot, vou tentar desativando o TPM

1 curtida

Não sei ao certo como desativar o TPM mas tentei colocar de TPM 2.0 para 1.2 e não deu certo. Vou tentar outra distro, se não funcionar ficarei ligeiramente preocupado

Placa RX550 de marca Afox funciona nas distros Linux.

1 curtida

Bom, pelo menos o problema não é a placa

Eu consegui rodar o linux usando outra distro, mas agora baseada em Debian (CuteFishOS). Por alguma razão distros baseadas em Ubuntu não funcionam comigo (tentei ZorinOS e KDE Neon). Deveras curioso

1 curtida