Novos termos de uso do Whatsapp

E ai pessoal,

O whatsapp divulgou que vai compartilhar dados dos usuários com sua controladora, o facebook. Embora eu ache que isso já acontecia antes em certo nível, agora é mais claro e “definitivo”.

Vi uma influenciadora dizendo que tem muita gente mudando para o telegram por que as pessoas estão mais ligadas agora.

Vocês realmente acham que algo vai mudar? ou as pessoas só vão continuar a usar sem ligar pra isso?

2 curtidas

:wave:

Então no meu ponto de vista, eu prefiro que o Mark faça isso, apesar de que eu concordo que ja era compartilhado os dados antes :joy:

Quanto mais eu ser espionado, quanto mais compartilharem meus dados e minhas habilidades, melhor para mim pois talvez alguma oportunidade possa aparecer. Meus empregos que tive quando criança foi porque eu era espionado.
Eu aprendi que no Brasil precisamos ser populares para ter oportunidades, “QI”, invez de inteligência e competência. Uma das minhas falhas, a maior talvez, foi nunca gostei de festas, eventos sociais, lugares aglomerado de pessoas como Shopping, sempre fui “Anti Social” mas que sempre tem a intenção de ajudar quem precisa quando está ao meu alcance.

Mas esse cenário é de acordo comigo, meu ponto de vista, discutir privacidade vai de acordo com cada um, oque devemos fazer é respeitar as opiniões.

Então respondendo o tópico, acredito que a opção de privacidade sempre tem de ter, para quem quer mais ou menos privacidade. Compartilhar dados tem de ser uma opção.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Provavelmente eu e todo o pessoal da minha igreja continuará usando o whats, e a maioria das pessoas, ou por que não leu ou por que leu e nem se importa. É muito difundido aqui, povo já se apegou muito.

[Talvez seja meio off mas: já ouvi que nem o Telegram é 100% safe. Eu uso Discord quase 100% do tempo, mas nem se ele eh assim tão safe. Nesse caso, para o que partiríamos next?]

2 curtidas

Sem duvidas que antes do “aviso” já faziam isso e muito mais, mas agora geral tá “acordando”, depois de tomar na cara o aviso de forma direta e concisa.

Sim, de fato, muita gente tá migrando para o Telegram e também para o Signal, devido a propaganda gratuita de Elon Musk no Twitter e do Snowden. Telegram é parcialmente criptografado, já o Signal é totalmente. Telegram no entanto traz mais funções (mais que o WhatsApp) e bem menos que o Signal. Talvez se algum dos dois se popularizar, vai ser o Telegram, visto que tem mais prós que contras. Sabemos que não é 100% open source, mas em comparação com WhatsApp, é muito melhor.

Para minha surpresa, mais da metade do meus contatos já estão usando o Telegram. A maior reclamação por parte dos migradores está no fato do Telegram não ter status e stories. Anyway, still mostly better.

Sobre o fato de se, vão realmente mudar, só o tempo dirá.
O que me preocupa é que está surgindo um tal de WhatsAppGB (piratex) e muita gente tá indo na onda de usá-lo ao invés de usar opções já conhecidas e respeitadas no mercado. É uma sina quase que doentia pelo WhatsApp que sinceramente, não consigo entender.

Eu já não uso WhatsApp, tenho aqui ambos, Telegram e Signal. Pra privacidade, o Signal é melhor, mas peca em recursos em relação ao Telegram. De qualquer forma, já avisei pros meus contatos, ou usa o Telegram ou simplesmente corto as relações. Não vou ceder a vontade da massa de querer forçar o WhatsApp, quem não quiser, que fique sem meu contato, faço nenhuma questão.

Pessoalmente, prefiro o Signal, pela privacidade ser maior, mas considero o Telegram superior para ser uma nova alternativa.

Algo que, talvez impeça o uso de ambos de serem populares é que os planos geralmente dão foco em deixar o uso do WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger de “graça”, mesmo que o plano de internet tenha estourado, a pessoa consegue se comunicar facilmente sem necessidade de Wi-Fi, enquanto que para os outros dois, Telegram e Signal não, exceto a TIM que tem planos pré e pós para o Telegram, mas para o Signal não conheço nenhuma operadora que faça isso, por enquanto.

3 curtidas

Só estou esperando ir nos meus pais e instalar o Signal para eles para fazer a migração.

Só converso com pessoas da minha família, então é simples migrar.

Ou migram, ou não tem contato comigo :sweat_smile:

Elas já faziam isso, apenas validaram com um novo termo.
Achei extramente invasivo e só escancara cada vez mais o quanto os dados são o novo petróleo dessa geração; Já uso pouco, prefiro o Telegram. Infelizmente ele ainda é bem difundido perante ao br, que é um povo meio atrasado quanto a tecnologia e engessado quanto a mudanças.

