(OPINIÃO)O fim do suporte ao Windows 7 pode ser bom... Para o Linux

Recentemente a Microsoft encerrou o seu suporte com o Windows 7, e com isso, muitos usuários ao redor do mundo acabaram sendo afetados. E acredite se quiser, o Linux como um todo poderá sair ganhando nessa história na minha opinião.

Muitas pessoas preferem não utilizar o Windows 10, devido às suas constantes atualizações inesperadas e suas falhas de segurança, o alto consumo de recursos e que obriga, em muitos casos, comprar um computador ou peças mais potentes apenas para utilizar o sistema moderno.

Comprar um computador aqui no Brasil é muito caro, ainda mais quando alguém não tem o conhecimento adequado e acaba escolhendo alguma “gambiarra” aleatória, pagando o triplo do que realmente aquela máquina vale. E muitas vezes a pessoa fica Refém de uma máquina ruim e com um sistema que não consegue suprir as necessidades dela.

Eu sei que pode ter pessoas que irão torcer o nariz quando vê alguém comentando que Linux serve para máquinas antigas, além disso, não é qualquer distribuição que pode ser instalada em qualquer tipo de máquina. A ideia é tentar não utilizar um sistema operacional que gaste muitos recursos de sua máquina, então, o próprio usuário ou algum conhecido que entende um pouco mais dessa área precisa estar disposto a realizar uma pesquisa de um sistema e atenderá os recursos daquela máquina e as necessidades do usuário final.

Portanto, o Linux pode ser uma ótima maneira de conseguir fazer uma economia, e é claro que a pessoa também vai ter que estar disposta a abrir mão de pelo menos uma parte do potencial de sua máquina. Dependendo da distribuição que ela quer escolher, terá que ter ciência que algumas coisas ela não vai conseguir fazer, um ótimo exemplo são os jogos, dependendo da máquina até emuladores podem acabar dando uma engasgada.

Vale lembrar que não é toda máquina que está utilizando o Windows 7 é uma lata velha quase inútil, tem máquinas que realmente são muito boas, mas a grande maioria é é um hardware defasado. Muitas vezes comprado em uma promoção ou parcelado em inúmeras vezes em uma loja de varejo, e essas máquinas apenas servem para realizar tarefas básicas como fazer pesquisas, montar planilhas, e documentos.

Eu sei que tem pessoas que fazem parte desse fórum e que também curtem o novo sistema da Microsoft, eu não tive uma experiência boa utilizando o Windows 10, A minha máquina não é potente o suficiente para rodar Windows 10. E ainda bem que eu acabei conhecendo a distribuição Linux Mint, que está sendo sempre atualizada, e continua funcionando perfeitamente no meu hardware que é muito antigo.

5 curtidas

Irá vir usuários de Windows 7? Provavelmente sim. Serão muitos? Acredito que não.

Essa galera que usa o Windows 7, ou vai mudar pra Windows 8, 8.1, 10 ou vai continuar no Windows 7, assim como tem gente que ainda usa Windows XP

Se o usuário tiver programas que só funciona em Windows, dificilmente mudará para alguma distro linux
Muitos nem devem conhecer o mundo linux ou tem preconceito :confused:

Se as distros linux fossem mais conhecidas, seria mais provável vir uma parcela considerável de usuários do Windows 7 :slight_smile: :v:

6 curtidas

Realmente o Linux poderá Ser beneficiado pelo Fim do Windows 7,Mas a Comunidade de linux em si precisa ajudar esse pessoal que nunca Fez Uma formatação,é ou que nunca utilizaram linux,muitos que provavelmente tem uma maquina com o Windows 7 tem receio dos Sistemas do Pinguim :frowning: :penguin:

alem do problema comum da comunidade de tecnologia em si,certos tipos de pessoas que se acham os “Caras de TI”(que chegam ao limite da hipocrisia),que alem de fazer de tudo para dizer que o linux é ruim(mostrando argumentos Ridiculos e sem nexos)
image

diz que o seu hardware não presta,Insulta sua maquina,diz que é pra tu largar sua maquina e investir numa nova
image

mas tambem existem pessoas sensatas como os dois da primeira imagem acima,que pelo menos tentam mostrar que o linux não é um bicho de 7 cabeças

5 curtidas

Li uma vez um comentário em imglês que dizia assim:
“Quem usa linux são hackers, comunistas e filhos do diabo”

3 curtidas

é bem por ai mesmo uma certa parcela principalmente no Brasil pode ser que resolva usar seria até legal se a comunidade ajudasse essas pessoas mostrando que não é tao difícil usar e apresentando distros fáceis como o Mint e o Ubuntu

Já vimos antes essa história com o final da vida do Windows XP. Com isso certamente alguns poquíssimos usuários que entendem um pouco mais de informática (i.e., sabe formatar um computador) deem uma chance ao Linux, mas a maioria ou se forçará a continuar no Windows 7 ou se renderá ao Windows 10.

