Não consigo colar arquivos no segundo HD, Linux Mint Xfec 20.2

O dispositivo de 01 Tb, do meu pc, que é somente para receber arquivos - tenho o SSD onde roda o sistema operacional e programas, apesar de estar reconhecido, (consigo montá-lo e desmontá-lo) não me permite fazer edições, do tipo criar pasta, transferir arquivos e alterar o nome do dispositivo.
Quando copio ou recorto um arquivo para colar no HD, não há como clicar na opção colar.
Obs: Montei uma cpu, e o hd SSD, estava em outro pc. Simplesmente o conectei no kit montado e funcionou.
E o HD de 01 tb, é reconhecido, vejo o tamanho e o espaço disponível, porém não permite ediçoes.
Como proceder nobres colegas?

Me parece que o disco em questão não possui permissão de escrita/leitura. De verdade, recomendo formatar e “cortar o mal pela raíz”, colocando o / no ssd e o /home no Hd.
Se quiser manter a instalação atual, faça da seguinte forma para dar a permissão: sudo chmod ugo+wx /media/username/SeuDisco
Obs: para descobrir o nome do disco em questão, execute lsblk

Eu tô com um problema parecido
Tenho o tal do SSD de 120 onde fiz dual boot e tô querando usar um HD pras coisa grande, logico

mas na minha cabeça… colocar o HD pra ser o /home ia fazer com que só o sistema funcionasse no SSD? e eu quero que alguns programas também rodem nele…

Então o que eu faço?

Eis ele aí
O de 500GB

Sim, eu sou pobre… e coloquei o HD como “custom” na instalação do pop

Creio que basta seguir as dicas que dei neste tópico:

1 curtida

Como faço para formatá-lo sem precisa desconectá-lo da placa mãe?
Em qual formato?
As partições / (onde está o sistema operacional) e home ( meus arquivos), estão no SSD.
Quando fiz a instalação do Linux, não havia este HD Sata.

Esse hd é ntfs, vc usa dual boot com windows?

se sim provavelmente é o modo de hibernação do windows que bloqueou o hd

1 curtida

Só está instalado o Linux Mint Xfce 20.2.
Este HD o formatei em EXT4, única partição.

image

Você pode fazer o seguinte: acessa o HD pelo gerenciador de arquivos, depois abre um terminal na localização do HD (clica com o botão direito e usa a opção “abrir terminal aqui”). Agora você vai criar uma pasta no seu HD, e dentro dessa pasta é que você vai colocar os arquivos que vc quer. Para criar a pasta aí, você vai executar o comando

sudo mkdir nome_pasta

Depois você vai definir o seu usuário como o dono da pasta, com o comando

sudo chown -R usuario.usuario nome_pasta

Feito isso, você tem permissão para fazer o que quiser (criar/copiar/deletar arquivos…) dentro dessa pasta no seu HD.

No entanto, eu acho que você faria melhor como o @JG22 sugeriu. Coloque o diretório /home no HD, e deixe o restante do sistema no SSD. Assim todos os arquivos já são salvos automaticamente no HD, e você tem acesso mais fácil a eles. Nem precisa reinstalar o sistema pra mover a /home pra lá…

image

Há esperança de não precisar formatar?

Você não está indicando o caminho corretamente. “SeuDisco” foi apenas um exemplo dado pelo colega.

Use o seguinte comando:

sudo chown usuario:grupo caminho_da_particao

Substitua “usuario” e “grupo” por seu nome de usuário e o “caminho_da_particao” pelo caminho até a partição (ou pasta ou arquivo) onde há restrição de escrita. Exemplo:

sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1

Esse comando altera quem é “dono” do arquivo/pasta/partição.

No seu caso, primeiramente, abra o GNOME Discos e configure o ponto de montagem como /mnt. Siga o exemplo abaixo:

Tente então (verifique se o caminho corresponde à partição correta do HD antes de executar):

sudo chown gigiogabjpmtlm:gigiogabjpmtlm /mnt/sdb1

Não precisa formatar para resolver esse problema. Esse é um problema de configuração de permissão, e você apenas não usou o comando da maneira correta.

2 curtidas

Obrigado nobre pela orientação e desculpe a demora em retornar. Somente por agora que consegui fazer a tentativa de resolver este problema.
Desculpe a minha ignorância. Não consegui achar o lugar para realizar a configuração do ponto de montagem, como na figura última. Por favor, me mostre como fazer para efetivar o comando sudo chown gigiogabjpmtlm:gigiogabjpmtlm /mnt/sdb1.

Apanhei bastante aqui, mas consegui configurar o ponto de montagem em discos.

Ocorre que ao executar o comando sudo chown gigiogabjpmtlm:gigiogabjpmtlm /mnt/sdb1 , tenho a seguinte mensagem:

Como proceder, por favor?

A partição precisa estar montada na hora de executar o comando. Você havia montado?

Sim, está montada.

Consigo abrir e editar no abrir como root.
Inclusive, como se pode observar, criei a pasta Teste. Mas apenas no modo root.
Vi que há a crítica que pode danificar o sistema.
Mas no modo normal, não permite, apenas copiar o que salvei no modo root.

Se você clicar em “sdb1”, ali no menu esquerdo, a partição abre com o caminho /mnt/sdb1?

Nesse print aí, o caminho de montagem mostrado é /media, e não /mnt…

Quando clico em sdb1, não faz nada.

Aparece a opção de, quando clico com o botão direto de fazer a montagem.

Ao clicar, tenho a seguinte mensagem:

image

Sobre a questão do caminho da monstam mostrado ser media e não mnt …

Fui na opção discos >>> opções adicionais de discos >>> editar opções de montagem, aparece isto:

Para ir ao Gnome, é em outro lugar?
Fiz a modificação neste caminho.

Friend, fiquei aqui “fuçando”, e consegui desmontar o arquivo … depois apareceu uma mensagem automática, que para não desconectar o dispositivo que estava sendo realizada a montagem.
Fiz o comando acima orientado …

image

Após, consigo editar o disco.
Não sei se foi por causa da montagem automática do sistema, ou porque fiz o comando no terminal, porque ao comandar, depois de digitar a senha, não apareceu nenhuma mensagem, inclusive até acionei o enter, para ver se tinha digitado errada.

1 curtida

Agora está correto. É assim mesmo.

O que tinha ocorrido antes é que você já havia montado o disco no /media, e por isso o sistema não conseguia montá-lo no /mnt.

Então, como montei a primeira vez no diretório media, ao acionar o comando, não conseguia encontrar o caminho.
Ao desmontar, dei a oportunidade ao sistema de montar no local da modificação e ao acionar o comando, foi possível dar a permissão para editar o disco, foi isto?

1 curtida

Ah, já fiz ou precisa ser feito, alterar a home para o disco que não está o sistema?