POP OS exige um hardware mais performático? Quais distros são mais recomendadas para configurações não tão possantes?

Quero migrar de distro e pretendo testar algo diferente. O Pop OS me parece ser uma distro bem elegante e eficiente. Porém estou com receio de instalá-la pois ela não aparenta ser das distribuições mais leves. O meu computador é novo porém seu hardware já é antigo. Se puderem falar um pouco sobre ou talvez indicar distros mais enxutas quando à exigência de hardware eu ficaria agradecido.

1 curtida

Sabe me dizer quais são as especificações da sua máquina?

bom, Distros boas para Hardware antigo eu sempre recomendo o Lubuntu, Linux Mint, Linux Lite e Peppermint. A melhor forma de definir qual é a melhor/mais adequada para você e sua máquina é testando tanto numa maquina virtual quanto na sua própria maquina física (isso demandaria muito tempo e análise)

2 curtidas

Hoje ela roda o Ubuntu com o KDE Plasma - que é uma interface relativamente pesada - de forma satisfatória. Estou migrando mesmo por conta de alguns bugs do sistema na inicialização. Falei um pouco sobre nesse tópico.

Sistema Operacional: Kubuntu 20.10
Versão do KDE Plasma: 5.19.5
Versão do KDE Frameworks: 5.74.0
Versão da Qt: 5.14.2
Versão do kernel: 5.8.0-43-generic

Essas são as principais configurações de hardware.
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 2 × Intel® Celeron® CPU J1800 @ 2.41GHz
Memória: 3,7 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa DRI Intel® HD Graphics

1 curtida

Bom, se você tiver paciência pra formatar tudo de novo pode usar estas distros que citei, usando a interface XFCE (que é uma das mais leves que existe)

2 curtidas

Pop!_OS não é um SO bom para micros fracos. Seria melhor procurar alguma distribuição que utilize o Xfce, LXDE, LXQt ou MATE. Por experiência própria, posso recomendar:

Linux Mint (MATE ou Xfce)
Xubuntu
Lubuntu (é meio feio, mas se você não se importa com isso, pode ser uma boa ideia)
Manjaro Xfce (oficial)
Manjaro LXDE ou LXQt (comunitárias)
Peppermint

Testei todas elas num micro mais fraco ainda que o seu e todos funcionaram bem. Acabei ficando no Linux Mint Xfce porque me adaptei melhor nele.

3 curtidas

POP OS não seri o mais indicado para sua maquina, aliais, nenhuma distro com gnome.
Procuraria distros com Mate ou XFCE são DE mais leves que o KDE.

2 curtidas

Oque me diria do Linux Mint com a Cinnamon? Me parece mais agradável…

Pra ser sincero eu prezo bastante por uma interface gráfica visualmente agradável. Porém se o preço a se pagar por um bom desempenho e estabilidade for um visual não tão refinado… O ideal pra mim seria o equilíbrio.

Com o Linux Mint XFCE você poderá modificar algumas coisas do painel pra deixar levemente parecido com o Cinnamon.

E mesmo nessa interface mais simples, é um sistema muito bonito, especialmente se usar no Dark Mode.

Eu testei o Linux Mint Cinnamon nesse meu netbook e em outro notebook mais forte, mas com o chip gráfico mais antigo. Ambos ficaram um pouco lentos. No seu notebook, que possui um chip gráfico mais forte que ambos os notebooks que testei, talvez rode melhor.

Lembrando que os notebooks que testei são bem antigos (Core 2 Duo T5750 e Celeron 743 são BEM mais fracos que o Celeron J1800), logo o seu vai ter um desempenho bem superior aos meus.

A melhor maneira de você descobrir se vai ficar bom é testando. Pode ser que rode numa boa.

1 curtida

Para poupar seu tempo, recomendo ir direto para o Xfce. Com relação a distros, vai de você, se quer algo extremamente (e isso não é necessariamente ruim ou bom) atualizado, ou se quer algo relativamente atualizado, ou ainda algo que é recente, mas nem tão mais atual.

Extremamente atualizado: Arch Linux
Relativamente atualizado: Solus, OpenSUSE, Fedora
Recente: Ubuntu

Se quiser simplicidade, acho que o Xubuntu é uma boa ideia. Se não gostar da base Ubuntu, tem o Fedora com Xfce (é uma spin do Fedora), mas aí já muda de categoria.

1 curtida

Manjaro não seria uma boa ideia também? A DE principal do Manjaro é Xfce.

1 curtida

Na verdade não gosto muito dessa distro, então não recomendo ela.

1 curtida

Já ouvi falar mas ainda não pesquisei sobre. Fazendo isso agora!

Vou de linux mint Cinnamon! Se caso o desempenho não me agradar irei de Manjaro!

Boa sorte!

Meu único receio vem da minha necessidade de ter alguns programas pra Desenvolvimento. IDE’s, Servidores e coisa do tipo. Não sei como o quanto essa distro é amigável com eles.

Então, já que atualmente você está usando o Kubuntu, talvez seja melhor você ir pegar alguma distro com base Debian. Assim, pode tentar o Linux Mint (Xfce ou MATE) e o Xubuntu.

1 curtida

bom…a grande maioria das distros (Debian e Ubuntu por exemplo) e seus derivados tem esses programas nos seus repositórios oficiais

1 curtida

eu uso o pop os numa máquina bem modesta (i3 m380 e 4 de ram ddr3), e não tenho nada a reclamar, uso até maquina virtual do windows 10, mas conferi aqui em comparativos, ao que paarece esse seu processador apesar de anos mais novo perde em performance por uma boa margem, não recomendaria nada acima de xfce pra ele (ainda mais que não falou nada sobre ser ssd ou hd). usa o mint xfce, já vem configurado, com a maioria dos apps que você já instalaria depois. uma dica pra melhoria de performance é diminuir ao máximo o swapness, coloque em 5

1 curtida