Manjaro, KDE, NVidia e 2 monitores

Boa tarde a todos.

Por favor, sou iniciante no linux, estando utilizando o sistema Mint pouco mais de 1 ano. Recentemente tente mudar para o Manjaro com KDE, uso um notebook acer com NVidia GTX 1070 i e um monitor LG, em minha inocência pensei que seguindo uma instalação “normal” com posterior instalação dos drivers da NVidia, o monitor externo, lg, funcionário normalmente junto do monitor do notebook o que não ocorreu, por um momento pensei que fosse a distro, então tentei o OpenSuse Tumbleweed KDE, pois a tinha instalado em meu pc de trabalho e funcionou 2 monitores normalmente, também não obtive sucesso e percebi que o pc do trabalho utilizava uma GPU Radeon, não sei se foi o caso, desisti e instalei o bom, velho e tradicional Ubuntu e pesquisando sobre distros com KDE lembrei do Kubuntu, e como é baseado no Ubuntu e Debian e como o Mint e Ubuntu funcionavam com as duas telas normalmente, então fui a uma nova tentativa resultando em, infelizmente, outra falha. Foi quando entendi que a questão não era a distro e sim o próprio KDE… Voltei ao Manjaro, pesquisei em vários tópicos e documentações, tentei tudo que e não consegui faze-lo funcionar com as duas telas, tela notebook e monitor externo…

Na instalação do Manjaro, coloquei drivers nonfree, e após a instalação, o drive era bumblebee, desinstalei e instalei o nvidia-35, que era o disponível, fazendo isso, ao reiniciar, a imagem parava de parecer na tela do notebook e só ficava no monitor e o contrario, tirando o drive da nvidia e voltando o bumblebee, voltava a tela do notebook e não aparecia no monitor.

Alguns foruns mostravam a instalação do drive-nvidia, mas no manjaro, após a instalação e atualização do sistema , só aparecia os drivers drive-nvidia-30, drive-nvidia-35… Algo assim.

Alguém já enfrentou uma situação assim?

cara para driver Nvida hibrida eu postei um tutorial aqui de como dever ser a instalação com o driver 435 da nvidia!
o link para a instalação do driver no manjaro é esse! Instalação Nvidia Prime Render Offload no Manjaro

eu nao tenho problema com monitores ou tvs conectados ao notebook com manjaro!

Boa tarde joserafael, agradeço pelo retorno.

Em seu post, você colocou uma nota quando desinstalar o optimus-manager caso não o houvesse instalado não ocorreria erro. Em meu caso, ao rodar o comando, surge “erro: optimus-manager não encontrado”,

Na nota você se refere a este erro que não deveria aparecer mesmo se ele não estiver instalado?

se falou que nao foi encontrado pode continuar! isso é para caso vc tivesse o optimus!

Eu tinha seguido em frente mesmo, mas não havia conseguido, por isso perguntei sobre o erro do optimus. Refiz todo o passo a passo, o erro foi que copiei e colei as configurações e as aspas não vieram certas.

Com o seu tutorial, consegui um avanço, pois com a placa da nvidia, a imagem ficava no monitor e agora está no notebook e também não reconhecia o monitor mas agora, quando vou em configurações, o segundo monitor aparece…

O problema agora é… Quando ativo o monitor para ficar as duas telas e clico em aplicar, a tela do notebook fica toda preta, com apenas o ponteiro do mouse aparecendo e movimentado, e nada acontece com o monitor… Não consigo nem passar com o mouse para a outra tela.

joserafael,

Não havia feito o último passo, passo 8, que era a verificação dos drivers… A saída foi a seguinte:

[leandro@manjaro ~]$ glxinfo | grep vendor
server glx vendor string: SGI
client glx vendor string: Mesa Project and SGI
OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center

[leandro@manjaro ~]$ nvrun glxinfo | grep vendor
X Error of failed request: BadValue (integer parameter out of range for operation)
Major opcode of failed request: 152 (GLX)
Minor opcode of failed request: 24 (X_GLXCreateNewContext)
Value in failed request: 0x0
Serial number of failed request: 39
Current serial number in output stream: 40

Pesquisando, encontrei um erro no BusID… A minha saída foi:

[leandro@manjaro ~]$ lspci | grep -E ‘VGA|3D’
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 630 (rev 04)
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP107M [GeForce GTX 1050 Ti Mobile] (rev a1)

Logo, coloquei no BusID BusID “PCI:01:00.0”

Dessa forma, reconhecia o monitor e até aparecia a opção de ativa-lo em configurações->telas, o que gerava as telas pretas, ficando somente o mouse, mas, também gerava o erro acima da verificação de drive…

Mudando o BusID para “PCI:1:0:0”, a verificação de drive funciona:

[leandro@manjaro ~]$ nvrun glxinfo | grep vendor
server glx vendor string: NVIDIA Corporation
client glx vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL vendor string: NVIDIA Corporation

Porém, o reconhecimento do outro monitor para, não aparecendo nas configurações->tela como antes.

Tem idéia do que pode ter saída errado?