Mensagem de erro "a chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY..."

Eu vi agora no ubuntu forum br um colega que recomendou este comando:

sudo launchpad-getkeys

Parece que este comando instala várias dessas chaves para não dar mais problemas, eu dei uma leve pesquisada mas não encontrei muito sobre este comando, vocês conhecem? Acha válido eu rodar no terminal para não ter mais problemas desse tipo?

1 curtida

Esse comando nem existe no Ubuntu, nativamente.
Procurando rapidamente pelo Google, vi que o Github do projeto está praticamente parado, e originalmente foi lançado em 2010. Ou seja, eu não recomendo.

Quais PPAs que você pretende adicionar? Os programas que eles fornecem realmente não existem nos outros reps oficiais?

2 curtidas

Obrigado pela orientação, eu lendo as instruções no Diolinux vi o que é PPA, Flatpak, Snap… e você mesmo me elucidou que os PPAs podem não ser seguros. Eu ainda estou no período do ar da novidade, apesar de já ter tido experiência anos atrás, mas aquela necessidade de fazer uma operação no modo automático com Windows ainda precisa ser superado. Por exemplo:

Faço banner para postagens em redes sociais: o Photoshop é conhecido, utilizado e rico, há várias alternativas inclusive online, no app do celular, enfim. Mas se eu jogar uma imagem para edição na ferramenta, eu sei exatamente o que tenho que fazer de modo ágil. Por exemplo, fazer um recorte e utilizar sobreposição de imagens.

No Gimp tentei recentemente tampar uma placa de uma foto de um carro, o quão sofrido foi, desisti e usei outra alternativa. Mas eu preciso ver ainda os cursos disponíveis sobre como operar essa ferramenta.

Outro exemplo, se eu quiser fazer uma arte em vetor para o cabeçalho de um grupo no facebook por exemplo, ou página, que seja, vou de Corel ou Illustrator. No linux nem faço ideia de quem recorrer, e ferramenta online para vetor… desconheço.

Mais um, para fazer uma edição de vídeo, de forma eficiente, mas simples, com recortes, transições e incluir faixas de som, camadas de informações em imagem, letras, e alguns recursos de movimentação de objetos, o Camtasia é fenomenal para isso. No linux vi através do Dio o que ele usa, agora eu preciso aprender e experimentar essa ferramenta.

No mais, o Libreoffice eu já uso, incluindo as do Google no Drive. Mas provavelmente haverá uma ou outra ferramenta que precisarei usar rodando o Wine, se eu encontrar, ou terei de instalar o Windows numa partição do HD externo (ainda não fiz isso, para me forçar a independência no Linux).

Ah, eu já fiz, não estou fazendo mais no momento, revista, que uso InDesign, também é possível fazer no Corel. Nem imagino como seria no Linux.

1 curtida

Essa transição é realmente difícil, e é o que faz muita gente voltar para o Windows. Infelizmente alguns programas não oferecem suporte para Linux e dependendo do caso não tem solução a não ser voltar.

Porém, no seu caso acho que é mais uma questão de se adaptar com as novas ferramentas, pois as opções existentes são muito boas! Eu não sou designer e no máximo sei cortas umas imagens no Gimp e alinhas gráficos no Inkscape (substituto do Corel ou Illustrator), mas já vi muita gente aqui do fórum e o próprio Dio falarem muito bem dessas ferramentas.

Sobre o Gimp, recomendo você dar uma olhada no projeto PhotoGimp (que pode ser instalada via Snap :wink: ), que organiza a interface do Gimp para ficar mais próxima do Photoshop.

Sobre o substituto do Corel ou Illustrator, acho que o melhor e mais conhecido é o Inkscape.

Sobre edição de vídeo, já ouvi falar de várias boas opções: DaVinci Resolve, KDEnlive, e tem vários outros que não lembro o nome.

Sugiro você procurar algum tópico aqui do fórum sobre isso, que com certeza deve ter, e ver o que o pessoal sugeriu. E também tem os vídeos do canal diolinux, e o plano “play” que tem vários tutoriais sobre essas ferramentas.

2 curtidas

Sim, agora mesmo precisei fazer algo com urgência. Eu vi o PhotoGimp na loja, desenvolvido pela equipe Dio, instalei. Agora precisei gravar a tela, tive que recorrer rapidamente a vários programas até encontrar qual me atendia, e precisei fazer edição. Com o KDEnlive não consegui salvar, tenho que ver um curso dele depois, e consegui de maneira rápida, prática e fácil com o Openshot. Ah, não consegui gravar a tela com o OBS studio, tenho de ler sobre ele depois.

Mas não consegui reproduzir, parece que falta codecs. Na verdade reproduzi o vídeo exportado com o VLC, mas toda hora tenho que selecionar “Abrir com” o que tira a agilidade. Agora estou procurando os codecs para instalar.

Resumindo, minha jornada no Linux será de instalações e muitas instalações até encontrar os que me atendem.

2 curtidas