Em contraponto ao amigo que citou oportunidade de emprego x espionagem, eu acho que isso varia de área. Para quem trabalha e estuda na área de tecnologia(abrangendo todos os ramos), isso não é tão relevante; Rede social para fazer networking é o Linkedin :slight_smile:

1 curtida

Sempre gostei mais do Telegram… Como aplicativo ele já oferecia mais funções e era melhor. Minha primeira opção é conversar por lá, mas sou obrigado a usar o WhatsApp - que detesto, assim como qualquer coisa ligada ao Facebook - por conta do trabalho (é difícil convencer as pessoas a trocarem).

4 curtidas

Achei extremamente invasivo o novo termo, principalmente pela concordância que eles vão fornecer sugestões para mim. Sabe, é o “call center” do novo milênio, em vez de ficarem te ligando para oferecer serviços e produtos, o novo whatsapp terá integração dessa chatice no próprio aplicativo.

Segundo ponto que achei apenas invasivo é o fato de usarem a informação coletada no aplicativo em outros lugares do “grupo facebook”, uma concordância extremamente abrangente.

Se é assim, então vou partir do pressuposto que tudo que eu escrevo lá é público. E se for pra escrever publicamente, porque outras empresas não podem ter acesso ao que eu escrevi? Melhor ter um twitter, ou escrever aqui no fórum, locais onde qualquer outra pessoa ou empresa pode minerar meus dados.

Fica muito difícil de fugir dessas armadilhas, mas de forma geral eu acho melhor segmentar cada vez mais as informações. Por exemplo criar uma conta de e-mail em um serviço, usar o serviço de texto de outra empresa, usar um buscador de outra, e assim por diante. Eu já passei a usar o Telegram e o Signal muito antes desse anúncio, mas o que temos agora é uma oportunidade de marcar nossa posição e falar para um contato “amigo, que bom que vc entrou em contato, mas eu converso apenas pelo telegram”.

5 curtidas

Ja fazia um tempo que estava aparecendo e estava ignorando os termos, resolvi ler, sim também achei completamente invasivo apesar de achar que eles já o faziam de uma certa forma, pelo visto só estão oficializando as praticas. Eu ja uso Telegram a um bom tempo e deve ser meu mensageiro padrão de agora em diante. Vai ser uma boa também se livrar de certos grupos de WhatApp.

Por acaso Diolinux tem algum grupo no Telegram ou somente Discord?

Temos somente o Discord para membros e subs no momento. Já tivemos telegram aberto, discord aberto (mais de uma vez) também, mas não deu muito certo infelizmente.

2 curtidas

Ok, preciso entra no Discord.

1 curtida

Discord consegue ser pior que o Whatsapp.

A empresa anterior de Jason Citron (CEO da Discord) tinha um processo por abuso de dados de 100 milhões de pessoas, era um aplicativo de bate-papo de jogos chamado Openfeint, rebatizado como Discord.
Além do aplicativo de desktop Discord que coleta a lista de seus processos (confirmados por desenvolvedores), o aplicativo móvel se conecta ao Facebook mesmo se não sincronizado (confirmado por testes e desenvolvedores também) e não está em conformidade com o GDPR (leis de proteção de dados da UE).
E todos os seus aplicativos são proprietários, então não podemos analisar o código-fonte e verificar o que eles fazem exatamente. Também houve rumores de gravação de conversas de usuários, mas não tem como confirmar isso (eles banem usuários com base em chats de voz anteriores, então faria sentido que eles tivessem gravações).

https://medium.com/tenable-techblog/lets-reverse-engineer-discord-1976773f4626

Um substituto para ele é o Element (antigo Riot):

4 curtidas

eu já estou caindo fora desses aplicativos, só possuo whatsapp por conta da faculdade mas sinceramente é melhor eles procurarem uma alternativa pois vou boicotar igual fiz com o facebook deleto tudo se possível

1 curtida

melhor definição

O Telegram e outros mensageiros rivais do WhatsApp estão se beneficiando dessa investida do facebook. O Telegram ganhou 25 milhões de usuários em 72 horas e chegou a 500 milhões de usuários ativos :thinking: :v:

1 curtida

Vocês acham o Telegram mais seguro que o WhatsApp? Eu tenho um pouco de desconfiança porque as mensagens ficam na nuvem… eu também conheço o Signal, mas eu acho que ele não é tão popular quanto o Telegram

Faço das palavras do @Capezotte as minhas:

1 curtida