Opções de backup gratuito na nuvem?

Tenho um HD Externo aqui para meus backups, porém além de muito lento, não sinto muita confiança na saúde dele… Gostaria de ver uma opção de backup na nuvem, mas antes eu queria saber se existe alguma alternativa free que me ofereça pelo menos uns 50Gb de armazenamento gratuitamente.
Caso não haja, quais alternativas pagas que recomendam?

Btw, já ouvi falar em Dubox e Terabox, porém não senti nem 1% de confiança nas empresas e preferi não utilizar.

3 curtidas

Olá @Grucci tudo bem contigo?

Os dados que você quer guardar são sensíveis ou importantes para você? Caso sejam, acho bastante arriscado confiar nos serviços gratuitos. Eu utilizo o OneDrive da Microsoft (pago) há mais de 5 anos e nunca tive problemas, mesmo já tendo feito algumas “burradas” sempre consegui recuperar meus dados.

Com 50GB de espaço “grátis” o único serviço que me ocorre é o Mega.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Na faixa, só o Mega, e talvez precise de 2 ou 3 contas.

1 curtida

Aqui no Mega tá dizendo que só dão 20Gb de graça…
Depois vou dar uma olhadinha nos valores das opções pagas. Não queria ter que pagar porque esses últimos meses foram bem puxados pra mim, mas tô vendo que vai ser o jeito.

Pior que todos que estou vendo aqui, são pagamento mensal, o que piora muito pra mim… Acho que o jeito vai ser criar várias contas no Mega mesmo.

Já deu uma conferida no NextCloud? Além de ser em código aberto, você tem a possibilidade de construir a sua própria nuvem. Se for diretamente pelo serviço deles, penso eu que eles disponibilizam 5GB de armazenamento.

:wave:t2:

Na minha opinião, salvar dados importantes nas nuvens é o mesmo que confiar eles a um terceiro para tomar conta. O melhor a fazer é como disse o @eddiecsilva, serviços confiáveis, como os da Microsoft, Google, Amazon, Apple.

Daqui para baixo irei citar como eu uso serviços Cloud hoje em dia. Não é necessário ler até porque acho que vai ficar um texto grande :sweat_smile: :relaxed: :joy:

Hoje eu uso 5 serviços Clouds, os que citei acima mais o MeWe que tem 8gb gratuito. Google Drive onde eu tenho o maior espaço. Tinha comprado um plano anual tempos atrás.

Se pararmos para analisar, muitos dos dados que guardamos podemos facilmente achar na internet, ou seja já temos um serviço Cloud de “armazenamento infinito” que é a própria internet. Exemplo, quero tirar uma dúvida de um comando do bash, digito na Internet e pronto… Posso até salvar no bookmarks/favoritos aquele link com as explicações. Quero escutar uma música: Internet. Quero assistir um vídeo; Internet. Quero estudar: Internet. Quero procurar empregos: Internet. Então salvo os links como favoritos e pronto.
Eu até desenvolvi o Firefox para se paracer com Desktop e os bookmarks parecerem como pastas, diretórios e arquivos.

Então praticamente já temos um serviço de “armazenamento cloud/nuvens infinito”.

Eu venho me policiando sobre “coisas importantes” que eu mantenho em meus armazenamentos nas nuvens. Hoje eu só guardo coisas nas nuvens que não tem como achar na internet como o Evento da Formula 1 em Interlagos-SP , que eu fui em 2011. Tenho estes dados guardados nas nuvens desde Quinta até Segunda, periodo que fui assistir a Formula 1. De uma certa maneira esses dados eu não acho na Internet. Trabalhos de cursos, projetos profissionais que fiz também não acho na Internet. Esses sim eu guardo nas nuvens e no meu cérebro.

Mas guardar músicas, vídeos e tals, que temos disponíveis na Internet, não vejo mais a necessidade, eles já estão guardados nos sites específicos, como se fossem nosso serviço de “armazenamento cloud infinito”.

Bom uma ressalva aqui é que antigamente, a internet era mais difícil, (temos lugares no Mundo que a Internet ainda continua bem difícil), eu costumava guardar músicas, vídeos, filmes, jogos etc… todos estes entretenimentos, porque eu não tinha acesso fácil a Internet, 80% do tempo era off line, porque as coisas eram caras para o meu bolso.
Hoje, 200% com acesso a Internet (ISP local e móvel), eu cheguei a conclusão que não preciso guardar mais nada destes dados, já que por aqui os serviços de internet são bons e estão nas “pontas dos meus dedos”.

