Partição swap ou swapfile?

O que é melhor usar, partição swap ou swapfile? Se eu crio uma partição swap durante a instalação, o arquivo swapfile não é criado automaticamente?

E a pergunta principal, se eu não criei a partição swap durante a instalação, eu posso depois de instalar, deletar o swapfile e criar uma partição Swap com o gparted? Pq com o gparted é mais fácil manipular o tamanho do swap né, em vez de manipular aquele swapfile q é uma tarefa mais ingrata…valeu…

1 curtida

swapfile é mais fácil de gerenciar

Adicionei um script no fórum para isso

qualquer coisa é só apagar o arquivo e criar outro

3 curtidas

Por outro lado, partição swap pode servir a mais de uma distro instalada num mesmo computador.

2 curtidas

O mesmo pode ser dito de um swapfile, basta colocá-lo em uma das partições em um comum e especificá-lo na fstab de cada distribuição.

Em geral, um arquivo de swap é bem mais flexível que uma partição. Num esquema com partição de swap, teria que passar pelo procedimento arriscado de redimensionar o disco (provavelmente com um LiveCD) se quisesse redimensionar. Num swapfile, é desativá-lo, criar outro com o mesmo nome no mesmo lugar, e reativá-lo.

O script do @swatquest inclusive ajuda a automatizar a “burocracia” de criar um swapfile.

6 curtidas

Eu uso swapfile, acho melhor para gerenciar.

Como sou do "tempo antigo¨, ainda estou usando partição de swap. Mas na minha próxima instalação pretendo passar a usar swapfile, que pelo que eu andei vendo é mais vantajoso.

Lembre-se que swap ou swapfile são iguais a seguro: se vc tem, não quer usar! Avalie solucionar de vez o problema com a adição de mais memória RAM, os preços estão relativamente baixos pelo benefício que dão! A impressão de ser mais fácil gerenciar no gparted é porque vc sabe como alterar a partição de um disco, mas ainda não aprendeu a configurar o swapfile. Tudo parece difícil até ser feito! A vantagem do swapfile é que não corre risco de perda de dados (mesmo que pequeno, ainda existe) nas partições que vc precisar redimensionar.

1 curtida

somente se vc não usa hibernação no seu notebook. Caso vc hiberne, o swpafile ou partição swap vai ficar ocupada impedindo vc de iniciar outra distro e obrigando vc necessáriamente sair da hibernação da primeira distro pra depois trocar para segunda.
O melhor mesmo e mais seguro é usar swapfiles distintos.

3 curtidas