Onde fica o swapfile do EndlessOS

Boa tarde, alguém sabe onde fica o swapfile do Endless? Não é uma partição, não acho a pasta e ele não monta a swap no /etc/fstab.

Primeiro veja se tem swap

free -h

Swap tá indicando que tem pelo system monitor, não estou nele agora, mas vou digitar o comando ou tentar um app de diagnóstico.

Se não tiver swap

Ele cria em /

1 curtida

O endlessOS usa zram, assim como o Fedora.

2 curtidas

Não existe acesso root no EndlessOS, não mesmo.
O sistema de arquivos raiz (/) é somente leitura, mesmo para o root.

O EndLessOS é gerido pelo OSTree e as aplicações são distribuídas em Flatpak.

3 curtidas

:+1:

O EndLessOS é baseado em algum sistema?
Vou testar ele para conhecer um pouco.

Parece que tem algo do Debian / Ubuntu. Mas ele não roda pacotes .DEB e nem é compatível com aplicativos dessas distribuições (exceto Flatpak). É similar ao estilo de funcionar do Fedora Silverblue e do ClearLinux.

A área de trabalho é fornecida pelo Gnome Shell, mas completamente modificado para dar uma experiência ainda mais similar a que existe em smartphones.

Alguns detalhes:

  • Os aplicativos rodam cada um em sua própria área de trabalho virtual, assim como no OS X e iOS;
  • A área de trabalho traz os ícones dos aplicativos instalados;
  • Há muito conteúdo educacional que pode ser acessado de modo offline (a distribuição nasceu com o conceito de oferecer conteúdo offline para educação, visando a conectividade limitada dos usuários).

O EndlessOS é ideal para quem quer simplesmente usar o computador sem o risco de quebrar o sistema, pois como ninguém tem acesso root não há como quebrar nada. O fato de usar pacotes Flatpak também faz com que os softwares não modifiquem o sistema.

O lado ruim é que desenvolvedores não vão gostar do modo engessado do sistema, embora dê para instalar uma espécie de máquina virtual.

2 curtidas

Valeu pela resposta…

Até versões anteriores a 4.0 (essa eu não testei ainda) não era o / em si, mas o /usr em teoria daria pra instalar programas sobrepondo alguma pasta (tipo /alt_usr) e o /usr, não sei como está hoje

1 curtida

Que eu saiba, somente /home pode ser gerido pelos usuários (inclusive pelo root), sem acesso a nenhum outro local.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.