Então eu fui me adaptando, posso escutar músicas, assistir vídeos, games (claro que tem os que precisam estar instalados no disco) sem precisar ter eles mais no meu computador, ou seja, serviços de stream como Youtube/Music, Netflix, Amazon Video/Music, entre tantos outros, já me atendem perfeitamente e diminuem o espaço que eu preciso. Hoje uso cerca de 30gb de dados guardados, a grande maioria são os vídeos do evento da Formula 1 2011.

Outro detalhe, eu costumava salvar vários manuais de tecnologia, idiomas e etc… e quando eu ia procura-los não encontrava de tão baagunçado que ficava meu computador :rofl:. Mas hoje eu encontro eles facilmente pela internet e como eu disse, salvo os links nos bookmarks de maneira organizada.

Lembrando que isso é o meu perfil de como uso os serviços Cloud.

Como sugestão para aliviar espaço é ver se os dados guardados estejam disponíveis na internet, podendo apenas salvar nos bookmarks como links favoritos.

Já os que não tem na Internet como eventos particulares, trabalhos de cursos, materiais profissionais (que neste caso é aconselhável ser bem redundante, guardando repetidos back ups em varios lugares diferentes.) então sim guardar num serviço de nuvem e ter um backup local também é legal.

Reforçando nas nuvens prefira serviços confiáveis.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Agora, com a Xbox Cloud Gaming (que considero o melhor serviço de cloud gaming), com uma assinatura acessível da Game Pass e um controle de Xbox qualquer (mesmo genérico), você pode usar qualquer navegador, em qualquer dispositivo, para jogar jogos triple-way que normalmente fariam peças do seu computador atingirem o ponto de ebulição. Tudo ficou mais fácil com os serviços on-line. Não vejo motivo para querer se distanciar das corporações que facilitam tanto nossa vida.

1 curtida

Recomendo pagar R$69,90 por ano por 100 GB no Google Drive. É pagamento único anual.

Só pra lembrar (isso é importante quanto à segurança/sigilo dos teus dados)

6 curtidas

Usei essa frase num vídeo que estava editando ontem, adoro hehehe

5 curtidas

Pelo visto vou criar uma conta no Mega, ou até usar meu Drive pessoal mesmo (Dependendo de quantos gigas forem dar no final) só pra backup dos arquivos que uso na edição dos meus trabalhos… E futuramente vejo um SSD Externo pra meus arquivos pessoais.

Valeu a todos pela ajuda!

Meu querido, seria interessante ver como você realizou esse projeto, ou se disponibilizou essa customização em alguma plataforma.

1 curtida

O amigo @RuKsu já demonstrou o funcionamento de seu desktop baseado no Firefox, no finado tópico do Apresente o seu Desktop:

Post Scriptum

Saudades deste tipo de tópico… Tempo bom que não volta mais

2 curtidas

:wave:t2:

:grin: Fico muito feliz em lembrar destas customizações Aghbi. Thank you very much! :pray:t2:

Eu acabei desenvolvendo mais este visual para este outro que está no link abaixo, parecendo um tipo de MATE ou Gnome 2 mais moderno. :relaxed:

A fase inicial dele, onde a top bar estava muito colorida e a bottom bar ainda não tinha transparência.

E uma da fase mais final com a top e bottom bars mais polidas eu acho.

Eu ainda tenho de screenshots deste novo visual e enviar para o projeto “Pinguim Criativo” do nosso grande @alesonmedeiros :relaxed: :innocent:

O detalhe ae é o seguinte, eu tenho todos os scripts, os passos e tals tudo salvo mas para chegar nisso… Ele não é assim algo “Out of the Box” como alterar de KDE para Gnome etc, e ainda ele também não é friendly user, porque os comandos são bem diferentes do que estamos acostumados e ainda ele tem comportamentos que são confusos, que eu entendo, porque foi eu que desenolvi mas para “distribuí-lo”… Mesmo tendo salvo tudo para chegar nisso, dá um certo trabalho para alterar o visual original para ele quando instalamos um sistema operacional novo.

Se eu fosse desenvolve-lo para ser uma Distro como o @Daigo vem trabalhando pesado na dele, o :tiger: Tiger OS :tiger2: , daí eu penso que eu iria precisar de muito suporte, porque é bem complexo desenvolver um sistema para satisfazer o máximo de hardware e software possíveis e especialmente cair na graça dos usuários que é o mais importante ainda.

Eu desenvolvo ele mais como uma diversão, hobby meu :innocent:.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Se está usando o Gentoo, é complicado mesmo. Eu mesmo to enrolado com muitas coisas aqui, para o lançamento a série 22

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.