Meu Pop! OS não reproduz som pela saida onboard

Tudo bem, não tem problema.

Hm… Aparentemente o makefile não está criando os arquivos de módulo, os shared rules não estão funcionando por alguma razão. Estou vendo isso.

Tente fazer um sudo make all e depois o sudo make install
Ou sudo make e depois sudo make install

Então mano, fiz aqui o sudo make e apareceu isso

e depois sudo make instal

É o mesmo problema. Você fez o sudo make all?

Outra coisa: Chegou a checar se existe alguma opção quanto ao áudio nas configurações da BIOS?

fiz deu a mesma coisa…

isso eu ainda nao chequei, boa ideia

Veja também se o comando flex existe no seu sistema (Ele devia existir).
command -v flex
Me diga se retorna um diretório ou não.

retornou nulo, significa que tem né ?

paulogiacomello@pop-os:~$ command -v flex 
paulogiacomello@pop-os:~$ 

Significa que não tem.
Eu não sei se xingo um monte aqui e arrisco ter o post ocultado (COMO NÃO TEM FLEX NUMA DISTRO DO TAMANHO DO POP)
*respira*
Enfim. Instale o flex, o pacote é desse mesmo nome.
sudo apt install flex
sudo make all
sudo make install

1 curtida

cara, vou ser bem sincero, não gostei nem um pouco dessa primeira experiencia com o linux, acho que por muita culpa desse Pop! os, vou te contar melhor, eu acabei mexendo na conexão do audio do gabinete na minha placa e parece que por milagre ele ficou descente, tipo mesma qualidade da traseira, então eu estava conseguindo ouvir tranquilo desde quando voce me mandou o tutorial principal hoje cedo, porém como queria deixar tudo redondo se eu precisasse fui fazendo, porém enquanto isso estava tentando baixar uns videos do youtube, cara eu não estava conseguindo instalar um youtube-dl(alguma coisa) por que estava faltando alguma dependencia do python3 não me lembro direito, mas no resumo tudo estava dando problema qualquer tutorial que eu seguia na internet nao dava certo, inclusive todos o que todo mundo mandou nos forums, se voce procurar vai ver que nao postei só aqui e ninguém conseguiu resolver meu problema, porém eu nao desisto facil vou tentar de porém nao posso prejudicar meu serviço, tenho bastante trabalho pra entregar final de semana e nao tinha como ficar nessa de varios b.o, então me decidi, vou estudar melhor o assunto linux e entender melhor cada distro, e continuar usando meu velho windows para trabalhar (não me da problema é isso que preciso por momento ) porém voce pode me recomendar alguma coisa para começar, uma distro mais completa ou algo assim ?

1 curtida

Entrando aqui no assunto, talvez um ZorinOS ou Linux Mint da vida lhe ajude.

2 curtidas

Algumas dicas pra vc se acostumar ao mundo das distros Linux:

2 curtidas

Muitas placas apenas usam circuitos e capacitores mais nobres para atenuação de ruídos apenas nas saídas traseiras, em alguns casos até mesmo a amplificação se resume a saída traseira.

@SrMiXeL4, não sei se alguém chegou a comentar aqui, mas acho que sua motherbord usa a Realtek ALC887 ou Realtek ALC887-VD (mais provável). Pelo que vi, dando uma procurada rápida no Google, esse chipset é um mix de experiências caóticas, eu diria que vai exigir bastante paciência e tentativa e erro, tem bastante coisa no Google para testar sobre o ALC887(-VD), mas eu não sei se você vai ter um som satisfatório no fim.

Eu tentaria até querer jogar o PC pela janela e se nada desse certo, compraria um desses xinglings, como esse: Agora que eu ví que você tem só um slot PCI compatível, já em uso pela GPU :sob: teria que ser uma PCI 1x pelo visto.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002156452344.html?src=google&aff_fcid=7bbd5ec7a97a4096a067c5dfd1208a86-1634870239050-05200-UneMJZVf&aff_fsk=UneMJZVf&aff_platform=aaf&sk=UneMJZVf&aff_trace_key=7bbd5ec7a97a4096a067c5dfd1208a86-1634870239050-05200-UneMJZVf&terminal_id=d1cf2281c603470eb1251a267c506418

1 curtida

:wave:t2:

Tem vezes que som no Linux é uma jornada :joy:
No meu OS, Gentoo, até agora foi o item que mais me desafiou :face_with_monocle:

Eu fiz umas pesquisas parece que o Pop OS está usando o Pulse Audio e Pipewire juntos, causando certas dores de cabeça para os usuários. Uma tentativa de resolução foi parar os 2 serviços e reiniciar apenas um deles antes de reiniciar o pc. Por exemplo, parar os serviços com estes comandos:

systemctl --user stop pipewire
systemctl --user stop pulseaudio

Depois reinicia um deles, vamos testar primeiro o PA:
systemctl --user start pulseaudio

Testa a saída de audio para ver se teve algum efeito. Caso não parar o pulseaudio denovo com o comando:
systemctl --user stop pulseaudio

E reinicia o pipewire para testar com o comando abaixo:
systemctl --user start pipewire

Será que um dos dois resolveriam o problema? :thinking:

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Não vi nada assim nos relatos que li desse chipset, mas vai saber, a maioria que lí são coisas de 2015…

Tem de tudo, gente com estalo no som, gente com a saída frontal não funcionando, gente sem frontal nem traseira, gente com som na traseira muito baixo… Alguns resolvidos, outros não, com uma miscelânea de soluções.

Esse chipset é uma coisa…

1 curtida

Muito obrigado pela tentativa amigo, vou tentar fazer os passos que o outro brother mandou ai e tentar continuar o que eu ja estava fazendo, vamos ver se consigo algo, mas pelo jeito sou um caso a parte bem especifico

obrigado amigo, vou tentar e deixo a resposta aqui pra voces

1 curtida

@SrMiXeL4 algum sucesso? Tenho este mesmo chip de aúdio e o conector de aúdio frontal, do gabinete, não funciona. E o pior é que já testei em várias distros e kernels e o problema persiste.