Obrigado pela orientação, eu lendo as instruções no Diolinux vi o que é PPA, Flatpak, Snap… e você mesmo me elucidou que os PPAs podem não ser seguros. Eu ainda estou no período do ar da novidade, apesar de já ter tido experiência anos atrás, mas aquela necessidade de fazer uma operação no modo automático com Windows ainda precisa ser superado. Por exemplo:
Faço banner para postagens em redes sociais: o Photoshop é conhecido, utilizado e rico, há várias alternativas inclusive online, no app do celular, enfim. Mas se eu jogar uma imagem para edição na ferramenta, eu sei exatamente o que tenho que fazer de modo ágil. Por exemplo, fazer um recorte e utilizar sobreposição de imagens.
No Gimp tentei recentemente tampar uma placa de uma foto de um carro, o quão sofrido foi, desisti e usei outra alternativa. Mas eu preciso ver ainda os cursos disponíveis sobre como operar essa ferramenta.
Outro exemplo, se eu quiser fazer uma arte em vetor para o cabeçalho de um grupo no facebook por exemplo, ou página, que seja, vou de Corel ou Illustrator. No linux nem faço ideia de quem recorrer, e ferramenta online para vetor… desconheço.
Mais um, para fazer uma edição de vídeo, de forma eficiente, mas simples, com recortes, transições e incluir faixas de som, camadas de informações em imagem, letras, e alguns recursos de movimentação de objetos, o Camtasia é fenomenal para isso. No linux vi através do Dio o que ele usa, agora eu preciso aprender e experimentar essa ferramenta.
No mais, o Libreoffice eu já uso, incluindo as do Google no Drive. Mas provavelmente haverá uma ou outra ferramenta que precisarei usar rodando o Wine, se eu encontrar, ou terei de instalar o Windows numa partição do HD externo (ainda não fiz isso, para me forçar a independência no Linux).
Ah, eu já fiz, não estou fazendo mais no momento, revista, que uso InDesign, também é possível fazer no Corel. Nem imagino como seria no Linux.