Meu Ubuntu DDE virou Ubuntu KDE

to falando deles mesmo, desculpa pela ma compreensão

Não sei se foi isso o que aconteceu, mas como o Ubuntu DDE não é oficial ainda, ele pode ter alguns problemas com dependências.

A equipe do Deepin mudou a DDE para Qt e trouxe um monte de coisas do KDE para a interface, pode ser que algum update seja de algum componente central do KDE que traga como dependência o Plasma (algo com o Kwin talvez?), e isso explicaria ele ter puxado a interface.

Se a DDE não foi desinstalada, é possível que na tela de login você consiga acessar ainda ela, clicando no ícone de opções e selecionando a interface desejada para instalação.

Pode ser também que o pacote que atualizou puxou o Plasma e removeu a DDE como dependência corrompida, nesse caso, realmente “adeus DDE”.

Não sei se você mexeu com repositórios, PPAs ou coisas assim, mas pode ser isso que aconteceu.

Eu não sei se existe um meta-pacote para a dde completa, mas olhando o launchpad do projeto:

https://launchpad.net/~ubuntudde-dev/+archive/ubuntu/stable?field.series_filter=focal

Se ele ainda estiver ativo no seu sistema, talvez se você mandar no terminal um:

sudo apt install ubuntudde-dde ubuntudde-extras ubuntudde-default-settings

Pode ser que volte ao normal.

Recomendo fazer backup e reinstalar, talvez até usando o Deepin mesmo se a intenção for usar o DDE. Acho que essa flavor do Ubuntu não é muito estável ainda.

Boa sorte! :slight_smile:

2 curtidas

O Jeito vai ser formatar mesmo, porque já que estava atualizando algum bug pode ter ocorrido na atualização e acabou assim. Então talvez se reinstalar essa versão venha o DDE normal.

Pode ser, mas se ele só colocou a interface KDE pq o sistema se identifica como Kubuntu?

@Rodrigo_Fernando1 UbuntuDDE e muito instavel ainda, ja pensou em usar outra distro com DDE, como o Fedora? Da pra instalar no Arch se não me engano, ou então, você pode usar o proprio Deepin.

E não é muito conhecido.

Eu pensei em usar o Deepin mas vi o video do dio sobre ele e vi que é da china, alguams coisas estão em chines ai eu pesquisei se tinha outra distro com a aparencia e achei o Ubuntu DDE, mas vou ver se tem outras mais estaveis

Achei esse link.

Ah alguem pode me falar qual o nome do explorador de arquivos do KDE? é pq ta desconfigurado e não da pra abrir o peendrive

É o Dolphin.

Eu tambem não gosto muito do Deepin por isso, mas se você quer usar o DDE, pode tentar o Fedora, tentar instalar o DDE no Arch Linux ou usar o propio Deepin.

Ok vou ver o fedora, mas sou acostumado com o .Deb, vou tentar

Acho que o motivo é mais técnico do que isso, tem a ver com dependências de pacotes, pode ser até difícil de explicar.

Se, por exemplo, o Ubuntu DDE usa o Kwin, esse pacote é uma dependência. O DDE depende dele para existir, porém, o Kubuntu também usa o KWIN e você usa os repositórios do Ubuntu (e o Ubuntu DDE ainda não passou pela oficialização da Canonical, então conflitos de pacotes não são atacados por parte deles) e uma nova atualização do kwin (no exemplo) do Kubuntu traz como dependência o Plasma, o seu Ubuntu DDE simplesmente ve o update do Kwin e esse pacote puxa o Plasma, ele não sabe que não deveria fazer isso, porque o repositório ainda não foi oficializado.

Na realidade, eu usei o kwin como exemplo, pode ser que nem seja ele, como eu disse, é um assunto complicado.

Então vamos dizer que o seu Ubuntu DDE tinha pacotes que pensavam que estavam no Kubuntu e quando perceberam que faltava os colegas, eles puxaram a turma e expulsaram os que achavam que não deveria estar ali. Faz sentido? haha

2 curtidas

Distro . deb com DDE so o Deepin e UbuntuDDE mesmo.

1 curtida

Que bruxaria é essa ???

Tem o .rpm no Fedora, que é basicamente igual o .deb nos *buntus.
Só aprender a usar e pronto.
E tem esse tópico:

Ah legal, não existe Dolphin kk

Ok preciso de ajuda, como eu posso tranferir uma iso de downloads para um peendrive via terminal?