Manjaro não instala em PC

Eu tenho um computador com um placa-mãe P8h67-M Evo da Asus e descobrir que a mesma não oferece uma opção de desativar o “Secure boot”. Infelizmente, parece que a Asus teve essa ótima ideia de não ter uma função para desativar isso nesse modelo e em algumas placas da época similares.

Enfim, estou tentando instalar o Manjaro, mas vi que o mesmo pede que o secure boot não esteja ativado. Eu até coloquei a ISO em um pendrive e fiz o boot no modo “Legacy”, mas sempre estou encontrando erros como “bad sector”, “can’t find kernel”, “you need to load the kernel first” e outros.

Alguma ideia de como instalar o Manjaro ou o jeito é ir para outra distribuição mesmo?

O jeito é ir de alguma que aceite Secure Boot. Talvez (pesquise antes) atualizando a BIOS seja possível desabilitar, mas é puro palpite…

Olá @astoufu, tudo bem contigo?

O Manjaro assim como outras distros “custom” não possuem chaves assinadas da Microsoft, portanto, não suportam oficialmente secure boot.

Como opção, você pode testar distros que oferecem esse suporte como o Fedora e o Ubuntu.

:vulcan_salute:

1 curtida

Resolvi o problema de uma forma um pouco incomum.

Acabei passando a ISO do Manjaro para um HD com a ajuda de um adaptador “Sata > USB”. Então, conectei esse HD em outra saída SATA , dei o boot no modo legacy e consegui subir o Manjaro. Então, fiz a instalação no outro HD que também estava em outra porta SATA.

Enfim, parece que o Secure Boot, de quem eu tanto suspeitava, não encrencou. Agora está rolando tudo.

O problema era aparentemente o pendrive ou a porta USB, essa placa mãe só estava querendo ler o pendrive em uma porta, então também suspeito disso.

1 curtida

A minha não oferece uma opção de desativar o secure boot, porém tem uma opcão de “other os” nas configurações de boot. Você poderia ver se a sua tem. (Ja vi essa opcao na minha da asus e em uma de um all in one CCE)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.