O que quero dizer é que o fim da vida do Windows 7 não mudará nada.

1 curtida

O primeiro comentário pode até ser descartável dependendo da pessoa, isso se o usuário tiver boa vontade e disposição a se adaptar a uma nova ferramenta.

O Segundo, não tem como discordar, no Win10 cada coisa (som funcionando, controlador e volume por exemplo) é um aplicativo diferente que consome recursos da máquina.

O terceiro é um típico filhinho de papai que só pensa no próprio umbigo, acha que todos tem condições de comprar um pc moderno.

Eu vi um YouTuber falar algo parecido, Rodrigo Baltar, conhece?

Pois é cara, tem comunidades de Linux que são cheias de pessoas que se acham superiores por causa de uma distro. Isso afasta os novatos também, e quem tem boas intenções tem que trabalhar dobrado para criar uma boa imagem da comunidade.

É bem provável que isso aconteça, mas eu estou tentando ser o mais positivo possível. Eu sei que tem muitos lugares que ainda utilizam sistemas antigos, inclusive em um hospital particular da minha cidade que usa Windows 98 ou 2000 (vi de relance).

1 curtida

É complicado isso mas em toda comunidade tem pessoas assim, aqui mesmo já vi vários casos como esse principalmente quando o assunto é Windows no caso se for ao contrario do que aconteceu na print que você posto, então não da pra julga eles se tem pessoas na comunidade Linux que faz a mesma coisa e falo por experiência eu mesmo já fui xingado aqui só por falo que algo funciona melhor em Windows do que no Linux e a pessoa me xingo e disse que ia continua com o problema mas não iria usa Windows pra soluciona o problema, sei lá né meio que não tem nada de diferente nas duas comunidade.

1 curtida

Olha, que o linux terá algum benefício nisso, sem dúvidas ele terá, mas não espere muito, é como já postaram aqui, ou vão para o 8.1 ou migrarão para o windows 10, será o mesmo que foi na época do fim do xp, a maioria esmagadora migrou para o 7, certeza que será o mesmo com o 10.

Atualmente, o windows 10 está bem melhor que o 7, digo isso por experiência própria, meu hardware é antigo já, foi feito na época do 7, tanto que ele é recomendado para o mesmo, mas no windows 10 a performance é muito superior que usando o próprio win7.

3 curtidas

Se a Microsoft continuar ferrando o windows e se a comunidade não atrapalhar o Linux em geral, Talvez ganhe espaço… Mas so o tempo dirá kkkkkk

2 curtidas

Acho que pessoas que possuem um certo domínio com PCs, já migraram ou migrarão um dia ou pelo menos usa os dois sistemas sem problemas. Eles não seriam afetados por isso. Mas o povo iniciante certamente é, e ai que entra o trabalho de pessoas como o Dio por exemplo, como influenciador/divulgador.

O que as pessoas mais leigas precisam é de informação e tornar o empecilho dessa possível migração somente se algum app específico não funcionar em Linux.

1 curtida

Rodrigo Baltar, conhece?
Não conheço, nem quero conhecer. :grin: Mas pelo teor do comentário, deve ser um desses influenciadores de minions, adépto da teoria da Terra Plana, seguidor de Olavo de Carvalho… kkkkkk

1 curtida

Por essa razão eu tive que refazer o Dual Boot com o Windows 7 mesmo, já que a faculdade que eu ainda irei começar utiliza esse sistema. Os meus arquivos importantes estão todos dentro do Linux, enquanto os supérfluos estão no Windows.

Os trabalhos eu tentarei deixar em nuvem sempre que possível, a cada atualização eu irei jogar esses arquivos para garantir que eu tenha sempre eles.

O cara era YouTuber de Fifa, mas fala que quem usa Linux é barbudinho zoado que mora com a mãe.

Dependendo do que você vá fazer na faculdade, dá para rodar tudo no Linux mesmo. Dá uma conferida nesse tópico, não sei se chegou a vê-lo:

1 curtida